Descoberto barco-túmulo Viking debaixo da praça do mercado de Trondheim

NIKU

Barco-túmulo Viking encontrado em Trondheim, Noruega.

Arqueólogos anunciaram que encontraram um barco-túmulo mesmo debaixo da praça do mercado de Trondheim, na Noruega. No interior da sepultura estavam ossos que se acredita serem humanos, mas só testes de ADN o poderão confirmar.

O achado foi descoberto já perto do final das escavações na praça do mercado de Trondheim, mesmo no centro da cidade, por arqueólogos do Instituto Norueguês para a Pesquisa de Património Cultural, NIKU.

Não foi encontrada madeira intacta, apenas alguns pedaços de ferrugem dos materiais que constituiriam o barco, mas os arqueólogos não duvidam de que é um barco-túmulo.

A sepultura do barco data do período final da Idade do Ferro ou do início da Idade Viking. O enterro em barcos fúnebres era uma tradição nessa altura. Os mortos eram colocados em barcos de madeira ou de pedra, onde se deixavam oferendas em sua homenagem. Depois, criavam-se montes com pilhas de pedra e terra sobre esses túmulos.

No interior do que seria o barco, os arqueólogos encontraram dois ossos, possivelmente humanos, que, tal como o próprio barco, estavam orientados no sentido norte-sul.

“Isto sugere que havia um esqueleto humano dentro do barco. Devido ao fraco estado de preservação, vamos ter que realizar testes de ADN para ter 100% certeza de que os ossos são humanos”, explica o arqueólogo Ian Reed, que está envolvido nas escavações, citado no comunicado do NIKU.

Segundo Reed, foram também encontrados outros objectos no barco-túmulo, incluindo um pedaço de chapa de bronze, próximo de um dos ossos, uma colher e parte de uma chave de um baú, que são datados da mesma altura que a sepultura, entre os Séculos VII e X.

SV, ZAP // Live Science

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Sugiro a retirada da referência a Idade do Ferro (séc XII-séc VIII antes de Cristo) completamente desajustada à chamada época Viking (séc VI-séc X, depois de Cristo).

    • De facto a Idade do Ferro, nos países nórdicos, durou até cerca do séc X pelo que a menção, apesar de não constar do texto original, não é desajustada.
      Considerar sem efeito o comentário das 17:51, por favor.

RESPONDER

Homem detido por filmar por baixo das saias de mais de 550 mulheres no metro de Madrid

Um colombiano de 53 anos foi detido e ficou em prisão preventiva nesta quarta-feira, em Madrid, acusado de filmar vídeos por baixo das saias de mais de 550 mulheres — algumas menores — e publicá-los …

Tempo de espera nos CTT é principal causa de insatisfação dos clientes

Um inquérito da associação Deco a 1.800 clientes dos CTT revela que esperam, em média, 18 minutos para serem atendidos e que o tempo de espera é o que causa mais insatisfação. O inquérito realizado a …

Gronelândia não é só um capricho de Trump. EUA querem comprar a ilha há 70 anos

A proposta de Donald Trump para comprar a Gronelândia terá parecido apenas mais uma ideia megalómana do presidente dos EUA, mas não é a primeira vez que o país tenta ficar com a ilha que …

Venezuela. Oposição anuncia nova fase de mais pressão contra o regime

O presidente do parlamento venezuelano, Juan Guaidó, disse na quarta-feira que a oposição tem mantido conversações com o governo dos Estados Unidos (EUA) e anunciou que chegou o momento de pressionar mais o regime liderado …

Sobrelotação dos canis leva a aumento de ataques de cães abandonados

A sobrelotação dos canis tem feito aumentar o número de ataques de cães abandonados registados pela GNR. Só os casos registados neste semestre quase superam os valores do ano passado inteiro. Os canis sobrelotados é um …

Nova Zelândia. Enquanto preside a debate parlamentar, presidente dá biberão a bebé

O presidente do parlamento da Nova Zelândia partilhou nas redes sociais, na terça-feira, uma imagem onde aparece a dar biberão ao filho de um colega de partido enquanto presidia ao debate. Trevor Mallard, presidente do Parlamento …

Trump é "narcisista" e "absurdo", dizem governantes. "Não falam assim comigo", responde Presidente dos EUA

O Presidente dos Estados Unidos (EUA) criticou na quarta-feira o tom "horrível" das declarações da primeira-ministra da Dinamarca, que considerou que a intenção de Donald Trump de comprar a Gronelândia era um "absurdo". "Achei que a …

Se o FC Porto perder na Luz, "adeptos vão pedir a cabeça de Conceição"

Ljubinko Drulovic, antigo jogador do SL Benfica e do FC Porto, disse que caso o FC Porto perca na Luz, os adeptos vão pedir a cabeça de Sérgio Conceição. Em entrevista à Rádio Renascença, o antigo …

"Variações" estreia-se hoje nas salas de cinema portuguesas

O filme de João Maia sobre o músico António Variações, que morreu em 1984, aos 39 anos, protagonizado pelo ator Sérgio Praia, estreia-se esta quinta-feira em cerca de 60 salas de cinema portuguesas. O filme é …

Mais videovigilância e segurança reforçada em bares e discotecas

A nova lei, que entra em vigor esta quinta-feira, alarga a instalação de videovigilância, obriga à contratação de um responsável pela segurança e a um segurança-porteiro em certos pontos dos bares. A partir desta quinta-feira, os bares …