Descoberto dinossauro com quatro asas (mas que não podia voar)

Um dinossauro do tamanho de um faisão descoberto na China está a intrigar os cientistas porque apesar de ter quatro asas, estudos indicam que não podia voar.

A espécie batizada de Serikornis sungei não é o único dinossauro já encontrado com quatro asas mas o facto de não poder usá-las para voar é precisamente o que está a intrigar os cientistas.

“A sua emplumação mostra pela primeira vez uma ausência completa de bárbulas, ou seja, as micro-estruturas que permitem que as penas resistam à pressão do ar durante a batida das asas”, disse o principal autor do estudo, Ulysse Lefèvre, paleontólogo do Instituto Real de Ciências Naturais belga, em Bruxelas.

Em vez disso, Lefèvre e a sua equipa sugerem que o Serikornis fazia parte de um subgrupo de dinossauros iniciais de quatro asas, que não tinham uma plumagem bem adaptada para o voo. Ao invés de bater as asas ou mesmo deslizar pelas árvores, estes animais provavelmente passaram as suas vidas a correr pelo chão da floresta.

Encontrado em 2014, o fóssil de Serikornis tem cerca de 160 milhões de anos e foi localizado na província de Liaoning, no nordeste da China, uma região famosa por preservar os restos de pássaros precoces e dinossauros emplumados, pode ler-se no artigo publicado este mês na revista científica The Science of Nature.

O primeiro dinossauro com asas – o Microraptor – foi descoberto em Liaoning em 2000. Na mesma camada de rocha em que Serikornis foi encontrado, os investigadores já tinham descoberto outras espécies de quatro asas, como o Aurornis e o Anchiornis.

Por isso, muitos cientistas começaram a ver esse conjunto de asas como um precursor importante do voo em aves, com estes parentes antigos a voar ou a deslizar entre os ramos das florestas pré-históricas da China.

(dr) Ulysse Lefèvre

O fóssil do Serikornis sungei

No entanto, este pode não ter sido o caso de Serikornis. Em vida, o dinossauro teria cerca de 45 centímetros de comprimento, dentes minúsculos e afiados e um corpo coberto de penas fofas. Os seus membros, porém, exibiam vários outros tipos de penas, incluindo penas longas e penas centrais mais parecidas com a plumagem de pássaros modernos.

É isso que faz Serikornis ser um enigma. De acordo com Lefèvre, as penas das asas do dinossauro simplesmente não eram leves e duras o suficiente para produzir o impulso necessário para contrariar a gravidade. Em vez disso, o cientista suspeita que o animal usava as suas penas apenas para isolamento e exibição.

Contudo, nem todos concordam que o Serikornis não podia voar. Mike Benton, um paleontólogo da Universidade de Bristol, no Reino Unido, acredita que as suas asas traseiras seriam inconvenientes para um corredor de terra. “As longas penas na coxa seriam como calças largas muito elaboradas, a esfregar e a atrapalhar o animal enquanto andava ou corria”, sugere.

O investigador ainda prefere a interpretação de que as quatro asas eram “um modelo para a origem do voo, em que os dinossauros iniciais, como Serikornis, trepavam as árvores, talvez para perseguir insetos ou outros pequenos animais para se alimentarem. Para escapar de predadores ou para dar uma volta, deslizariam de ramo em ramo”.

Lefèvre admite que é possível que estes pequenos dinossauros deslizassem até ao chão do alto de algumas árvores – mas isso ainda está longe do voo. “A sua plumagem não permite o voo moderno, mas pode certamente ajudar a atenuar a sua descida”, argumenta.

Tal como os seus parentes próximos, Serikornis também tinha garras que poderiam ter permitido que escalasse troncos de árvores. “Isso continua a ser um problema complicado e requer mais tempo e fósseis para entender melhor”, observa Lefèvre.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Dois satélites "reformados" podem estar prestes a colidir na órbita da Terra

Dois satélites desativados passarão muito próximos um do outro em 29 de janeiro e, de acordo com a empresa de rastreamento de satélites LeoLabs Inc, há uma probabilidade de 1 em 100 de colidirem. Embora a …

FC Porto 2-1 Gil Vicente | “Dragão” afasta crise com reviravolta

O FC Porto voltou a sorrir. Após dois desaires – ambos diante do Braga – nos últimos três jogos, os “azuis-e-brancos” regressaram aos triunfos e derrotaram o Gil Vicente por 2-1 esta terça-feira, num embate …

Aeroporto de Southampton tem uma equipa canina para acalmar os passageiros

O Aeroporto de Southampton, no Reino Unido, tem uma equipa canina para acalmar os nervos dos passageiros que não gostam muito de andar de avião. Se alguma vez aterrar em Southampton, no Reino Unido, não se admire …

"Padres-robôs" dão bênçãos, fazem casamentos e até funerais

A Inteligência Artificial está a pavimentar o seu caminho em várias religiões espalhadas pelo mundo. "Padres-robôs" são capazes de dar bênçãos, fazer casamentos e até funerais. Há um novo padre em Kodaiji, um templo budista com …

Livro sugeria que o 11 de setembro tinha sido "orquestrado pela CIA". Editora obrigada a corrigir

A editora francesa Ellipses Publications teve que corrigir um livro de História no qual era sugerido que os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos (EUA), foram "orquestrados pela CIA". Segundo noticiou …

Paulo Coelho vai destruir rascunho de livro infantil escrito com Kobe Bryant

O escritor brasileiro Paulo Coelho anunciou hoje que pretende apagar o rascunho de um livro infantil que se encontrava a escrever em conjunto com o antigo basquetebolista norte-americano Kobe Bryant, que morreu no domingo num …

Encontrado famoso navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos

Os destroços de um navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos foram descobertos na costa da Florida, nos Estados Unidos. O SS Cotopaxi - um navio mercante norte-americano - deixou Charleston, na …

Ana Gomes diz que diretiva europeia sobre branqueamento de capitais é aplicável a Rui Pinto

A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes disse hoje em Lisboa que pode aplicar-se ao ‘hacker’ Rui Pinto a diretiva europeia sobre branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, sem esperar pela transposição de legislação sobre o …

"Há grandes chances de Jesus sair em maio para o FC Porto", diz Carlos Alberto

Carlos Alberto, atual comentador desportivo e antigo jogador do FC Porto, acredita que os 'dragões' vão avançar para a contratação de Jorge Jesus, em maio. Recentemente, a ideia de Jorge Jesus no FC Porto tem ganho …

Raras lesmas cor-de-rosa fluorescente sobreviveram aos incêndios na Austrália

Uma rara espécie de lesma cor-de-rosa fluorescente (Triboniophorus aff. graeffei) conseguiu sobreviver aos incêndios que assolaram a Austrália no início de janeiro e que deixaram milhões de animais mortos e outros tantos sem abrigo. Tratam-se …