Descoberto mecanismo que identifica e elimina proteínas defeituosas

Enzymlogic / Flickr

Uma equipa de investigadores do Centro de Regulação Genómica de Barcelona, liderada pelo português Pedro Carvalho, identificou um novo mecanismo de controlo da qualidade das proteínas nas células, que pode revelar-se importante nas doenças neurodegenerativas.

O mecanismo foi detetado nas membranas do núcleo da célula, numa experiência com organismos unicelulares, como a levedura de cerveja e o fermento de padeiro, e que Pedro Carvalho e a sua equipa querem, posteriormente, testar em células humanas pluricelulares.

Cada célula contém milhões de diferentes proteínas, que, por definição, são moléculas lineares, mas que, para serem funcionais, têm de assumir estruturas tridimensionais específicas.

crg.eu

Pedro Carvalho, investigador do Centro de Regulação Genómica de Barcelona

Pedro Carvalho, investigador do Centro de Regulação Genómica de Barcelona

Todas as moléculas de proteínas são constituídas por cadeias de aminoácidos unidos. Tal como uma linha de produção de uma fábrica, as células têm sistemas de garantia de qualidade.

Além de eliminar as proteínas defeituosas, o mecanismo de controlo de qualidade possibilita à membrana do núcleo da célula livrar-se das proteínas que caem nela “por acidente” e que a podem descaracterizar.

Pedro Carvalho explicou à Lusa que mecanismos como este permitem às células reconhecerem as “proteínas defeituosas”, as que não são funcionais e começam a ser tóxicas, e eliminá-las do sistema, acrescentando que “a acumulação de proteínas defeituosas está associada a várias doenças, como as neurodegenerativas”, nomeadamente a esclerose múltipla e as doenças de Parkinson e Alzheimer.

O investigador precisou ainda que a membrana do núcleo da célula desempenha um papel fundamental, tendo “proteínas envolvidas na regulação e distribuição dos cromossomas ou que controlam a expressão de determinados genes”.

Segundo Pedro Carvalho, as proteínas tornam-se defeituosas, e “têm impacto negativo nas células”, quando não assumem a sua configuração funcional de “forma perfeita”, ou há fatores externos, como o “stress”, as mutações e o envelhecimento, que “podem interferir com o processo” químico de configuração.

Os resultados do estudo foram publicados na revista Science.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Espero contar tudo o que sei". Cientista chinesa fugiu da China para alertar que "não temos muito tempo"

A virologista chinesa Li-Meng Yan, que fugiu para os Estados Unidos, deu uma segunda entrevista à Fox News, na qual alertou que "não temos muito tempo".   Li-Meng Yan, especialista em virologia e imunologia, era uma …

Galp perde 60 milhões de euros em negócios não autorizados

A Galp perdeu 60 milhões de euros em negócios não autorizados com licenças de CO2. A petrolífera já avançou com ações disciplinares e uma auditoria. A Galp informou que foram identificadas transações, não autorizadas pela empresa, …

"Bandeira vermelha". Tóquio em alerta máximo após aumento de novas infeções

A capital do Japão, Tóquio, com 14 milhões de habitantes, está no nível mais alto de alerta para o novo coronavírus após um aumento dos casos registados. “Os especialistas disseram-nos que a situação das infeções está …

Operação Saco Azul. Empresas "zombie" terão desviado 1,8 milhões do Benfica

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e a SAD do clube lisboeta foram constituídos arguidos pelo crime de fraude fiscal, no âmbito da operação ‘saco azul’, confirmou esta terça-feira à agência Lusa fonte oficial …

Maçãs com preços em alta, menos vinho e cerveja a estragar-se (os efeitos da pandemia)

A pandemia de covid-19 está a levar milhares de litros de cerveja a estragar-se, enquanto os produtores de vinho temem uma quebra na produção e, logo, nos lucros. Enquanto isso há menos maçãs e mais …

TAD anula sanção de cinco jogos à porta fechada ao Benfica

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) deu provimento ao recurso do Benfica e revogou a sanção de cinco jogos à porta fechada imposta pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ao clube, pelo apoio prestado a …

Costa vira à esquerda, mas Catarina Martins diz que "não pode ser só conversa"

Esta quarta-feira, António Costa lança as negociações para o Orçamento do Estado para 2021 com os partidos que, até aqui, foram seus aliados. O primeiro-ministro insiste que o caminho da sua governação passa por entendimentos à …

No novo ano letivo, a Educação Física continua a ser maior incógnita

No início de julho, o Ministério da Educação anunciou algumas orientações sobre o próximo ano letivo que não contemplavam a Educação Física e o futuro da disciplina continua a ser uma incógnita.  Nas escolas, a falta …

FC Porto já só sonha com o título, mas Amorim não faz vida fácil aos "dragões"

O FC Porto só precisa de empatar com o Sporting CP para ser campeão. Rúben Amorim quer estragar a festa dos portistas, embora não lhe interessem quer acabe por vencer o campeonato. O SL Benfica manteve …

Companhias aéreas e aeroportos arriscam multas até 2 mil euros por cada passageiro sem teste negativo

O Governo clarificou esta terça-feira as regras sobre tráfego aéreo e gestão de aeroportos no quadro da pandemia de covid-19 e estabeleceu o regime sancionatório do incumprimento dessas regras. "Clarificam-se regras referentes ao tráfego aéreo e …