Descobertos sarcófago e altar dedicado ao fundador de Roma do século VI a.C.

Os dois objetos foram descobertos numa área subterrânea perto da Cúria, foi anunciado esta terça-feira.

Um sarcófago considerado “excecional” e um altar do século VI a.C., que poderá ter sido dedicado a Rómulo, fundador de Roma, foram descobertos por especialistas que estudam o Fórum romano na capital italiana.

Segundo o Parque Arqueológico do Coliseu, os dois objetos foram descobertos numa área subterrânea perto da Cúria e são um sarcófago com 1,4 metros de comprimento escavado na pedra da colina de Campidoglio e um elemento circular que “provavelmente” corresponde a um altar.

A descoberta ocorre um ano depois de investigadores terem começado a analisar a documentação através da qual o arqueólogo italiano Giacomo Boni assumiu no início do século XX a presença de um santuário dedicado ao fundador de Roma.

O sarcófago fica ao lado da “rostra”, as arquibancadas do Fórum Romano, onde tradicionalmente é apontado o enterro de Rómulo, segundo os escritos de Marco Terencio Varrone e outros historiadores antigos. Segundo a mitologia romana, Roma terá sido fundada em 753 a.C. pelos gémeos Rómulo e Remo.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.