Descobertas ossadas de maior sacrifício de crianças no mundo

Luis Puell / ANDINA / AFP

Os corpos tinham sinais de terem sido sacrificados em época de chuva e foram enterradas de frente para o mar

Um grupo de arqueólogos encontrou o que se acredita ser o maior sacrifício de crianças no mundo. Embora não seja certo, aponta-se que o ritual da cultura pré-colombiana tenha ocorrido há mais de 500 anos.

Foram encontrados os restos mortais de 227 crianças oferecidas num ritual da cultura pré-colombiana Chimu, na costa norte do peru. Até agora, esta é a maior descoberta de sacríficios de crianças do mundo.

“Somos o maior lugar do mundo onde foram encontrados restos de crianças sacrificadas”, destacou o arqueólogo Feren Castillo. Os trabalhos começaram em 2018 e as ossadas têm entre mil e 200 e mil e 400 anos de antiguidade.

Os corpos das 227 vítimas, com idades compreendidas entre os cinco e os 14 anos, foram encontrados perto da cidade costeira de Huanchaco, município no litoral de Trujillo. Os arqueólogos revelaram à Agence France-Presse, citados pela BBC, que alguns dos corpos desta última coleção ainda tinham cabelo e pele quando foram desenterrados.

As ossadas das crianças demonstraram sinais de terem sido mortas durante época de chuva e, foram enterradas de frente para o mar — isto significa que foram sacrificadas para apaziguar os deuses dos Chimu, provavelmente para abrandar as catástrofes naturais ligadas ao fenómeno climático El Niño.

Os Chimu usavam os sacrifícios humanos e ofertas durante as cerimónias espirituais. A cultura pré-colombiana residia ao longo da costa norte do Peru e era uma das civilizações mais poderosas da região. Por volta de 1475 desapareceu ao ser conquistada pelos incas.

Feren Castillo descreveu o processo como incontrolável e explicou que onde quer que escavassem, encontravam outro corpo. O trabalho de escavação ainda continua no local e os arqueólogos revelam que ainda podem estar mais corpos por descobrir.

A descoberta acontece um ano depois de se vir a descobrir que 200 crianças foram vítimas de sacrifícios humanos noutros dois locais do país.

DR, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Também os incas matavam e enterravam crianças nas fundações das casas para não desmoronarem nos terramotos. Todas as culturas são lindas!

RESPONDER

BCE reitera que retoma económica só em 2022 (e "enfraquecida")

Para Philip Lane, economista-chefe do Banco Central Europeu, a vacina traz uma perspetiva para o final do próximo ano e para 2022, mas não para os próximos seis meses. O economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), …

Ventura notificado para apresentar defesa em processo por discriminação

A Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial (CICDR) notificou André Ventura para apresentar a sua defesa na sequência de alegadas declarações de carácter discriminatório em relação à etnia cigana no Facebook. A comissão …

UNICEF prepara maior operação da história para administrar dois mil milhões de vacinas

A UNICEF anunciou hoje que está a analisar a logística de transporte de cerca de dois mil milhões de vacinas contra a covid-19 para 92 países e que esta será a maior operação internacional da …

China deteta surtos em três cidades e impõe bloqueios e milhões de testes

As autoridades chinesas estão a testar milhões de pessoas, a impor bloqueios e a fechar escolas depois de vários casos do novo coronavírus transmitidos localmente terem sido diagnosticados nos últimos dias, em três cidades. À medida …

Joe Biden escolhe Antony Blinken para secretário de Estado

O Presidente-eleito escolheu Antony Blinken - um dos seus assessores mais antigos e mais próximos de Joe Biden - para o cargo de secretário de Estado, decisão que ainda terá de ser validada pelo Senado …

Portugal regista mais 74 mortes e 4044 novos casos de covid-19

Portugal regista, esta segunda-feira, mais 74 mortes e 4044 novos casos de infeção por covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 4044 novos casos, 2258 …

Ordem dos Médicos quer alargar proibição de circulação aos dias entre os feriados

O Gabinete de Crise para a covid-19 da Ordem dos Médicos está a pedir ao Governo que pondere a possibilidade de manter a proibição de circulação entre concelho nos 12 dias das duas pontes - …

Deputada não inscrita Cristina Rodrigues consegue acordo do Governo para várias propostas

No segundo dia de votações do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) na especialidade, a deputada não inscrita Cristina Rodrigues chegou a acordo com o Executivo para propostas como programas de saída e apoio a …

Admissão em lares dispensa teste se utente tiver cumprido isolamento há 90 dias

A Direção-Geral da Saúde alterou as normas para as estruturas residenciais para idosos, unidades de cuidados continuados da rede nacional e outras respostas para os mais velhos e instituições de acolhimento de crianças e jovens …

Empresas podem adiar pagamentos à Segurança Social para julho de 2021

As empresas e os trabalhadores independentes podem adiar o pagamento das contribuições para a Segurança Social para o segundo semestre de 2021 e pagar em três ou seis meses, sem juros. A medida foi avançada pelo …