Cientistas cada vez mais perto de descobrir como é a consciência no cérebro

(dr) baycrest.org

Os humanos aprenderam a viajar pelo Espaço, a erradicar doenças e a compreender a natureza. No entanto, não temos ideia de como a consciência surge no cérebro – mas podemos estar perto.

Nós entramos e saímos do estado de consciência todos os dias, num processo ao qual chamamos de sono. Por sua vez, a lesão cerebral pode causar um estado mais permanente de inconsciência, que se caracteriza por uma incapacidade de responder a estímulos. No entanto, afirmam os cientistas, essa incapacidade por si só não é, necessariamente, um sinal de que o paciente é ou está inconsciente.

Um paciente em estado vegetativo, por exemplo, pode exibir os mesmos sinais cerebrais que uma pessoa plenamente consciente quando incitada a imaginar uma bola de futebol, por exemplo. Então, o que separa o consciente do inconsciente?

Uma equipa internacional de cientistas procurou obter resposta para esta pergunta, através da análise de imagens cerebrais de pacientes saudáveis, parcialmente conscientes e inconscientes. Os resultados foram recentemente publicados na Science Advances.

Os cientistas analisaram 159 indivíduos: 47 saudáveis sob anestesia, 59 pacientes com síndrome de vigília sem resposta ou UWS (um estado essencialmente vegetativo onde conseguem abrir os olhos, mas não podem fazer movimentos voluntários) e 53 pessoas num estado minimamente consciente ou MCS.

Os dados das ressonâncias magnéticas permitiram aos investigadores determinar os padrões cerebrais dos seus pacientes. Assim, os cientistas estudaram a forma como as flutuações do sinal dependente do nível de oxigenação no sangue (BOLD) afetaram 42 regiões cognitivamente importantes do cérebro que, combinadas, representam seis redes cerebrais.

Segundo o IFL Science, foram identificados quatro patrões distintos, que variavam em complexidade. O padrão um, o mais complexo, apareceu mais frequentemente (mas não exclusivamente) no grupo saudável.

E. Tagliazucchi & A. Demertzi

Segundo os cientistas, as descobertas sugerem que a coordenação em toda a extensão do cérebro que é exibida no padrão um é um indicador-chave da consciência. Em contraste, o último (o padrão quatro) demonstrou a menor coordenação entre regiões cerebrais e foi o mais proeminente em pacientes inconscientes (com UWS).

Por sua vez, a atividade cerebral em pessoas com MCS (ou parcialmente conscientes) parecia estar entre os dois extremos, apesar de os padrões dois e três eram mais ou menos consistentes entre os três grupos, adiantam os investigadores.

“Concluímos que estes padrões de coordenação de sinais cerebrais são característicos de estados cerebrais conscientes e inconscientes, garantindo a importância de pesquisas futuras sobre a sua relação com o conteúdo consciente e a possibilidade de modificar a sua prevalência por perturbações externas, tanto em indivíduos saudáveis ​​como patológicos”, concluem os autores do estudo.

Os especialistas esperam que, no futuro, os médicos possam usar estas informações para monitorizar a atividade cerebral em tempo real, usando este conhecimento para restaurar a consciência de forma não invasiva.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Catarina Martins considera que moção de censura "não é para ser levada a sério"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, considerou que a moção de censura ao Governo, apresentada pelo CDS-PP, "não é para ser levada a sério", acusando os centristas de contradições. Falando aos jornalistas à margem …

Cidade italiana vai pagar às pessoas que andem de bicicleta

O responsável da cidade italiana de Bari, Antonio de Caro, quer "duplicar o número de bicicletas na cidade" e vai pagar às pessoas que usem esse meio de transporte. A nova iniciativa prevê que os cidadãos …

Astrónomos registam "explosão mortífera" em estrela recém-nascida

Um grupo de investigadores registou uma explosão fortíssima na superfície de uma jovem estrela localizada na constelação de Órion, cuja força supera em dez milhões de vezes fenómenos parecidos no Sol. "Nós examinamos as estrelas vizinhas, …

Forças armadas alemãs ponderaram recrutar estrangeiros (mas ninguém se quis juntar)

As forças armadas da Alemanha estão a lutar para atrair recrutas muito necessárias, com o número de novos soldados no Bundeswehr a cair para um recorde no ano passado. A escassez é um desafio urgente para …

FC Porto vs Vitória Setúbal | Superioridade total do dragão

O FC Porto não vacilou e regressou às vitórias na Liga NOS. Na recepção ao Vitória de Setúbal, os “dragões” venceram por 2-0, num jogo que esteve longe de ser espectacular e que valeu pela …

Os portugueses dormem pouco e mal

Os portugueses estão a descansar poucas horas, dormindo em média menos de seis horas diárias, com reflexos negativos na vida ativa e social, disse esta sexta-feira o presidente da Associação Portuguesa do Sono (APS), Joaquim …

Vaticano destitui ex-cardeal dos Estados Unidos por acusações de abusos sexuais

A Congregação para a Doutrina da Fé expulsou do sacerdócio o ex-cardeal e arcebispo emérito de Washington Theodore McCarrick depois de este ser acusado de abusos sexuais de menores e seminaristas, anunciou o Vaticano. Num comunicado, …

Maré de água suja atingiu a já debilitada Grande Barreira de Coral

Um enorme manto de água poluída oriunda das recentes inundações que se registaram no nordeste da Austrália penetrou em partes da já debilitada Grande Barreira de Coral, o maior recife de coral do mundo. Estas camadas …

É oficial: Pedro Marques é o cabeça-de-lista socialista às europeias

O atual ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, é o cabeça de lista dos socialistas às eleições europeias. Era uma notícia já avançada por vários órgãos de comunicação social e hoje António Costa confirmou-a. …

Governo espanhol aprova ordem de exumação de Franco

O Governo espanhol aprovou a ordem para exumar o ditador Francisco Franco do seu atual lugar de enterro, o monumento do Vale dos Caídos, medida à qual a família ainda se opõe. Os familiares de Franco …