Descobertos manuscritos escondidos no manto da Nossa Senhora da Basílica de Mafra

Real e Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento de Mafra / Facebook

Manto de Nossa Senhora da Soledade, da Basílica de Mafra, escondia sete manuscritos no seu interior.

A imagem de Nossa Senhora da Soledade, da Basílica de Mafra, ocultava documentos no interior do manto, que foram descobertos na sequência dos trabalhos de restauro, anunciou a Real e Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento de Mafra (RVISSM).

“Surgiram sete documentos manuscritos no interior do manto de seda, bordado a ouro, que reveste a imagem de Nossa Senhora da Soledade, da Basílica de Mafra, imagem que sai por ocasião das cerimónias da Quaresma”, afirma a RVISSM em comunicado enviado à agência Lusa.

Os documentos datarão da segunda metade do século XIX “e a sua existência era inteiramente ignorada”, refere a Irmandade, notando que estão “dobrados em quatro partes” e “cosidos aos bordados do manto”. “Por esse motivo se justifica que por fora não se suspeitasse de nada”, adianta a RVISSM.

Para já, ainda não se sabe qual o conteúdo destes documentos, até porque “a decisão da sua retirada ainda não foi definitiva”, explica a Irmandade, salientando que “a leitura será efectuada na basílica, em data a determinar”.

“O número é que torna o achado notável, pois é habitual encontrar inscrições neste tipo de peças, mas sete documentos, e de mãos diferentes, isso sim, torna o caso verdadeiramente notável“, realça a RVISSM.

As primeiras teorias apontam para que sejam “pedidos a Nossa Senhora ou algo do género, mas são meras suposições”, afiança a Irmandade.

Os trabalhos de conservação do manto ainda não terminaram. Mas as previsões apontam para que fiquem concluídos antes de 25 de Fevereiro, altura em que a imagem de Nossa Senhora da Soledade sai habitualmente na procissão do Senhor Jesus dos Passos, pelas ruas de Mafra.

A imagem, datada de 1773, também costuma sair à rua na procissão do enterro, na Sexta-Feira Santa, que este ano acontecerá a 30 de Março.

A Nossa Senhora da Soledade “voltará a sair e a exibir o rico manto de seda bordado a ouro”, vaticina a Irmandade.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.