“Lápis” colorido com 50 mil anos descoberto numa caverna na Rússia

SBRAS Institute of Archeology and Ethnography

Uma equipa de arqueólogos russos encontrou um “lápis” colorido e pré-histórico nas cavernas de Denisova, localizadas nas montanhas de Altai, na Sibéria, que os habitantes da antiguidade terão usado para fins artísticos. 

Especialistas do Instituto de Arqueologia e Etnografia da secção siberiana da Academia Russa de Ciências encontraram uma peça esculpida de hematita, uma forma mineral de óxido de ferro, numa camada superior que data entre 45.000 a 50.000 anos atrás, correspondendo ao período do Paleolítico Superior.

“É um pigmento natural que tem a forma de um suposto lápis, podemos chamá-lo de artefacto porque esta ferramenta foi esculpida, não sabemos o seu uso específico, mas, supostamente, foi utilizada para certos fins artísticos. É a primeira descoberta deste tipo nas cavernas de Denísova “, destacou Mikhail Shunkov, diretor do Instituto de Arqueologia e Etnografia durante a conferência de imprensa.

No início de dezembro, a Academia Russa de Ciências dava conta que uma equipa de arqueólogos tinha descoberto na mesma caverna um grande fragmento de um diadema que remonta à Idade da Pedra. Os especialistas acreditam que os hominídeos que viviam na caverna  usavam diariamente este acessório de marfim para prender o cabelo.

SBRAS Institute of Archeology and Ethnography

O “lápis” de hematite encontrado na caverna russa

A datação destes achados arqueológicos é semelhante à da falange dos dedos de uma menina descoberta em 2008 no mesmo local, cuja análise do genoma mostrou que se tratava de um híbrido entre um homem neandertal e um tipo de hominídeo até então desconhecido que foi depois batizado como Denisova Man ou Denisovan.

ZAP // RT

PARTILHAR

RESPONDER

20 anos depois, aldeias no Peru ainda sofrem com derrame de mercúrio

Em junho de 2000, um camião derramou mercúrio, da mina de ouro Yanacocha, a maior da América Latina, em três aldeias do Peru. 20 anos depois, os moradores ainda sofrem as consequências deste acidente. Quando Francisca …

Caso BPP. Ex-banqueiro João Rendeiro acusado de nova burla

O Ministério Público (MP) acusou o ex-presidente e fundador do BPP, João Rendeiro, de mais um crime de burla qualificada no caso BPP, segundo avança o Correio da Manhã. A acusação relaciona-se, de acordo com o …

EUA "confiscam" na Tailândia 200 mil máscaras que iam para a Alemanha

A polícia de Berlim, na Alemanha, encomendou 200 mil máscaras cirúrgicas a uma empresa americana. Porém, foram "confiscadas" em Banguecoque, na Tailândia, e desviadas para os Estados Unidos. O ministro do Interior de Berlim considerou o …

Valência chega a acordo com Diogo Leite. Saída do FC Porto estará quase consumada

O Valência tem 20 milhões de euros para oferecer ao FC Porto em troca do defesa-central Diogo Leite, com quem já terá chegado a acordo. De acordo com o jornal desportivo A Bola, Diogo Leite já …

Jornais espanhóis fazem boicote às "conferências-farsas" do Governo

Os jornais espanhóis, como o Libertad Digital, o El Mundo, o ABC e o Vozpópuli, estão a boicotar as conferências de imprensa do governo de Espanha, acusando-o de filtrar as perguntas dos meios de comunicação. Tudo começou …

Número diário de óbitos desce em Espanha. Mais um campo de refugiados grego em quarentena

Em Espanha, o número diário de óbitos por infeção de covid-19 tem mantido uma tendência de subida. Já na Alemanha, há menos casos, mas mais mortes. Espanha continua a manter a tendência de descida do número …

Trump diz que o pior está para vir (mas admite aliviar restrições para ir à missa na Páscoa)

Este sábado, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu que o pior ainda está para vir e que ainda “vai haver muitas mortes". Depois, disse que está a pensar aliviar as restrições para permitir …

Covid-19. Mais 754 casos de infeção e 29 mortes em Portugal

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Deral da Saúde (DGS) este domingo, há 11.278 infetados por covid-19 em Portugal e 295 óbitos. O número de infetados por covid-19 subiu, este domingo, para um total …

Inspetores do SEF suspeitos de assassinar ucraniano foram identificados em carta anónima

Os três inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) suspeitos de assassinar um ucraniano no aeroporto de Lisboa foram identificados numa carta anónima enviada à Polícia Judiciária (PJ). De acordo com o semanário Expresso, a …

Avião fretado pelo Estado aterra em Lisboa com 20 toneladas de equipamento médico

Um avião fretado pelo Estado português chegou este sábado a Lisboa com equipamento médico proveniente de Pequim, incluindo 144 ventiladores e máscaras de proteção respiratória, destinados ao Sistema Nacional de Saúde (SNS), informou a embaixada …