Descobertos na atmosfera três novos gases nocivos à camada do ozono

Julie Kertesz / Flickr

-

Três gases recém-descobertos produzidos pelo homem juntaram-se à vasta lista de químicos que podem destruir a camada do ozono, mas estes novos componentes representam uma fraca ameaça, já que foram encontrados em baixas concentrações, revela um estudo.

Os componentes, anteriormente desconhecidos – dois clorofluorocarbonetos (CFC ) e um novo clorodifluorometano – foram descobertos por uma equipa de investigadores da Universidade de East Anglia, no Reino Unido.

Os cientistas descobriram os gases atmosféricos através de análises de ar recolhidas numa estação de pesquisa relativamente despoluída, em Cabo Grim, na Tasmânia, entre 1978 e 2012, e de instrumentos a bordo de voos comerciais.

Os três novos componentes existem em baixas quantidades na atmosfera e nenhum deles parece ter aumentado drasticamente a sua concentração nos anos recentes, revela o co-autor do estudo, Johannes Laube, citados no Yahoo news.

“Os três componentes não são uma ameaça significativa para a camada do ozono, nem o foram nas últimas quatro décadas. Isso é muito reconfortante de saber”, disse Laube ao jornal internacional Live Science, em resposta por email.

Devido ao seu efeito destruidor da camada de ozono, os componentes dos CFC foram limitados em 1987 pelo Protocolo de Montreal e banidos totalmente em 2010.

A camada do ozono bloqueia os raios ultravioleta que provocam o cancro. Os cientistas descobriram um enorme buraco no sobre a Antártida em 1980, que se encontra atualmente em “tratamento”.

Em março, Laube e os seus companheiros também identificaram novos gases que representam uma ameaça mais séria para o buraco de ozono na Antártida. Antes de março de 2014, eram contabilizados sete CFC e seis HCFC (que foram introduzidos como substitutos dos CFC) na lista dos gases destruidores da camada.

Agora, a contagem expandiu-se para 12 CFC e oito HCFC e ainda pode aumentar, uma vez que os investigadores continuam a analisar amostras de ar adicionais.

“Há muito mais gases provocados pelo homem na atmosfera do que pensávamos e podemos descobrir se estão a ser emitidos ou não”, disse Laube, acrescentando que este trabalho “é significativo e um mecanismo de controlo independente do Protocolo de Montreal “.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …

Francisco Rodrigues dos Santos é o novo líder do CDS

A moção de estratégia de Francisco Rodrigues dos Santos, sob o título "Voltar a Acreditar", foi a mais votada na madrugada domingo no 28.º congresso do CDS, em Aveiro, avançaram à agência Lusa fontes partidárias. A …

Cientistas descobrem proteína capaz de imitar os efeitos do exercício físico

A proteína, chamada de Sestrin, é capaz de proporcionar benefícios musculares muito semelhantes aos da prática de exercício físico. Um grupo de cientistas da Universidade de Medicina do Michigan, nos Estados Unidos, descobriu uma proteína …