Descoberto “worm” em reator nuclear sul-coreano

iaea_imagebank / Flickr

A central nuclear sul coreana de Wolsong

A central nuclear sul coreana de Wolsong, na Coreia do Sul

Foi encontrado um vírus informático de baixo risco no reator nuclear da Coreia do Sul, que já foi removido pelas autoridades. Segundo anunciado, não foram encontrados vírus que pudessem ameaçar os controlos do reator.

Segundo a Reuters, as autoridades sul-coreanas afirmam ter encontrado indícios de que um “worm” de baixo risco terá sido removido de equipamento informático ligado a equipamento de controlo de reactores de centrais nucleares da empresa estatal Korea Electric Power Corp.

A Korea Hydro & Nuclear Power Co, responsável pela gestão dos reactores, assegurou já que irá aumentar os níveis de segurança do sistema informático, através da contratação de mais especialistas de TI.

A companhia adiantou ainda que irá formar uma equipa responsável por supervisionar as actividades relacionadas com a segurança informática das centrais.

O reactor nuclear já tinha sido alvo de ataques de hackers, no início deste mês. No entanto, segundo fonte da empresa, apenas foram roubados dos sistemas dados que não comprometem a segurança do reactor.

O Ministro sul-coreano da energia, Yoon Sang-jick, afirmou numa sessão parlamentar que foi encontrado um ‘worm’, que já foi removido. Mas o ataque ao reator e esta descoberta parecem não estar relacionados, já que as probabilidades apontam para que tenha sido introduzido através de USB, pelos operários que usem dispositivos não autorizados no trabalho.

A Coreia do Sul tem na segurança nuclear uma das suas principais preocupações, já que um terço da sua energia é obtida através de energia nuclear.

B!T

PARTILHAR

RESPONDER

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …

Depois do coro de críticas, brasões da Praça do Império passam do jardim para a calçada

Os brasões florais que representam as capitais de distrito e as ex-colónias portuguesas vão mesmo ser retirados da Praça do Império, em Lisboa, mas passarão a estar representados em pedra da calçada. É a solução …

Vulcão, La Palma

Aeroporto de Las Palmas inoperacional devido à acumulação de cinzas

O aeroporto de La Palma, na Ilha de Tenerife, nas Canárias, está inoperacional por acumulação de cinzas, resultante da erupção do vulcão Cumbre Vieja, informou hoje a empresa gestora dos aeroportos e do tráfego aéreo …

Siza Vieira reforça que é "trabalho" dos Bancos discutir com os clientes o reembolso das moratórias

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reforça que cabe aos Bancos "discutir com os seus clientes que têm moratórias nos sectores mais afectados" pela pandemia o reembolso das dívidas após o fim destes mecanismos …

Domingos Soares de Oliveira de saída do Benfica

Além de João Varandas Fernandes e José Eduardo Moniz, o administrador Domingos Soares de Oliveira também não vai integrar a lista de Rui Costa para as próximas eleições. Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato …

Depois do Bayern, Barcelona também está atento a Luis Díaz

Luis Díaz continua a somar boas exibições e clubes interessados na sua contratação. Agora fala-se do desejo do Barcelona em contratar o colombiano em janeiro. Luis Díaz atravessa um momento de forma excecional ao serviço do …

Fuse Valley, Matosinhos

Está a nascer em Matosinhos a Silicon Valley portuguesa (e até Siza Vieira está "espantado")

O "Fuse Valley" promete ser a Silicon Valley portuguesa, em Matosinhos, num empreendimento inovador da Farfetch e da Castro Group que até deixa o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, "espantado". A abertura está prevista …

Portugal aguarda "luz verde" da EMA para avançar com terceira dose aos idosos

Portugal aguarda a autorização da Agência Europeia de Medicamentos para avançar com a administração da terceira dose da vacina contra a covid-19 a maiores de 65 anos. Com base nos resultados de dois grandes estudos científicos …