Descoberto “worm” em reator nuclear sul-coreano

iaea_imagebank / Flickr

A central nuclear sul coreana de Wolsong

A central nuclear sul coreana de Wolsong, na Coreia do Sul

Foi encontrado um vírus informático de baixo risco no reator nuclear da Coreia do Sul, que já foi removido pelas autoridades. Segundo anunciado, não foram encontrados vírus que pudessem ameaçar os controlos do reator.

Segundo a Reuters, as autoridades sul-coreanas afirmam ter encontrado indícios de que um “worm” de baixo risco terá sido removido de equipamento informático ligado a equipamento de controlo de reactores de centrais nucleares da empresa estatal Korea Electric Power Corp.

A Korea Hydro & Nuclear Power Co, responsável pela gestão dos reactores, assegurou já que irá aumentar os níveis de segurança do sistema informático, através da contratação de mais especialistas de TI.

A companhia adiantou ainda que irá formar uma equipa responsável por supervisionar as actividades relacionadas com a segurança informática das centrais.

O reactor nuclear já tinha sido alvo de ataques de hackers, no início deste mês. No entanto, segundo fonte da empresa, apenas foram roubados dos sistemas dados que não comprometem a segurança do reactor.

O Ministro sul-coreano da energia, Yoon Sang-jick, afirmou numa sessão parlamentar que foi encontrado um ‘worm’, que já foi removido. Mas o ataque ao reator e esta descoberta parecem não estar relacionados, já que as probabilidades apontam para que tenha sido introduzido através de USB, pelos operários que usem dispositivos não autorizados no trabalho.

A Coreia do Sul tem na segurança nuclear uma das suas principais preocupações, já que um terço da sua energia é obtida através de energia nuclear.

B!T

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.