Descoberto o escaravelho mais peludo do mundo. Será também o mais fofo?

Parece cotão, mas é tido como um potencial candidato ao título de escaravelho “mais fofo do Mundo”. Foi descoberto na Austrália e é “único”.

Foi encontrado na Gold Coast de Queensland, na Austrália, mas podia ter sido encontrado debaixo do sofá, ao aspirar…

O entomologista James Tweed, da Universidade de Queensland, encontrou um forte candidato ao título de “escaravelho mais fofo do mundo”.

Como conta a New Scientist, o James Tweed já fez esta descoberta em 2021, mas a partilha foi feita apenas esta quarta-feita, numa publicação no Australian Journal of Taxonomy.

Quando o cientista descobriu este escaravelho disse pensar tratar-se de dejetos de uma planta comum, semelhante ao linho.

Contudo, após uma inspeção mais cuidadosa, viu que, na realidade, se tratava de um invulgar escaravelho vermelho e preto de 10 milímetros de comprimento, coberto de pelos “especialmente espessos na metade superior do seu corpo”.

“Há bastantes escaravelhos que são muito peludos, mas este é único no comprimento dos pelos e no padrão (…) Se, por um lado, é incomum que um escaravelho seja peludo; por outro lado, é incomum ser tão peludo“, disse James Tweed, citado pela New Scientist.

“No entanto, também podem ser comuns, só que simplesmente ainda não descobrimos onde vivem (…) até podem viver no topo das árvores, onde não fizemos recolhas”, advertiu.

Segundo os autores do estudo, é provável que o escaravelho use esta camuflagem como forma de parecer que tenha sido infetado por um fungo. — e assim fugir aos seus predadores.

Este bicho – até ver único – está agora em exposição na Coleção Nacional de Insetos da Austrália.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.