Descoberto um micróbio impossível que contradiz a ciência

(dr) Universidade da Columbia Britânica

Célula de Monocercomonoides, organismo que não tem mitocôndrias

Célula de Monocercomonoidae, primeiro organismo eucariota conhecido que não tem mitocôndrias

Investigadores da Universidade da Columbia Britânica, em Vancouver, no Canadá, descobriram um micróbio com uma característica nunca antes encontrada na natureza: não tem mitocôndrias.

Todas as células eucarióticas – o tipo de células complexas de que são formados os homens, animais, plantas e fungos – contêm uma membrana celular individualizada, um núcleo com ADN e uma mitocôndria, organelo minúsculo que funciona como “central energética” da célula.

Até agora, a ciência não conhecia nenhum organismo eucariota que não tivesse mitocôndrias.

Contudo, investigadores da Universidade da Columbia Britânica, no Canadá, encontraram pela primeira vez um organismo eucariota cujas células não têm mitocôndrias.

Os resultados da investigação foram publicados na revista Current Biology.

“As mitocôndrias são componentes absolutamente essenciais da célula eucariótica, são uma característica distintiva deste tipo de células”, diz Anna Karnkowska, autora principal do estudo, citada pela Science.

Mas quando a equipa de Karnkowska sequenciou o ADN de Monocercomonoidae, um micróbio unicelular que vive no intestino das chinchilas, pequenos roedores naturais da América do Sul, não encontrou sinais de quaisquer genes mitocondriais.

Uma análise mais aprofundada revelou mesmo que o Monocercomonoides não tem nenhuma das proteínas essenciais ao funcionamento das mitocôndrias.

Segundo os investigadores, o Monocercomonoidae poderá não necessitar de mitocôndria por causa do seu habitat natural: o intestino das chinchilas.

Neste meio, os nutrientes são abundantes, mas não há o oxigénio de que a mitocôndria necessita para produzir energia.

“O Monocercomonoidae parece usar enzimas presentes no seu citoplasma para garantir alimento e energia”, adiantam os cientistas.

“Esta é uma descoberta de importância fundamental”, diz à Science o biólogo Eugene Koonin, investigador do National Center for Biotechnology Information de, Maryland, nos Estados Unidos.

“As células eucarióticas, por definição, são células que têm uma mitocôndria”, explica Anna Karnkowska.

Poderemos ter que mudar essa definição“, conclui a investigadora.

AJB, ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Agora uma coisa é “impossível” quando contradiz a toda poderosa ciência!.. Vai-se a ver qualquer dia, a ciência em vez de explicar a realidade, a realidade é que tem de se explicar perante a ciência.

    Santa ignorância…. Que transforma a ciência num sistema de crenças e dogmas.

  2. Sinceramente não percebo muito bem a “novidade”!!!…
    As Trichomonas (conhecidas desde o final do século XIX) são protozoários parasitas flagelados anaeróbios facultativos… portanto são eucariontes… e… não possui mitocôndrias…
    O que define por norma ser eucarionte é o facto de possuir um núcleo (ou mais) rodeado por uma membrana (onde se encontra o DNA, nos cromossomas) e com vários organelos… e não a presença ou ausência de mitocôndrias…

  3. Caríssimos, é muito errado o que vocês definem como eucariota, eucariota é uma célula que contém núcleo definido por uma membrana nuclear e contém organelos, incluindo mas não exclusivamente mitocôndrias.
    Sem retirar qualquer validade à restante informação que e bastante interessante do ponto de vista biológico!

    Eucariota significa com membrana nuclear: eu·ca·ri·o·ta |ó|
    adjectivo de dois géneros e substantivo de dois géneros
    [Biologia] Diz-se das ou as espécies vivas cuja célula ou células têm uma membrana nuclear separando o núcleo do citoplasma (por oposição a procariota).

    “eucariota”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/DLPO/eucariota [consultado em 18-05-2016].

  4. Vocês deixem-se mas é dessas m€rdas de “escariotes” e “imunocôndrias” e porcarias do género e vamos mas é petiscar umas favitas e beber uma mini que o tempo já tá a pedir pra refrescar a goela.

RESPONDER

Pela primeira vez, uma astronauta corrige página da Wikipédia a partir do Espaço

Pela primeira vez na história da Humanidade, a astronauta norte-americana Christina H. Koch fez a edição de uma página da Wikipedia na Internet a partir da Estação Espacial Internacional (EEI), enquanto orbitava o planeta Terra. A …

Rover Mars 2020 vai procurar fósseis microscópicos

Cientistas do rover Mars 2020 da NASA descobriram o que poderá ser um dos melhores locais para procurar sinais de vida antiga na Cratera Jezero, onde o veículo vai pousar no dia 18 de fevereiro …

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …

Greta Thunberg no Parlamento entre final do mês e início de dezembro

A ativista sueca aceitou participar numa sessão na Assembleia da República, em Lisboa, promovida pela comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que se realizará entre o final deste mês e início de …

Phineas Fisher. O "hacker fantoche" que está a pagar para piratearem bancos e petrolíferas

Phineas Fisher é um hackers mais infames do mundo e procura agora renovar esse estatuto ao oferecer 100 mil dólares a quem piratear instituições capitalistas, como bancos e empresas petrolíferas. O hacker ficou conhecido após ter …

Conselho Superior da Magistratura arquiva processo disciplinar a Carlos Alexandre

O Conselho Superior da Magistratura decidiu arquivar o processo disciplinar relativo ao juiz do Tribunal de Instrução Criminal por declarações sobre o sorteio da fase de instrução do processo Operação Marquês. "O plenário de hoje do …

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …

Ataque a Alcochete. Advogados pedem impugnação do auto de notícia da GNR

Uma discrepância nas datas de elaboração e de assinatura do auto de notícia que relata a invasão à academia do Sporting motivou, esta terça-feira, a apresentação de um requerimento de impugnação subscrito por vários advogados. No …

Japão diz que é seguro libertar água radioativa de Fukushima no Pacífico

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão afirmou esta segunda-feira que é seguro libertar água contaminada de Fukushima no Oceano Pacífico, de acordo com o jornal local Japan Today. A central nuclear, recorde-se, sofreu …

Dez autarcas e quatro clubes entre os 68 acusados na operação Ajuste Secreto

O Ministério Público da Feira deduziu acusação contra 68 arguidos, incluindo dez autarcas e ex-autarcas, quatro clubes desportivos e os seus respetivos presidentes, no âmbito da operação "Ajuste Secreto". Numa nota publicada no seu site oficial, …