/

Descoberto retrato de Isabel I de Inglaterra pintado em 1562

Retrato de Isabel I de Inglaterra

O retrato da rainha Isabel I de Inglaterra foi pintado por volta do ano 1562 e vai agora ser leiloado pela casa de leilões londrina Bonhams. 

Um retrato de uma mulher desconhecida pintada por um autor anónimo foi agora identificado como sendo uma representação da jovem Isabel I de Inglaterra, depois de um restaurador ter removido uma camada de tinta que cobria o seu rosto.

De acordo com os especialistas, o quadro foi pintado por volta do ano 1562, quatro anos depois do início do seu reinado. A pintura mostra a jovem rainha com um vestido luxuoso, com uma rosa na mão esquerda e a outra pousada numa almofada bordada.

“Esta obra é especialmente incomum, já que representa Isabel nos seus primeiros anos, nos quais enfrentou um período precário para o seu reinado: perseguida por ameaças tanto do seu país tanto do estrangeiro, o trono não lhe era ainda absolutamente seguro”, explica Andrew McKenzie, diretor do departamento de pintura anterior ao século XIX da casa de leilões londrina Bonhams.

“Este retrato foi um elemento crucial na projeção de uma nova imagem de Isabel”, uma vez que “a jovem rainha irradia um sentido de autoridade e confiança”, diz ainda.

O retrato data de uma época em que fazer com que Isabel I se casasse era a tarefa que dominava a agenda da corte inglesa. Os especialistas de arte sugerem que a pintura possa ter servido para criar uma apresentação da rainha diante dos seus possíveis pretendentes.

“Desde a sua ascensão, no entanto, Isabel e a sua corte eram sensíveis à importância e às possibilidades da apresentação — o que chamaríamos hoje em dia de gestão da marca — e este retrato é um dos primeiros que sabemos que projeta uma nova imagem aprovada da rainha”, acrescenta McKenzie.

O quadro será leiloado, em Londres, no dia 4 de dezembro, com um preço inicial de 150 mil a 250 mil libras, cerca de 175 mil a 292 mil euros.

ZAP // RT

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.