Descoberto um micróbio impossível que contradiz a ciência

(dr) Universidade da Columbia Britânica

Célula de Monocercomonoides, organismo que não tem mitocôndrias

Célula de Monocercomonoidae, primeiro organismo eucariota conhecido que não tem mitocôndrias

Investigadores da Universidade da Columbia Britânica, em Vancouver, no Canadá, descobriram um micróbio com uma característica nunca antes encontrada na natureza: não tem mitocôndrias.

Todas as células eucarióticas – o tipo de células complexas de que são formados os homens, animais, plantas e fungos – contêm uma membrana celular individualizada, um núcleo com ADN e uma mitocôndria, organelo minúsculo que funciona como “central energética” da célula.

Até agora, a ciência não conhecia nenhum organismo eucariota que não tivesse mitocôndrias.

Contudo, investigadores da Universidade da Columbia Britânica, no Canadá, encontraram pela primeira vez um organismo eucariota cujas células não têm mitocôndrias.

Os resultados da investigação foram publicados na revista Current Biology.

“As mitocôndrias são componentes absolutamente essenciais da célula eucariótica, são uma característica distintiva deste tipo de células”, diz Anna Karnkowska, autora principal do estudo, citada pela Science.

Mas quando a equipa de Karnkowska sequenciou o ADN de Monocercomonoidae, um micróbio unicelular que vive no intestino das chinchilas, pequenos roedores naturais da América do Sul, não encontrou sinais de quaisquer genes mitocondriais.

Uma análise mais aprofundada revelou mesmo que o Monocercomonoides não tem nenhuma das proteínas essenciais ao funcionamento das mitocôndrias.

Segundo os investigadores, o Monocercomonoidae poderá não necessitar de mitocôndria por causa do seu habitat natural: o intestino das chinchilas.

Neste meio, os nutrientes são abundantes, mas não há o oxigénio de que a mitocôndria necessita para produzir energia.

“O Monocercomonoidae parece usar enzimas presentes no seu citoplasma para garantir alimento e energia”, adiantam os cientistas.

“Esta é uma descoberta de importância fundamental”, diz à Science o biólogo Eugene Koonin, investigador do National Center for Biotechnology Information de, Maryland, nos Estados Unidos.

“As células eucarióticas, por definição, são células que têm uma mitocôndria”, explica Anna Karnkowska.

Poderemos ter que mudar essa definição“, conclui a investigadora.

AJB, ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Agora uma coisa é “impossível” quando contradiz a toda poderosa ciência!.. Vai-se a ver qualquer dia, a ciência em vez de explicar a realidade, a realidade é que tem de se explicar perante a ciência.

    Santa ignorância…. Que transforma a ciência num sistema de crenças e dogmas.

  2. Sinceramente não percebo muito bem a “novidade”!!!…
    As Trichomonas (conhecidas desde o final do século XIX) são protozoários parasitas flagelados anaeróbios facultativos… portanto são eucariontes… e… não possui mitocôndrias…
    O que define por norma ser eucarionte é o facto de possuir um núcleo (ou mais) rodeado por uma membrana (onde se encontra o DNA, nos cromossomas) e com vários organelos… e não a presença ou ausência de mitocôndrias…

  3. Caríssimos, é muito errado o que vocês definem como eucariota, eucariota é uma célula que contém núcleo definido por uma membrana nuclear e contém organelos, incluindo mas não exclusivamente mitocôndrias.
    Sem retirar qualquer validade à restante informação que e bastante interessante do ponto de vista biológico!

    Eucariota significa com membrana nuclear: eu·ca·ri·o·ta |ó|
    adjectivo de dois géneros e substantivo de dois géneros
    [Biologia] Diz-se das ou as espécies vivas cuja célula ou células têm uma membrana nuclear separando o núcleo do citoplasma (por oposição a procariota).

    “eucariota”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/DLPO/eucariota [consultado em 18-05-2016].

  4. Vocês deixem-se mas é dessas m€rdas de “escariotes” e “imunocôndrias” e porcarias do género e vamos mas é petiscar umas favitas e beber uma mini que o tempo já tá a pedir pra refrescar a goela.

RESPONDER

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …

Norte-americano detido depois de usar fundos da covid-19 para comprar um Lamborghini

As autoridades dos Estados Unidos detiveram um empresário que comprou um carro de luxo da marca Lamborghini com dinheiro que recebeu de programas federais para ajudar os afetados pelo novo coronavírus (covid-19). A notícia é …

FC Porto e Benfica disputam Supertaça a 23 de dezembro

O jogo da Supertaça, que vai opor o FC Porto ao Benfica e que deveria a abrir a temporada 2020/21, vai disputar-se a 23 de dezembro, anunciou, esta quarta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Em …