Descoberto barco-túmulo Viking debaixo da praça do mercado de Trondheim

NIKU

Barco-túmulo Viking encontrado em Trondheim, Noruega.

Arqueólogos anunciaram que encontraram um barco-túmulo mesmo debaixo da praça do mercado de Trondheim, na Noruega. No interior da sepultura estavam ossos que se acredita serem humanos, mas só testes de ADN o poderão confirmar.

O achado foi descoberto já perto do final das escavações na praça do mercado de Trondheim, mesmo no centro da cidade, por arqueólogos do Instituto Norueguês para a Pesquisa de Património Cultural, NIKU.

Não foi encontrada madeira intacta, apenas alguns pedaços de ferrugem dos materiais que constituiriam o barco, mas os arqueólogos não duvidam de que é um barco-túmulo.

A sepultura do barco data do período final da Idade do Ferro ou do início da Idade Viking. O enterro em barcos fúnebres era uma tradição nessa altura. Os mortos eram colocados em barcos de madeira ou de pedra, onde se deixavam oferendas em sua homenagem. Depois, criavam-se montes com pilhas de pedra e terra sobre esses túmulos.

No interior do que seria o barco, os arqueólogos encontraram dois ossos, possivelmente humanos, que, tal como o próprio barco, estavam orientados no sentido norte-sul.

“Isto sugere que havia um esqueleto humano dentro do barco. Devido ao fraco estado de preservação, vamos ter que realizar testes de ADN para ter 100% certeza de que os ossos são humanos”, explica o arqueólogo Ian Reed, que está envolvido nas escavações, citado no comunicado do NIKU.

Segundo Reed, foram também encontrados outros objectos no barco-túmulo, incluindo um pedaço de chapa de bronze, próximo de um dos ossos, uma colher e parte de uma chave de um baú, que são datados da mesma altura que a sepultura, entre os Séculos VII e X.

SV, ZAP // Live Science

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Sugiro a retirada da referência a Idade do Ferro (séc XII-séc VIII antes de Cristo) completamente desajustada à chamada época Viking (séc VI-séc X, depois de Cristo).

    • De facto a Idade do Ferro, nos países nórdicos, durou até cerca do séc X pelo que a menção, apesar de não constar do texto original, não é desajustada.
      Considerar sem efeito o comentário das 17:51, por favor.

RESPONDER

Espeleólogos portugueses já começaram a sair da gruta

Dois dos espeleólogos portugueses presos na gruta de Cueto-Coventosa, em Espanha, já foram resgatados com sucesso e estão bem de saúde. Dois dos quatro espeleólogos portugueses retidos desde sábado numa gruta no norte de Espanha já …

Três espécies de insetos comestíveis à espera de lei em Portugal

Em maio de 2013 a FAO defendeu que os insetos consumidos anualmente por dois mil milhões de pessoas são uma alternativa promissora à produção convencional de carne, com vantagens para a saúde e para o …

Ativista brasileiro vê semelhanças na chegada ao Parlamento de Ventura e Bolsonaro

O ativista brasileiro Anderson França encontra semelhanças na chegada ao Parlamento de André Ventura, em Portugal, e de Bolsonaro à Câmara dos Deputados, no Brasil, e recomenda que esta nova presença seja estudada e levada …

"Repetitivo e confuso". Acordo para o Brexit não será votado hoje

John Bercow, presidente da Câmara dos Comuns, recusou que o Parlamento britânico votasse esta segunda-feira o acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia. Bercow considerou que não estavam reunidas as condições para que …

Pérola com 8 mil anos vai estar em exposição pela primeira vez

O Louvre Abu Dhabi, nos Emirados Árabos Unidos, vai ter uma pérola com 8 mil anos em exposição. Considerada como a mais antigo do mundo, será a primeira vez que vai ser exibida ao público. A …

Anúncios para crianças vão banir alimentos com mais açúcar, sal e gorduras

A publicidade a alimentos com elevado teor de açucar, sal e gordura como os chocolates, barras energéticas e refrigerantes, está proibida a partir de hoje num raio de 100 metros das escolas e em programas …

Eleições em Moçambique. Dirigente local da oposição e marido abatidos a tiro

Uma dirigente local da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), maior partido da oposição, e o seu marido foram abatidos a tiro por desconhecidos no interior de Moçambique, sendo o mais recente caso conhecido de homicídio de …

Johnson retira lote de pó de talco para bebé (mas insiste que é seguro)

A Johnson & Johnson decidiu mandar retirar um lote de pó de talco para bebé, vendido online nos Estados Unidos, depois de ter contestado várias vezes a existência de vestígios de amianto nos seus produtos. A …

Augusto Inácio abandona comando técnico do Desportivo das Aves

O treinador Augusto Inácio deixou hoje o comando técnico do Desportivo das Aves, informou em comunicado o 18.º e último classificado da I Liga de futebol. "Augusto Inácio já não é treinador do Clube Desportivo das …

"A Google sabe sempre onde são os primeiros surtos de gripe"

Hoje em dia, "há uma tendência para disponibilizar tudo na Internet", o que pode ser perigoso e ter consequências para toda a vida. O alerta é da presidente da Comissão Nacional de Protecção de Dados …