Cientistas cada vez mais perto de descobrir como é a consciência no cérebro

(dr) baycrest.org

Os humanos aprenderam a viajar pelo Espaço, a erradicar doenças e a compreender a natureza. No entanto, não temos ideia de como a consciência surge no cérebro – mas podemos estar perto.

Nós entramos e saímos do estado de consciência todos os dias, num processo ao qual chamamos de sono. Por sua vez, a lesão cerebral pode causar um estado mais permanente de inconsciência, que se caracteriza por uma incapacidade de responder a estímulos. No entanto, afirmam os cientistas, essa incapacidade por si só não é, necessariamente, um sinal de que o paciente é ou está inconsciente.

Um paciente em estado vegetativo, por exemplo, pode exibir os mesmos sinais cerebrais que uma pessoa plenamente consciente quando incitada a imaginar uma bola de futebol, por exemplo. Então, o que separa o consciente do inconsciente?

Uma equipa internacional de cientistas procurou obter resposta para esta pergunta, através da análise de imagens cerebrais de pacientes saudáveis, parcialmente conscientes e inconscientes. Os resultados foram recentemente publicados na Science Advances.

Os cientistas analisaram 159 indivíduos: 47 saudáveis sob anestesia, 59 pacientes com síndrome de vigília sem resposta ou UWS (um estado essencialmente vegetativo onde conseguem abrir os olhos, mas não podem fazer movimentos voluntários) e 53 pessoas num estado minimamente consciente ou MCS.

Os dados das ressonâncias magnéticas permitiram aos investigadores determinar os padrões cerebrais dos seus pacientes. Assim, os cientistas estudaram a forma como as flutuações do sinal dependente do nível de oxigenação no sangue (BOLD) afetaram 42 regiões cognitivamente importantes do cérebro que, combinadas, representam seis redes cerebrais.

Segundo o IFL Science, foram identificados quatro patrões distintos, que variavam em complexidade. O padrão um, o mais complexo, apareceu mais frequentemente (mas não exclusivamente) no grupo saudável.

E. Tagliazucchi & A. Demertzi

Segundo os cientistas, as descobertas sugerem que a coordenação em toda a extensão do cérebro que é exibida no padrão um é um indicador-chave da consciência. Em contraste, o último (o padrão quatro) demonstrou a menor coordenação entre regiões cerebrais e foi o mais proeminente em pacientes inconscientes (com UWS).

Por sua vez, a atividade cerebral em pessoas com MCS (ou parcialmente conscientes) parecia estar entre os dois extremos, apesar de os padrões dois e três eram mais ou menos consistentes entre os três grupos, adiantam os investigadores.

“Concluímos que estes padrões de coordenação de sinais cerebrais são característicos de estados cerebrais conscientes e inconscientes, garantindo a importância de pesquisas futuras sobre a sua relação com o conteúdo consciente e a possibilidade de modificar a sua prevalência por perturbações externas, tanto em indivíduos saudáveis ​​como patológicos”, concluem os autores do estudo.

Os especialistas esperam que, no futuro, os médicos possam usar estas informações para monitorizar a atividade cerebral em tempo real, usando este conhecimento para restaurar a consciência de forma não invasiva.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bebé nos EUA nasceu sem pele (e ainda não se sabe porquê)

Um bebé no Texas, nos EUA, nasceu sem pele na maior parte do seu corpo. Ja'bari Gray nasceu a 1 de janeiro e pesava apenas 1,4 quilogramas. O menino não tem pele na maior parte do …

Os donos de cães são mais felizes que os donos de gatos

O mundo está dividido em dois: amantes de cães e amantes de gatos. Um estudo acaba de revelar que os donos de cães são mais felizes do que os donos de felinos. Será que os donos …

Estávamos quase a perder um osso do joelho (mas afinal está de volta)

Algumas pessoas têm um osso extra no joelho, conhecido como fabela. Ninguém identificou um propósito para o osso, que até aumenta o risco de artrite. Não era uma surpresa que o osso estivesse a tornar-se cada …

Explosões em hotéis e igrejas no Sri Lanka fazem 200 mortos. Há um português entre as vítimas

Uma série de oito explosões simultâneas em quatro hotéis, um complexo de casas e três igrejas no Sri Lanka deixou pelo menos 207 mortos, entre os quais nove estrangeiros, e 469 pessoas feridas. Um dos …

Os ratos (também) têm sentimentos

Cientistas detetaram “neurónios-espelho” nos ratos. Quando um rato sofre, as células que o seu cérebro ativa são as mesmas do que quando vê um outro rato sofrer. A dor é partilhada e transversal, exatamente como …

Milhares de peregrinos vão a Shingo em busca de Jesus (que, diz a lenda, ali está enterrado)

Jesus não morreu aos 33 anos, mas aos 109. Casou e teve três filhas. Quem foi crucificado em Jerusalém foi o seu irmão. Estas são as crenças de um pequeno grupo de cristãos que vivem …

Os Simpsons fazem 30 anos a celebrar o seu dia internacional

A série sobre uma das famílias mais queridas da televisão mundial "Os Simpsons" vai fazer em dezembro 30 anos desde a sua estreia neste formato, mas as comemorações começam já esta sexta-feira com direito a …

Só as mulheres podem parar o Apocalipse nuclear

O aumento da participação feminina no setor nuclear ajudaria a reduzir a ameaça de um Apocalipse, afirmou recentemente a analista Xanthe Scharf. O conflito nuclear continua a ser a maior ameaça imediata à segurança global. Os …

Esqueleto que caiu de um penhasco pode ter pertencido a uma princesa

Há mais de um século, um tronco esculpido que continha o antigo esqueleto de uma mulher caiu de um penhasco à beira-mar na pequena vila costeira polaca de Bagicz. Agora, os investigadores determinaram que a mulher …

Apanhado no Facetime. Prisão perpétua para português por violação e agressão em Inglaterra

Um português a residir em Inglaterra foi condenado a prisão perpétua por violação e agressão a uma jovem de 19 anos, tendo uma captura de ecrã durante uma chamada de FaceTime sido um elemento chave. Samuel …