Cientistas cada vez mais perto de descobrir como é a consciência no cérebro

(dr) baycrest.org

Os humanos aprenderam a viajar pelo Espaço, a erradicar doenças e a compreender a natureza. No entanto, não temos ideia de como a consciência surge no cérebro – mas podemos estar perto.

Nós entramos e saímos do estado de consciência todos os dias, num processo ao qual chamamos de sono. Por sua vez, a lesão cerebral pode causar um estado mais permanente de inconsciência, que se caracteriza por uma incapacidade de responder a estímulos. No entanto, afirmam os cientistas, essa incapacidade por si só não é, necessariamente, um sinal de que o paciente é ou está inconsciente.

Um paciente em estado vegetativo, por exemplo, pode exibir os mesmos sinais cerebrais que uma pessoa plenamente consciente quando incitada a imaginar uma bola de futebol, por exemplo. Então, o que separa o consciente do inconsciente?

Uma equipa internacional de cientistas procurou obter resposta para esta pergunta, através da análise de imagens cerebrais de pacientes saudáveis, parcialmente conscientes e inconscientes. Os resultados foram recentemente publicados na Science Advances.

Os cientistas analisaram 159 indivíduos: 47 saudáveis sob anestesia, 59 pacientes com síndrome de vigília sem resposta ou UWS (um estado essencialmente vegetativo onde conseguem abrir os olhos, mas não podem fazer movimentos voluntários) e 53 pessoas num estado minimamente consciente ou MCS.

Os dados das ressonâncias magnéticas permitiram aos investigadores determinar os padrões cerebrais dos seus pacientes. Assim, os cientistas estudaram a forma como as flutuações do sinal dependente do nível de oxigenação no sangue (BOLD) afetaram 42 regiões cognitivamente importantes do cérebro que, combinadas, representam seis redes cerebrais.

Segundo o IFL Science, foram identificados quatro patrões distintos, que variavam em complexidade. O padrão um, o mais complexo, apareceu mais frequentemente (mas não exclusivamente) no grupo saudável.

E. Tagliazucchi & A. Demertzi

Segundo os cientistas, as descobertas sugerem que a coordenação em toda a extensão do cérebro que é exibida no padrão um é um indicador-chave da consciência. Em contraste, o último (o padrão quatro) demonstrou a menor coordenação entre regiões cerebrais e foi o mais proeminente em pacientes inconscientes (com UWS).

Por sua vez, a atividade cerebral em pessoas com MCS (ou parcialmente conscientes) parecia estar entre os dois extremos, apesar de os padrões dois e três eram mais ou menos consistentes entre os três grupos, adiantam os investigadores.

“Concluímos que estes padrões de coordenação de sinais cerebrais são característicos de estados cerebrais conscientes e inconscientes, garantindo a importância de pesquisas futuras sobre a sua relação com o conteúdo consciente e a possibilidade de modificar a sua prevalência por perturbações externas, tanto em indivíduos saudáveis ​​como patológicos”, concluem os autores do estudo.

Os especialistas esperam que, no futuro, os médicos possam usar estas informações para monitorizar a atividade cerebral em tempo real, usando este conhecimento para restaurar a consciência de forma não invasiva.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Toupeira" do Insight está a mover-se novamente

O módulo Insight da agência espacial norte-americana (NASA) usou o seu braço robótico para ajudar a sua sonda de calor, conhecida como "toupeira", a cavar quase 2 centímetros na semana passada. Embora modesto, este movimento …

A maioria das bruxas eram mulheres, porque a caça às bruxas servia para perseguir os fracos

Ao longo da história, "caça às bruxas" sempre foi um termo usado para ridicularizar tudo, desde investigações de agressões sexual a alegações de corrupção. Quando nos referimos a bruxas, geralmente não estamos a falar de mulheres …

Benfica 2 vs 1 Lyon | Merci beaucoup, monsieur Lopes!

O Benfica somou os primeiros três pontos na Liga dos Campeões 19/20, ao bater o Lyon por 2-1 em casa. Os “encarnados” entraram a vencer bem cedo, ameaçaram sucumbir à reacção visitante, mas, a cinco minutos …

Um ano depois do colapso, a ponte de Génova começa a ganhar uma nova vida

Génova está a reconstruir a ponte que, no ano passado, desabou e provocou 43 mortos. O novo projeto vai ter um caminho pedonal e um parque memorial para homenagear as vítimas deste desastre. No dia 14 …

"Capa de invisibilidade". Novo material permite ocultar objetos

A empresa canadiana fabricante de uniformes de camuflagem para militares, HyperStealth Biotechnology, anunciou quatro pedidos de patente, todos relacionados com o Quantum Stealth. O material também é chamado de "capa de invisibilidade". O inventor dos quatro …

Jovem português quer ser o primeiro a dar a volta ao mundo numa moto de 125cc

O jovem português com o recorde de primeiro do mundo a percorrer a América do Sul numa moto de 125 centímetros cúbicos (cc) anunciou hoje que em 2020 tentará registar a mais longa volta ao …

Um grupo de manifestantes cantou o Baby Shark para acalmar um bebé durante um protesto no Líbano

No meio de uma das maiores manifestações do Líbano dos últimos cinco anos, uma mãe avisou os participantes do protesto que o seu filho estava assustado. A reação do grupo de manifestantes foi inesperada. Robin, de …

Tame Impala preparam lançamento de novo álbum

Ao que tudo indica, os Tame Impala preparam-se para lançar um novo álbum ainda este ano. As suspeitas surgem após a banda ter partilhado uma espécie de teaser no seu site oficial. Os Tame Impala divulgaram …

União Europeia favorável a nova extensão do Brexit mas ainda sem resposta para Londres

Os 27 Estados-membros da União Europeia são favoráveis a um novo adiamento do ‘Brexit’, solicitado pelo governo britânico, mas ainda discutem a sua extensão e as conversações prosseguirão no final da semana, revelaram fontes europeias. O …

A maior família do Reino Unido vai crescer. Vem aí o 22º filho

A família Radford, conhecida como a maior do Reino Unido, anunciou através de um vídeo no YouTube que estão à espera do 22.º filho. A família Radford vive em Morecambe, Inglaterra, e anunciou através do seu …