/

Descoberto na Argentina o maior dinossauro do mundo

3

(d) Universidad Nacional de Cuyo

Bernardo Gonzalez Riga, da Universidad Nacional de Cuyo, com o osso fóssil de dinossauro encontrado na Argentina

Um grupo de paleontólogos anunciou ter descoberto na Argentina os ossos fósseis de um gigantesco dinossauro, pertencente a uma nova espécie, “um dos maiores animais terrestres conhecidos”.

O grupo de investigadores, liderado pelo geólogo argentino Bernardo González Riga, descobriu “uma nova espécie que se encontra entre os maiores dinossauros conhecidos pela ciência”, anunciou a equipa.

Os ossos fósseis encontrados pertencem a um dinossauro ainda desconhecido, que teria entre 25 e 28 metros de altura, cerca de 37 metros de comprimento, e pesaria entre 40 e 60 toneladas.

O espécimen foi inicialmente classificado como um Notocolossus gonzalezparejasi, espécie de dinossauros gigantescos que habitaram na Patagónia durante o Cretáceo, há 86 milhões de anos.

(dr) Bernardo Gonzalez Riga

Notocolossus gonzalezparejasi: os gigantescos dinossauros habitaram na Patagónia (Argentina) durante o período Cretáceo, há cerca de 86 milhões de anos

Notocolossus gonzalezparejasi: os gigantescos dinossauros habitaram na Patagónia (Argentina) durante o período Cretáceo, há cerca de 86 milhões de anos

Os fósseis agora encontrados na província argentina de Mendoza têm 86 milhões de anos.

A nova espécie “proporciona aos cientistas informação-chave sobre a anatomia da extremidade traseira dos titanossauros gigantes”, considerados geralmente como os maiores animais terrestres que já existiram.

Segundo o comunicado divulgado por González Riga,  director do Laboratório de Dinossauros da Universidad Nacional de Cuyo, “os dados sugerem que foi um dos animais mais pesados já descoberto na Terra”.

“Apesar de o esqueleto incompleto não permitir a realização de estimativas precisas do seu tamanho, o úmero tem 1,76 metros, sendo maior do que qualquer outro titanossauro conhecido”.

ZAP / ABr / RT

3 Comments

  1. Mais um colosso… O terceiro da lista! O segundo é o Argentinossaurus e o primeiríssimo lugar ainda fica com o Amphicoelias Fragílimus.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.