Descobertas no Peru raras pinturas murais pré-colombianas

mcultura.gob.pe

Pinturas pré-colombianas no Perú

Pinturas pré-colombianas no Perú

Arqueólogos belgas descobriram a sul de Lima um templo pré-colombiano decorado de pinturas murais policromáticos e com o solo coberto de oferendas preciosas, anunciou hoje a Universidade livre de Bruxelas (ULB).

As pinturas foram descobertas durante a escavação de um “pequeno edifício em terra batida até agora inexplorado” situado no complexo arqueológico de Pachacamac, 25 quilómetros a sul de Lima, precisou a universidade belga a quem pertence esta equipa de arqueólogos.

Segundo a ULB, “desde 1938 que nenhuma pintura mural tinha sido descoberta em Pachacamac”, um sítio arqueológico de 465 hectares ocupado sucessivamente pelas civilizações lima, wari, ichma e inca, e que no seu apogeu foi o local de cerimónias mais importante da costa central do Peru, palco de sacrifícios humanos na presença de milhares de peregrinos.

Os arqueólogos belgas não esclareceram no entanto o género de cenas representadas nas pinturas que acabam de descobrir. “Até agora apenas foram identificados alguns motivos”, explicou Kusi Colonna-Preti, conservadora-chefe da missão.

mafto.fr

A investigadora catalã Kusi Colonna-Preti

A investigadora catalã Kusi Colonna-Preti

“As pinturas em cor vermelha, amarela, negra, branca, azul e verde foram por vezes dispostas em diversas camadas mas os terramotos enfraqueceram consideravelmente a estabilidade das estruturas”, acrescentou, citada pela agência noticiosa AFP.

As “oferendas preciosas” que cobrem o solo e os corredores do santuário provêm por sua vez de diversas regiões dos Andes e incluem ornamentos em penas de periquitos do Amazonas, pedras negras das montanhas e seleccionadas pelas suas formas particulares, conchas do Equador, taças incrustadas com madrepérolas ou cerâmicas incas.

Estas descobertas, precisa o comunicado, confirmam a importância de Pachacamac como “centro de peregrinação a longa distância” durante o império Inca.

A presença de ornamentos ou objectos em grande quantidade poderá explicar-se por uma “enorme oferenda feita no decurso do abandono ritual do templo após a sequência espanhola de 1533”, sugerem os especialistas belgas.

“Com efeito, algumas jóias em vidro de estilo colonial estavam misturadas com as oferendas”, sublinhou o professor Peter Eeckout, codiretor da missão.

Diversos túmulos e câmaras funerárias, alguns “pertencentes à elite”, também foram examinados durante esta campanha.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Talibãs retomam execuções e amputação de mãos como punição

Os Talibãs voltarão às execuções e à amputação de mãos como forma de punição, avançou um dos fundadores do grupo, Nooruddin Turabi, indicando que as represálias nem sempre ocorrerão em público. À Associated Press, Turabi alertou …

EUA e UE precisam "enfrentar juntos" a crise climática, diz Timmermans

O vice-presidente executivo da Comissão, Frans Timmermans, encarregado de supervisionar a acordo, pediu na segunda-feira uma atuação conjunta dos Estados Unidos (EUA) e da União Europeia (UE) para lidar com a crise climática e outras …

Transações com criptomoedas passam a ser ilegais na China

O banco central da China declarou ilegais todas as transações que envolvam a bitcoin e outras moedas virtuais, intensificando uma campanha para bloquear o uso de dinheiro digital não oficial. Após o anúncio, revelou esta sexta-feira …

Eduardo Bolsonaro e dois ministros de Estado testam positivo à covid-19

O filho do Presidente do Brasil, que também é deputado federal, é o terceiro membro da delegação brasileira que viajou para os EUA a testar positivo para a covid-19. O deputado federal brasileiro Eduardo Bolsonaro, filho …

Avião russo invade espaço aéreo da Estónia pela sexta vez este ano

A Estónia informou na quinta-feira que um avião da força aérea russa violou o seu espaço aéreo, sendo o sexto incidente do género este ano. A intrusão terá ocorrido ao meio-dia de quarta-feira, quando o avião …

Abel montou uma "equipa pequena, a jogar sempre com receio"

Opinião proveniente do Brasil lamenta a forma como o campeão sul-americano se apresenta em campo. É campeão sul-americano, por ter vencido a última Copa Libertadores, está a um jogo de estar novamente na final da Libertadores …

Pandemia com tendência decrescente nos serviços de saúde e na mortalidade

Portugal regista uma situação pandémica de “intensidade moderada”, mas com uma tendência decrescente da pressão sobre os serviços de saúde e na mortalidade associada à covid-19, refere o relatório das “linhas vermelhas” hoje divulgado. Segundo a …

Vacinas da gripe vão ser dadas nos centros de vacinação covid-19

Os centros de vacinação usados para administrar as vacinas contra a covid-19 vão também passar a ser usados para vacinar contra a gripe. Numa nota enviada às redações, a task force anunciou que os centros de …

Irmã de Kim Jong-un diz que acabar com a Guerra da Coreia é uma "ideia admirável"

Esta sexta-feira, Kim Yo-jong, irmã do líder norte-coreano Kim Jong-un, disse que o país está disposto a retomar as conversações com a Coreia do Sul se o vizinho não provocar o Norte com políticas hostis. Ri …

"Que se lixe o Congresso", diz líder do CDS

O líder centrista Francisco Rodrigues dos Santos disse não estar "minimamente preocupado" nem "concentrado em táticas para congressos internos". O presidente do CDS disse esta sexta-feira que não está “minimamente preocupado” com a próxima reunião magna …