/

“Lápis” colorido com 50 mil anos descoberto numa caverna na Rússia

SBRAS Institute of Archeology and Ethnography

Uma equipa de arqueólogos russos encontrou um “lápis” colorido e pré-histórico nas cavernas de Denisova, localizadas nas montanhas de Altai, na Sibéria, que os habitantes da antiguidade terão usado para fins artísticos. 

Especialistas do Instituto de Arqueologia e Etnografia da secção siberiana da Academia Russa de Ciências encontraram uma peça esculpida de hematita, uma forma mineral de óxido de ferro, numa camada superior que data entre 45.000 a 50.000 anos atrás, correspondendo ao período do Paleolítico Superior.

“É um pigmento natural que tem a forma de um suposto lápis, podemos chamá-lo de artefacto porque esta ferramenta foi esculpida, não sabemos o seu uso específico, mas, supostamente, foi utilizada para certos fins artísticos. É a primeira descoberta deste tipo nas cavernas de Denísova “, destacou Mikhail Shunkov, diretor do Instituto de Arqueologia e Etnografia durante a conferência de imprensa.

No início de dezembro, a Academia Russa de Ciências dava conta que uma equipa de arqueólogos tinha descoberto na mesma caverna um grande fragmento de um diadema que remonta à Idade da Pedra. Os especialistas acreditam que os hominídeos que viviam na caverna  usavam diariamente este acessório de marfim para prender o cabelo.

SBRAS Institute of Archeology and Ethnography

O “lápis” de hematite encontrado na caverna russa

A datação destes achados arqueológicos é semelhante à da falange dos dedos de uma menina descoberta em 2008 no mesmo local, cuja análise do genoma mostrou que se tratava de um híbrido entre um homem neandertal e um tipo de hominídeo até então desconhecido que foi depois batizado como Denisova Man ou Denisovan.

ZAP // RT

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.