Descoberto ninho de raras “abelhas azuis” numa floresta da Flórida

(dr) University of Florida

Abelha azul da espécie Osmia calaminthae

Cientistas do Museu de História Natural da Flórida, nos Estados Unidos, encontraram o primeiro ninho da rara abelha Osmia calaminthae.

Especialistas do Museu de História Natural da Flórida encontraram um ninho de raras abelhas calamintha azuis (Osmia calaminthae).

Estes insetos já haviam sido descritos em 2011, altura em que foram avistados em quatro locais no Lake Wales Ridge, na região central daquele estado norte-americano. Novas populações foram registadas no ano passado.

No entanto, só agora é que os cientistas localizaram um ninho e observaram os insetos em 11 locais, incluindo a Floresta Nacional de Ocala, detalha o Phys.

“O objetivo final é manter esta abelha por perto num futuro próximo”, disse Jaret Daniels, principal autor do projeto, em comunicado. “Estudar e compreender estas espécies é mais impactante para nós quando conduz a etapas de conservação do organismo.”

No futuro, as análises de ADN vão revelar o motivo pelo qual estas abelhas azuis se isolaram geneticamente ao longo do tempo, tornando-se tão raras. Sequenciar o genoma poderá ajudar também a identificar outras espécies do género Osmia, como as abelhas Osmia lignaria, importantes polinizadoras para a agricultura.

No caso das abelhas calamintha azuis, que se alimentam principalmente de plantas ameaçadas do género Clinopodium ashei, os cientistas descobriram que, afinal, também comem plantas Conradina – uma espécie que também corre risco de extinção na natureza, mas é ainda mais rara.

Os especialistas descobriram que a abelha visita plantas Conradina no início do ano, antes mesmo que a outra espécie floresça, o que causa preocupações relacionadas com a disponibilidade de alimentos.

O problema é que o aumento da temperatura na Flórida pode dissociar o período de floração das Clinopodium ashei, afastando as flores da época do aparecimento da abelha, em fevereiro. Este desencontro é grave, uma vez que o inseto azul também está ligado à polinização das plantas ameaçadas de extinção.

Outra curiosidade sobre estas abelhas é que os seus ninhos são subterrâneos. Os investigadores estavam convencidos de que a casa dos insetos seria um caule oco ou uma árvore morta, mas este novo detalhe pode ajudá-los a traçar novas estratégias para proteger a espécie.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vieira continua em domiciliária. MP vai pedir reforço de garantias de caução

O Ministério Público (MP) vai pedir reforço de garantias de caução por entender que o uso das ações da SAD do Benfica não é a forma apropriada. O Correio da Manhã avança, esta manhã, que o …

Investigadores suecos pagam 23 dólares a quem se vacinar contra a covid-19

Recompensa surge no âmbito de uma pesquisa que pretende avaliar o nível de eficácia de diferentes incentivos à vacinação contra a Covid-19. O estudo conta com a participação de 8.200 voluntários com menos de 60 …

Costa diz que Estado se curva "perante a memória" de Otelo. Mas BE condena ausência de luto nacional

O primeiro ministro, António Costa, e o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decidiram não declarar luto nacional pela morte de Otelo Saraiva de Carvalho, Capitão de Abril. A líder do BE e o …

Catarina Martins volta a bater o pé e Jerónimo sublinha: "Ainda não há Orçamento"

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, esta terça-feira, o Bloco de Esquerda, o PCP e o CDS, em mais uma ronda de reuniões com os partidos com assento parlamentar. Se o objetivo do Presidente da República era …

Simone Biles, Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Simone Biles. O ouro olímpico não é sinónimo de paz, muito menos interior

Na sequência do escândalo Nassar, a opinião pública dos EUA concordou que não valia tudo no caminho até ao ouro olímpico — principalmente quando está em causa a dignidade humana. Com a sua principal estrela …

"Sinto que desci ao inferno". Polícias recordam ataque ao Capitólio

"É assim que vou morrer", "sinto que desci ao inferno" e "corri o risco de ser morto" são alguns dos relatos de polícias que presenciaram a invasão ao Capitólio. Começaram as audiências na comissão da Câmara …

Pandemia aumentou o preço dos carros usados. Venda de veículos novos caiu a pique

A procura por usados aumentou com a pandemia. Com menos carros novos a saírem dos concessionários, também por causa da crise dos chips, a oferta de usados é escassa, levando os preços a subirem. Um choque …

Jogos Olímpicos: três polémicas de arbitragem em 24 horas

Depois da pontuação controversa no surf, uma decisão que quase ninguém entendeu, no basquetebol, e uma revisão discutível no judo. A arbitragem não é, ou não é suposto ser, o foco de qualquer edição dos Jogos …

Rui Vitória quer levar Manafá para o Spartak Moscovo

O Spartak Moscovo, treinado por Rui Vitória, desistiu da contratação de Gabriel e apresentou agora uma proposta por Wilson Manafá. Desde que chegou a Moscovo para treinar o Spartak, Rui Vitória tem sondado alguns jogadores que …

Centro de Migrantes de Caxias seria pago pelo SEF com carros apreendidos e obras eram feitas por presos

As obras feitas para a construção de um Centro de Migrantes no complexo prisional de Caxias terão sido pagas pelo SEF com carros apreendidos. O Centro de Instalação Temporária de migrantes no complexo prisional de Caxias …