Descoberta nova espécie de dinossauro com “cauda-coração” na Tanzânia

Mark Witton/National Science Foundation

Dois paleontólogos descobriram no sul da Tanzânia, na África, o esqueleto quase completo de um titanossauro extremamente insólito, cuja cauda consistia em vértebras parecidas com um coração.

O enorme réptil media cerca de 8 metros de comprimento e pesava uma tonelada, concluíram os cientistas na investigação, cujos resultados foram esta quinta-feira publicados na revista especializada PLOS One.

“Esta descoberta ajudou-nos a perceber como era a fauna africana durante as primeiras épocas das ‘grandes mudanças’. Além disso, agora compreendemos melhor a geografia do continente durante o Cretáceo”, disse Judi Skog, representante da Fundação Científica Nacional dos Estados Unidos, dando conta que “a cauda extraordinária deste dinossauro tornou-se uma espécie de presente para o público na semana do Dia de São Valentim”.

O titanossauro é um dinossauro herbívoro e quadrúpede que se distinguia pela sua grande envergadura, grande quantidade de ovos e crescimento rápido das crias.

Os restos da maior parte dos titanossauros, inclusive argentinossauros de 35 metros de comprimento e até 90 toneladas de peso, foram encontrados na Patagónia, província argentina que no passado reunia as condições adequadas para o desenvolvimento destas criaturas enormes.

Nos últimos tempos, os cientistas têm encontrado restos destes répteis antigos na Sibéria e no Norte da África. Estes achados fazem com que os investigadores acreditem que estes animais habitaram, provavelmente, todas as partes do mundo. Os investigadores esperam ainda que a nova pesquisa descubra a “pátria” inicial destes gigantes e que explique o seu sucesso no nosso planeta.

Eric Gorscak e Patrick O’Connor, investigadores da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, adicionaram agora a esta série um extraordinário réptil do sul de África.

Os paleontólogos realizaram escavações na Tanzânia, onde existem rochas formadas há 120-100 milhões de anos, quando a flora e fauna estavam a mudar significativamente depois da extinção de várias espécies de dinossauros devido à erupção de magma.

PLOS

Vértebras do dinossauro “cauda-coração”

Há cerca de 10 anos, Gorscak e O’Connor encontraram um osso gigante de titanossauro na margem rochosa do rio Mtuka e, em seguida, passaram anos à procura dos restantes ossos do dinossauro. Inicialmente consideraram ter encontrado as ossadas de um malawisauro, mas logo depois perceberam ter descoberto uma nova espécie de saurópode.

A nova espécie foi batizada de Mnyamawamtuka moyowamkia, que significa, na língua local, “animal do rio Mtuka com cauda-coração“, nome atribuído graças ao seu traço extraordinário — as vértebras da cauda têm a forma de coração. Foi também através deste traço que os cientistas conseguiram determinar a idade dos sedimentos nos arredores do rio e a compreender o esquema de evolução dos titanossauros africanos.

Segundo Gorscak e O’Connor, os investigadores têm agora bases para supor que a pátria destes gigantes foi a África, e não a América Latina como se pensava.

PARTILHAR

RESPONDER

Pela primeira vez, Japão admite cancelar Jogos Olímpicos

O Japão admitiu pela primeira vez esta quinta-feira que o cancelamento dos Jogos Olímpicos, adiados desde o verão passado e com arranque marcado para 23 de julho, continua a ser uma hipótese em cima da …

Ataque de Sócrates ao PS é uma "tremenda injustiça". Costa não é um "traidor", diz Ana Catarina Mendes

A líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, criticou as declarações de José Sócrates que, em resposta a Fernando Medina, atacou a direção do partido. Em entrevista à TVI, na noite desta quarta-feira, José Sócrates respondeu …

Guardiola iguala recorde de Mourinho na Liga dos Campeões

Pep Guardiola igualou o recorde de presenças nas meias-finais da Liga dos Campeões. O espanhol tem agora as mesmas oito presenças de José Mourinho. Há muito tempo que Pep Guardiola enfrentava dificuldades nos quartos de final …

Responsável pela acusação da Operação Marquês fica fora da lista de promoções do MP

O procurador Rosário Teixeira, responsável pela acusação da Operação Marquês, não figura entre os candidatos da lista de promoções do Ministério Público — e já recorreu da decisão. O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) aprovou …

Investigação a ligações entre PJ e Doyen só ouviu 2 testemunhas antes de ser arquivada

A investigação a alegadas ligações entre um inspetor da PJ e representantes da Doyen, foi arquivada após apenas terem sido ouvidas duas testemunhas. A denúncia sobre estas alegadas ligações chegou da então eurodeputada Ana Gomes. Foi …

Depois de Benfica e Sporting, Beto também interessa ao FC Porto

Depois do interesse de Benfica e Sporting, o FC Porto também está atento a Beto, o avançado do Portimonense que tem dado cartas esta temporada. Se pensava que esta ia ser uma corrida de dois cavalos …

Depois de uma emergência a contragosto, decidem-se as medidas para a 3.ª fase do desconfinamento

Esta quinta-feira, o Conselho de Ministros decide se o desconfinamento avança na próxima segunda-feira. Em causa está o avanço da terceira fase como previsto, a estagnação dos concelhos de maior risco na segunda fase ou …

"O culpado sou eu". Abel Ferreira perde Supertaça sul-americana nos penáltis

O Palmeiras, de Abel Ferreira, falhou na quarta-feira a conquista da Supertaça sul-americana de futebol, ao perder com o Defensa y Justicia no desempate por grandes penalidades (3-4), depois do desaire por 2-1 nos 120 …

Podem ter sido encontradas as pegadas de Neandertal mais antigas da Europa

Há cerca de 100 mil anos, uma grande família de Neandertais caminhou ao longo de uma praia naquilo que hoje é o sul de Espanha. Tal como qualquer criança que se preze, os mais novos …

Biden e Merkel pedem a retirada de militares russos (mas já há navios dos EUA a caminho)

Um dia depois de a Rússia anunciar que estava a realizar "exercícios militares" perto da fronteira ucraniana, a Ucrânia indicou também estar a proceder a manobras militares. Joe Biden e Angela Merkel apelaram esta quarta-feira …