/

Descoberto texto antigo do “pai da medicina” em mosteiro egípcio

nat507 / Flickr

Mosteiro de Santa Catarina, em Sinai do Sul, no Egito

Mosteiro de Santa Catarina, em Sinai do Sul, no Egito

Um grupo de arqueólogos acredita ter encontrado uma das receitas médicas de Hipócrates, o “pai da medicina”, que terão sido preservadas por estudiosos do século passado durante a renovação da biblioteca mais antiga do mundo, que continua ativa.

Ao realizar restaurações no Mosteiro de Santa Catarina, em Sinai do Sul, no Egito, os monges dizem ter encontrado uma receita do século VI criada por Hipócrates, que é considerado uma das figuras mais importantes da história da Medicina.

A descoberta foi anunciada por funcionários dos governos egípcio e grego, que trabalharam com investigadores da Grécia. O texto também traz três receitas com imagens de ervas que foram criadas por um escrivão anónimo.

O manuscrito era um dos notáveis Palimpsestes da biblioteca, que foram elaborados a partir de couro e cuja produção, para a época, terá sido cara e demorada. Como resultado, o conteúdo original desses documentos foi apagado para permitir que a produção de um novo manuscrito.

No caso da receita medicinal encontrada recentemente, uma segunda camada de texto da Bíblia, conhecida como “Manuscrito Sinaitic”, foi escrita sobre a cópia inicial.

O texto foi examinado por cientistas da Biblioteca Eletrónica de Manuscritos Antigos (EMEL), que mantém uma parceria com o Mosteiro de Santa Catarina. Os especialistas utilizaram imagens espectrais para ler os palimpsestes, uma técnica que é capaz de revelar o texto escondido sob a segunda camada do manuscrito, revelando assim o que não pode ser visto a olho nu.

Em entrevista ao jornal egípcio Asharq Al-Aswat, Michael Phelps, cientista da EMEL, adiantou que “o documento, que contém três textos médicos, será guardado entre os manuscritos mais antigos e os mais importantes do mundo”.

Cerca de 130 palimpsestes conhecidos estão no Mosteiro de Santa Catarina e o conteúdo da escrita apagada, que fica abaixo do texto visível, ainda é desconhecido em muitos dos documentos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.