Descoberto barco-túmulo Viking debaixo da praça do mercado de Trondheim

NIKU

Barco-túmulo Viking encontrado em Trondheim, Noruega.

Arqueólogos anunciaram que encontraram um barco-túmulo mesmo debaixo da praça do mercado de Trondheim, na Noruega. No interior da sepultura estavam ossos que se acredita serem humanos, mas só testes de ADN o poderão confirmar.

O achado foi descoberto já perto do final das escavações na praça do mercado de Trondheim, mesmo no centro da cidade, por arqueólogos do Instituto Norueguês para a Pesquisa de Património Cultural, NIKU.

Não foi encontrada madeira intacta, apenas alguns pedaços de ferrugem dos materiais que constituiriam o barco, mas os arqueólogos não duvidam de que é um barco-túmulo.

A sepultura do barco data do período final da Idade do Ferro ou do início da Idade Viking. O enterro em barcos fúnebres era uma tradição nessa altura. Os mortos eram colocados em barcos de madeira ou de pedra, onde se deixavam oferendas em sua homenagem. Depois, criavam-se montes com pilhas de pedra e terra sobre esses túmulos.

No interior do que seria o barco, os arqueólogos encontraram dois ossos, possivelmente humanos, que, tal como o próprio barco, estavam orientados no sentido norte-sul.

“Isto sugere que havia um esqueleto humano dentro do barco. Devido ao fraco estado de preservação, vamos ter que realizar testes de ADN para ter 100% certeza de que os ossos são humanos”, explica o arqueólogo Ian Reed, que está envolvido nas escavações, citado no comunicado do NIKU.

Segundo Reed, foram também encontrados outros objectos no barco-túmulo, incluindo um pedaço de chapa de bronze, próximo de um dos ossos, uma colher e parte de uma chave de um baú, que são datados da mesma altura que a sepultura, entre os Séculos VII e X.

SV, ZAP // Live Science

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Sugiro a retirada da referência a Idade do Ferro (séc XII-séc VIII antes de Cristo) completamente desajustada à chamada época Viking (séc VI-séc X, depois de Cristo).

    • De facto a Idade do Ferro, nos países nórdicos, durou até cerca do séc X pelo que a menção, apesar de não constar do texto original, não é desajustada.
      Considerar sem efeito o comentário das 17:51, por favor.

RESPONDER

Polícias pedem comprovativos de deslocações, mas lei não permite

As forças de segurança fizeram ações de fiscalização rodoviária para controlar a circulação nas estradas. Foram pedidos comprovativos de deslocações, embora a lei não o contemple. Com o país em estado de emergência, a quarentena é …

Bebé com menos de um ano morre de Covid-19 nos EUA

Um bebé com menos de um ano morreu, nos Estados Unidos da América (EUA), vítima de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, anunciaram as autoridades do Estado de Illinois. A doença já provocou mais de …

Até as bactérias precisam de espaço. Células esmagadas desligam a fotossíntese

Quando as bactérias ficam esmagadas, podem entrar num modo de defesa e desligar a fotossíntese, concluiu uma investigação recente, levada a cabo por cientistas da University of Colorado Boulder, nos Estados Unidos. A equipa da universidade …

Siza Vieira admite aulas por canais "estilo youtube" ou TV por cabo

O Governo está a estudar soluções que garantam que todos os alunos têm acesso aos conteúdos educativos no terceiro período, adiantou o ministro da Economia. O Governo está a estudar soluções que garantam que todos os …

Retificação ao diploma do lay-off simplificado trava despedimentos

Uma retificação ao diploma inicial do ‘lay-off’ simplificado, hoje publicada, vem acautelar que nenhum trabalhador de empresas que recorra a este apoio pode ser alvo de despedimento coletivo ou extinção de posto de trabalho. O decreto-lei …

Rocha desafia teoria da escassez de oxigénio na Terra primitiva

Uma rocha sedimentar única rica em carbono, depositada há dois mil milhões de anos, deu aos cientistas novas pistas sobre as concentrações de oxigénio na superfície da Terra nessa época. De acordo com a agência Europa Press, …

As bactérias formam comunidades na nossa língua (e uma imagem revela como)

Cientistas norte-americanos descobriram que as bactérias que vivem na nossa língua têm uma organização complexa e altamente estruturada. Os micro-organismos estão em toda a parte - até no interior da nossa boca. Um novo estudo revela …

Como sobreviver ao isolamento? Astronautas explicam

Em todo o mundo, cidades e até países inteiros estão em quarentena como forma de travar a propagação do novo coronavírus, Covid-19. Alguns astronautas deixaram conselhos sobre como sobreviver ao isolamento. Para alguns, o auto isolamento …

"Indiana Jones do mundo da arte" recupera manuscrito do poeta persa Hafez

Uma das primeiras cópias do reverenciado Divan do autor do século XIV Hafez, iluminado com ouro, será leiloado no início de abril. O famoso poeta persa do século XIV, Hafez, escreveu uma coleção de versos místicos …

O palco onde os Beatles atuaram pela primeira vez está à venda

O palco de madeira onde os Beatles atuaram pela primeira vez está à venda. Agora, alguém poderá replicar o primeiro concerto da famosa banda. A 10 de abril, em comemoração dos 50 anos da separação da …