Descoberto barco-túmulo Viking debaixo da praça do mercado de Trondheim

NIKU

Barco-túmulo Viking encontrado em Trondheim, Noruega.

Arqueólogos anunciaram que encontraram um barco-túmulo mesmo debaixo da praça do mercado de Trondheim, na Noruega. No interior da sepultura estavam ossos que se acredita serem humanos, mas só testes de ADN o poderão confirmar.

O achado foi descoberto já perto do final das escavações na praça do mercado de Trondheim, mesmo no centro da cidade, por arqueólogos do Instituto Norueguês para a Pesquisa de Património Cultural, NIKU.

Não foi encontrada madeira intacta, apenas alguns pedaços de ferrugem dos materiais que constituiriam o barco, mas os arqueólogos não duvidam de que é um barco-túmulo.

A sepultura do barco data do período final da Idade do Ferro ou do início da Idade Viking. O enterro em barcos fúnebres era uma tradição nessa altura. Os mortos eram colocados em barcos de madeira ou de pedra, onde se deixavam oferendas em sua homenagem. Depois, criavam-se montes com pilhas de pedra e terra sobre esses túmulos.

No interior do que seria o barco, os arqueólogos encontraram dois ossos, possivelmente humanos, que, tal como o próprio barco, estavam orientados no sentido norte-sul.

“Isto sugere que havia um esqueleto humano dentro do barco. Devido ao fraco estado de preservação, vamos ter que realizar testes de ADN para ter 100% certeza de que os ossos são humanos”, explica o arqueólogo Ian Reed, que está envolvido nas escavações, citado no comunicado do NIKU.

Segundo Reed, foram também encontrados outros objectos no barco-túmulo, incluindo um pedaço de chapa de bronze, próximo de um dos ossos, uma colher e parte de uma chave de um baú, que são datados da mesma altura que a sepultura, entre os Séculos VII e X.

Susana Valente SV, ZAP // Live Science

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Sugiro a retirada da referência a Idade do Ferro (séc XII-séc VIII antes de Cristo) completamente desajustada à chamada época Viking (séc VI-séc X, depois de Cristo).

    • De facto a Idade do Ferro, nos países nórdicos, durou até cerca do séc X pelo que a menção, apesar de não constar do texto original, não é desajustada.
      Considerar sem efeito o comentário das 17:51, por favor.

RESPONDER

Lay-off simplificado estende-se a empresas de carnes e cervejas

O 'lay-off' simplificado vai voltar a estar disponível para empresas que estão a registar quebras de faturação significativas devido à pandemia, mesmo que não estejam encerradas. Segundo referiu ao ECO a Confederação do Comércio e Serviços …

Caçadores da Torre Bela não tinham de comunicar transporte de animais abatidos para Espanha

Os caçadores espanhóis não tinham de comunicar à Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) o transporte das carcaças para Espanha, nem era obrigatória a presença de um veterinário na Herdade. Segundo a TSF, o esclarecimento …

Morreu Bunny Wailer, derradeiro ícone do reggae

O cantor e percussionista jamaicano Bunny Wailer, uma lenda do reggae, morreu esta terça-feira, aos 73 anos, no Andrew’s Memorial Hospital de Kingston, o que marca o fim de uma época para este movimento musical. A …

Exilados sauditas sentem-se em perigo após dissidente desaparecer no Canadá

Exilados sauditas no Canadá temem que o dissidente que está de volta ao país de origem tenha sido forçado a revelar informações sobre a comunidade exilada. De acordo com o jornal Público, os exilados sauditas no …

Internamentos voltam a diminuir. Há mais 979 casos e 41 mortes

Portugal registou esta quarta-feira 979 novos casos de infeção por covid-19 e mais 41 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …

Festas ilegais aumentaram nos últimos 15 dias. PSP já deixa avisos para a Páscoa

Numa altura em que a população já está confinada há mais de um mês, a tendência é cada vez mais para sair de casa e procurar algum contacto social. Por isso mesmo, a PSP já …

Pediatras pedem reabertura urgente das escolas. Professores querem ser consultados na elaboração do plano

A Sociedade Portuguesa de Pediatria defende a reabertura urgente das escolas especialmente o ensino pré-escolar e nos 1º e 2º ciclos do ensino básico, chamando a atenção para as consequências do fecho no desenvolvimento das …

Ventura propõe tirar subvenções a políticos condenados a mais de três anos de prisão

O deputado único do Chega entregou esta terça-feira no parlamento um projeto de lei para retirar, incluindo retroativamente, as subvenções vitalícias a ex-titulares de cargos políticos condenados por crimes "com pena de prisão superior a …

PGR analisa carta que culpa o Governo por "borla fiscal" à EDP na venda de barragens

O Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) está a analisar uma carta do Movimento Terra de Miranda que questiona a autorização dada pelo Governo à venda de seis barragens transmontanas por parte da …

Biden prevê vacinas para todos os adultos antes do fim de maio

Joe Biden assegura que até maio o país terá vacinas suficientes contra o covid para todos os adultos do país, dois meses antes do previsto. O presidente do EUA anunciou que até ao final de maio …