Arqueólogos descobriram um bar viking na Escócia

Foi descoberto na ilha de Rousay, na Escócia, um bar viking — que provavelmente esteve em funcionamento entre os séculos X e XII.

Uma equipa de arqueólogos da University of The Highlands and Islands, na Escócia, descobriu um bar viking na ilha de Rousay, Orkney, escreve o Live Science.

Os cientistas estimam que o estabelecimento abriu entre os séculos X e XII, provavelmente com o propósito de servir Vikings de alto estatuto. Agora, tudo o que resta desta cervejaria, outrora movimentada, são pedras e alguns artefactos, como um pente de osso nórdico, cerâmica e pilhas de lixo conhecidas como sambaquis.

Os arqueólogos descobriram o estabelecimento durante o verão no Skaill Farmstead, depois de terem percebido que as paredes que se estendiam por um assentamento já conhecido eram, na verdade, parte de um grande edifício nórdico com 13 metros de comprimento.

Estas paredes tinham cerca de um metro de comprimento e estavam separadas por cinco metros e meio. A equipa também descobriu que existiam bancos de pedra no edifício.

“Recuperámos cerca de mil sambaquis neste local, o que nos dará uma oportunidade sem precedentes de olhar para as mudanças nas tradições alimentares, agricultura e práticas de pesca do período nórdico até ao século XIX”, explica num comunicado a arqueóloga e co-diretora do projeto Ingrid Mainland.

As escavações vão continuar mas entretanto já mostraram parecenças com outros estabelecimentos nórdicos encontrados em Orkney, bem como em outras partes da Escócia. Além disso, este local pertence a Westness, uma área costeira da ilha mencionada na saga Orkneyinga como a casa de Sigurd, um poderoso chefe dos Vikings do século XII.

“Não sabemos, mas se calhar o próprio Sigurd se tenha sentado num destes bancos de pedra dentro do salão e tenha bebido um jarro de cerveja!”, brinca Dan Lee, outro co-diretor do projeto.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. …….com que então a actividade copofonica, já tem uns anitos.
    Não eram burros de todo, sabiam que a bófia ainda não tinha……bufometros!!??

RESPONDER

Caso do bebé sem rosto. Rodrigo não tem parte do cérebro

Rodrigo, o bebé que nasceu com malformações graves a 7 de outubro no Hospital de Setúbal, não tem parte do cérebro, de acordo com o Correio da Manhã. Segundo escreve esta terça-feira o matutino, o bebé, …

IKEA desenvolve linha inspirada nos desafios de viver em Marte

A Estação de Pesquisa do Deserto de Marte (MDRS) é um habitat marciano simulado em Utah, nos Estados Unidos (EUA), propriedade da Mars Society. Trata-se de uma instalação de pesquisa na qual os cientistas vivem …

"Boas notícias" na Saúde. Costa promete mexidas nas taxas moderadoras já no Orçamento

No conselho de ministros desta quarta-feira, o Governo vai aprovar um plano de investimentos plurianuais no SNS, para a contratação de recursos humanos e aquisição de equipamentos. O primeiro-ministro, António Costa, prometeu aumentar o investimento na …

AMA deixa a porta aberta para russos competirem como atletas neutros

A Agência Mundial Antidopagem (AMA) considerou esta segunda-feira que dificilmente o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) anulará os quatro anos fora das competições internacionais com que sancionou a Rússia, devido a questões relacionadas com doping. A …

Portugal na pior posição de sempre no Índice de Desempenho das Alterações Climáticas

Portugal caiu oito lugares no Índice de Desempenho das Alterações Climáticas (CCPI), com o desempenho do país a descer em quase todas as categorias, segundo o "Índice 2020" divulgado esta terça-feira. Com a pior posição de …

Costa pede a Bruxelas que IVA da luz possa variar com consumo

O primeiro-ministro enviou, esta terça-feira, uma carta à presidente da Comissão Europeia solicitando a alteração de critérios do IVA da energia para permitir a variação da taxa "em função dos diferentes escalões de consumo". No debate …

Uma ode aos sem-abrigo. Banksy presenteia Birmingham com uma nova obra de arte

Desta vez, Banksy deixou a sua marca na cidade britânica de Birmingham. A nova obra de arte, composta por duas renas, é uma ode aos sem-abrigo e à solidariedade da cidade britânica. Numa parede da cidade …

Morreu o ator José Lopes. Amigos fazem apelo para pagar o funeral

Morreu o ator José Lopes, aos 61 anos. A notícia está a ser avançada por vários amigos e familiares através das redes sociais. O ator José Lopes, de 61 anos, terá sido encontrado dias depois de …

Governo Regional acusa República de dever à Madeira cerca de 427 milhões

A República detém uma dívida acumulada com a Madeira desde 2015 na ordem dos 427 milhões de euros, declarou o vice-presidente do Governo Regional. “Sobre a ajuda do Governo da República à Madeira temos vindo a …

Governo da Tunísia paga recompensas por denúncias de corrupção

O primeiro-ministro tunisino, Youssef Chahed, ofereceu esta segunda-feira recompensas até 50 mil dinares (16 mil euros) a quem denunciar situações de corrupção e colaborar com a Instância Nacional de Luta Contra a Corrupção (INLUCC). Ao discursar …