Descoberto golfinho pré-histórico que viveu há 30 milhões de anos

(dr) Robert Boessenecker

O golfinho pré-histórico “Inermorostrum xenops”

Uma equipa de investigadores descobriu uma nova espécie de golfinho do Período Oligoceno que permite dar a conhecer melhor a evolução dos cetáceos.

Um pequeno golfinho pré-histórico, que viveu há 30 milhões de anos, foi agora batizado de Inermorostrum xenops por investigadores que encontraram o seu crânio na Carolina do Sul, nos Estados Unidos. O artigo foi publicado na Royal Society of London.

De acordo com a investigação, estes golfinhos, que mediam apenas entre 1,2 e 1,5 metros, tinham um focinho pequeno mas lábios vibrantes e largos. Robert W. Boessenecker, autor do estudo, indica que estes animais se alimentavam sobretudo de peixes e moluscos, escreve o Science Daily.

A análise feita pelos investigadores aos fósseis encontrados permite situar esta espécie na família dos cetáceos odontocetos Xenorophidae, que se caracterizavam por focinhos largos e mais do que uma morfologia dentária.

O mais antigo deste grupo de cetáceos é precisamente o Inermorostrum xenops, a partir do qual se pode estudar como evoluiu o modelo alimentar destes animais.

Esta descoberta prova mais uma vez que a costa da Carolina do Sul é uma fonte única de conhecimento para estudar a evolução dos cetáceos. Atualmente, é possível ver o fóssil deste animal no Museu de Historia Natural de Charleston.

ZAP // RT

PARTILHAR

RESPONDER

Face Oculta. MP pede 12 anos e 10 meses para Manuel Godinho

O Ministério Público (MP) defendeu esta sexta-feira a aplicação de uma pena única de 12 anos e 10 meses de prisão para o sucateiro Manuel Godinho, principal arguido do processo Face Oculta, durante a audiência …

Maioria acredita que Governo vai durar quatro anos

Uma sondagem da Aximage revela que a maioria das pessoas entrevistadas acredita que António Costa vai concluir a sua legislatura, mesmo com um Governo que consideram de "estrutura exagerada". Uma sondagem da Aximage para o Jornal …

Tecnologia usada em Marte ajuda a detectar fugas de água em Gaia

Um sistema "pioneiro em Portugal" que recorre a tecnologia usada em Marte, para detectar água, está a ser utilizada pela empresa municipal Águas de Gaia, em Vila Nova de Gaia, para detectar fugas no sistema …

É segredo de Estado e custou mais de 100 milhões. "Máquina do Fisco" analisa 600 mil facturas por hora

O sistema informático que sustenta a "máquina do Fisco" já custou ao Estado mais de 100 milhões de euros e é tão secreto que nem a localização física dos servidores que o sustentam é conhecida. …

Empresário alemão investigado por suspeitas de orgias com menores em Cascais

O empresário alemão Matthias Schmelz, representante em Portugal dos aspiradores da marca Rainbow, está a ser investigado por suspeitas de lenocínio e pagar por orgias com menores na sua casa na zona de Cascais, avançou …

A nova fábrica da Tesla não vai ser no Reino Unido por causa do Brexit

O presidente executivo da Tesla admitiu que as incertezas à volta do Brexit tiveram peso na decisão de abrir a primeira fábrica da empresa na Europa antes em Berlim. A Tesla anunciou, esta terça-feira, que vai …

Esquerda chumba equiparação do comunismo ao nazismo

A resolução do Parlamento Europeu que condena em termos iguais o nazismo e o comunismo extremou esta sexta-feira as posições na Assembleia da República. A direita acusou a esquerda de ter duas medidas para avaliar as …

Mexia não vai deixar que chineses interfiram no plano estratégico da EDP

O presidente da EDP, António Mexia, garantiu que não vai deixar que nenhum acionista impeça o desenvolvimento do plano estratégico da empresa, deixando o aviso à China Three Gorges. Em entrevista concedida ao Jornal Económico, António …

Impostos indiretos subiram com Governo de Costa e são já 55% da carga fiscal

Os impostos indiretos têm vindo a aumentar em Portugal. Dados da Direção-Geral do Orçamento mostram que o peso da tributação indireta no total da receita fiscal do subsector Estado, em 2018, ascendeu a 55,4%, o …

Espanha pode ficar isenta de cumprir caudais do rio Tejo por causa da falta de chuva

Os caudais do Tejo podem ficar ainda mais baixos dentro de semanas. Com a falta de chuva, Espanha deverá invocar a exceção prevista na Convenção de Albufeira para não libertar os valores mínimos de água …