Descoberto um micróbio impossível que contradiz a ciência

(dr) Universidade da Columbia Britânica

Célula de Monocercomonoides, organismo que não tem mitocôndrias

Célula de Monocercomonoidae, primeiro organismo eucariota conhecido que não tem mitocôndrias

Investigadores da Universidade da Columbia Britânica, em Vancouver, no Canadá, descobriram um micróbio com uma característica nunca antes encontrada na natureza: não tem mitocôndrias.

Todas as células eucarióticas – o tipo de células complexas de que são formados os homens, animais, plantas e fungos – contêm uma membrana celular individualizada, um núcleo com ADN e uma mitocôndria, organelo minúsculo que funciona como “central energética” da célula.

Até agora, a ciência não conhecia nenhum organismo eucariota que não tivesse mitocôndrias.

Contudo, investigadores da Universidade da Columbia Britânica, no Canadá, encontraram pela primeira vez um organismo eucariota cujas células não têm mitocôndrias.

Os resultados da investigação foram publicados na revista Current Biology.

“As mitocôndrias são componentes absolutamente essenciais da célula eucariótica, são uma característica distintiva deste tipo de células”, diz Anna Karnkowska, autora principal do estudo, citada pela Science.

Mas quando a equipa de Karnkowska sequenciou o ADN de Monocercomonoidae, um micróbio unicelular que vive no intestino das chinchilas, pequenos roedores naturais da América do Sul, não encontrou sinais de quaisquer genes mitocondriais.

Uma análise mais aprofundada revelou mesmo que o Monocercomonoides não tem nenhuma das proteínas essenciais ao funcionamento das mitocôndrias.

Segundo os investigadores, o Monocercomonoidae poderá não necessitar de mitocôndria por causa do seu habitat natural: o intestino das chinchilas.

Neste meio, os nutrientes são abundantes, mas não há o oxigénio de que a mitocôndria necessita para produzir energia.

“O Monocercomonoidae parece usar enzimas presentes no seu citoplasma para garantir alimento e energia”, adiantam os cientistas.

“Esta é uma descoberta de importância fundamental”, diz à Science o biólogo Eugene Koonin, investigador do National Center for Biotechnology Information de, Maryland, nos Estados Unidos.

“As células eucarióticas, por definição, são células que têm uma mitocôndria”, explica Anna Karnkowska.

Poderemos ter que mudar essa definição“, conclui a investigadora.

AJB, ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Agora uma coisa é “impossível” quando contradiz a toda poderosa ciência!.. Vai-se a ver qualquer dia, a ciência em vez de explicar a realidade, a realidade é que tem de se explicar perante a ciência.

    Santa ignorância…. Que transforma a ciência num sistema de crenças e dogmas.

  2. Sinceramente não percebo muito bem a “novidade”!!!…
    As Trichomonas (conhecidas desde o final do século XIX) são protozoários parasitas flagelados anaeróbios facultativos… portanto são eucariontes… e… não possui mitocôndrias…
    O que define por norma ser eucarionte é o facto de possuir um núcleo (ou mais) rodeado por uma membrana (onde se encontra o DNA, nos cromossomas) e com vários organelos… e não a presença ou ausência de mitocôndrias…

  3. Caríssimos, é muito errado o que vocês definem como eucariota, eucariota é uma célula que contém núcleo definido por uma membrana nuclear e contém organelos, incluindo mas não exclusivamente mitocôndrias.
    Sem retirar qualquer validade à restante informação que e bastante interessante do ponto de vista biológico!

    Eucariota significa com membrana nuclear: eu·ca·ri·o·ta |ó|
    adjectivo de dois géneros e substantivo de dois géneros
    [Biologia] Diz-se das ou as espécies vivas cuja célula ou células têm uma membrana nuclear separando o núcleo do citoplasma (por oposição a procariota).

    “eucariota”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/DLPO/eucariota [consultado em 18-05-2016].

  4. Vocês deixem-se mas é dessas m€rdas de “escariotes” e “imunocôndrias” e porcarias do género e vamos mas é petiscar umas favitas e beber uma mini que o tempo já tá a pedir pra refrescar a goela.

RESPONDER

Já chegaram à Assembleia da República quase 600 propostas de alteração ao Orçamento

Nos serviços do Parlamento já deram entrada quase 600 propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2020. A esquerda domina a lista de mudanças. O PCP foi o partido que mais alterações colocou em cima …

Brexit já recebeu luz verde da Comissão e do Conselho Europeu

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, formalizaram esta sexta-feira o Acordo de Saída do Reino Unido da União Europeia (UE), faltando agora apenas a …

Isabel dos Santos esteve em Portugal, mas saiu na hora da reunião entre procuradores

No mesmo dia, Isabel dos Santos chegou e saiu de Portugal, onde esteve em Lisboa para conceder "plenos poderes" aos seus representantes legais no processo de alienação do capital do Eurobic. Isabel dos Santos esteve em …

Invencível fora de portas. Benfica é quase caso único nas grandes ligas

O Benfica é uma das três equipas das grandes ligas europeias que ainda não perdeu fora de casa para o campeonato, esta temporada. As 'águias' venceram todos os oito jogos. Jogar em casa costuma ser um …

Guterres enumera os "Quatro Cavaleiros do Apocalipse" que desestabilizam o mundo

António Guterres listou, esta quinta-feira, os "Quatro Cavaleiros do Apocalipse" que causam incerteza e instabilidade: mudança climática, desconfiança da população, tensões geopolíticas e ameaças tecnológicas. O secretário-geral da ONU identificou esta quinta-feira, numa intervenção em Davos, …

Aeroporto do Montijo é uma das decisões "mais ridículas" e um erro que "custará caro"

O presidente da Câmara do Seixal, Joaquim Santos, continua a defender Alcochete para o novo aeroporto, considerando que Montijo "vai ficar na história da aviação mundial como uma das soluções mais ridículas de sempre". Em declarações …

Atlético de Madrid cai na Taça frente a equipa do terceiro escalão (e espanhóis não poupam críticas a Félix)

O Atlético de Madrid foi surpreendido pelo Cultural Leonesa nos 16 avos-de-final da Taça do Rei. A imprensa desportiva espanhola criticou a exibição de João Félix, apesar de o português ter assistido para golo. O Cultural …

Sindicato da PSP apaga publicação que insinuava que mulher detida na Amadora tinha "doenças graves"

O Sindicato Unificado da Polícia de Segurança Pública (PSP) eliminou uma publicação que tinha feito na sua página oficia de Facebook, na qual se referia ao caso de Cláudia Simões, a mulher que foi detida …

Atletas do Sporting são tratados por médicos da clínica de Varandas

Os atletas sportinguistas são tratados por médicos que partilham funções entre o clube e a Comcorpus, clínica que pertence ao presidente 'leonino', Frederico Varandas. O jornal Público avança esta sexta-feira que muitos dos médicos do departamento …

China confirma a 26ª vítima mortal do novo coronavírus e alarga quarentena de 33 milhões de pessoas

A China anunciou esta sexta-feira a morte de uma pessoa devido ao coronavírus, perto da fronteira com a Rússia, a segunda fora do epicentro do surto, com origem na cidade de Wuhan, aumentando para 26 …