Descoberto planeta onde um ano dura apenas 19,5 dias

Uma equipa de cientistas do Laboratório de Pesquisa Física da cidade indiana de Ahmedabad encontrou um expo planeta com uma massa aproximadamente 27 vezes maior que a Terra. Este planeta orbita uma estrela semelhante ao Sol, a cerca de 600 anos-luz da Terra.

De acordo com o artigo publicado no The Astronomical Journal, estima-se que o astro recentemente descoberto seja mais de sete vezes mais próximo da sua estrela do que a Terra, o que significa que um ano dura aproximadamente 19,5 dias. O planeta será conhecido por EPIC 11945201b ou K2-236b.

Além disso, os investigadores descobriram que a temperatura da superfície do planeta – que é seis vezes o raio da Terra – é de cerca de 600 graus Celsius, já que está muito próxima da estrela hospedeira. Assim, o EPIC 211945201b deve ser inabitável, segundo os cientistas indianos.

A equipa, liderada por Abhijit Chakraborty, passou um ano e meio no Observatório Gurushikhar, em Mount Abu, na Índia, a estudar as mudanças de luz vindas da estrela hospedeira do planeta  K2-236 e a fazer uma confirmação independente da sua massa.

“Nós observamos aqui fortes evidências de um sub-Saturno em torno do EPIC 211945201 e confirmamos a sua natureza planetária”, disse a equipa de cientistas.

Com esta descoberta, a Índia juntou-se a um restrito grupo de países que descobriram novos planetas. Além de confirmar o avanço tecnológico e científico da Índia, a descoberta ajudará a compreender o mecanismo de formação dos planetas do tipo super-Neptuno ou sub-Saturno, que estão muito próximos da estrela-mãe, segundo apontam os cientistas.

A Organização de Pesquisa Espacial Indiana fez grandes progressos nos últimos anos, estabelecendo novos recordes para lançamentos de satélites e colocando uma sonda na órbita de Marte – tudo com custos incrivelmente eficientes.

Nos dias de hoje, os expo planetas não são assim tão raros: existem, confirmados, cerca de 3.786. No entanto, a grande maioria (cerca de 2.600) foram observados e depois confirmados como planetas pelo telescópio espacial Kepler, da NASA.

O expoplaneta 55 Cancri é o planeta confirmado com o ano mais curto: regista um ano a cada 17 horas e 41 minutos. De acordo com a Star Date, 55 Cancri é uma estrela semelhante ao Sol e possui cinco planetas conhecidos. O mais interno, chamado de “super-Terra”, é apenas um pouco mais pesado que o nosso planeta sendo, por isso, um dos planetas mais leves alguma vez descobertos.

ZAP // RT / Science Alert