Descobertas mutações genéticas que explicam por que pessoas nascem sem pâncreas

rocksee / flickr

foto: rocksee / flickr

foto: rocksee / flickr

Uma investigação publicada este domingo na revista Nature Genetics permitiu descobrir as mutações genéticas que explicam por que algumas pessoas nascem sem pâncreas.

O estudo, realizado por cientistas espanhóis e britânicos, pôs a nu as mutações que causam a agenesia pancreática e que se produzem numa zona do genoma (código genético) durante o desenvolvimento do embrião.

A agenesia pancreática (nascimento sem pâncreas) é uma doença hereditária grave e rara, acompanhada de malformações cardíacas, neurológicas, intestinais e endócrinas.

Alguns doentes, porém, nascem, ao mesmo tempo, sem pâncreas e sem qualquer outra malformação (agenesia pancreática isolada).

As técnicas de sequenciação atuais permitiram aos investigadores identificar todas as variações genéticas nas zonas não codificadas do genoma de cada pessoa, embora restem mais de três milhões de variantes não codificadas.

A equipa de cientistas do Instituto de Investigações Biomédicas August Pi i Sunyer (Espanha) e da Universidade de Exeter e do Imperial College de Londres (ambos do Reino) efetuaram a análise conjunta dos elementos reguladores do genoma que intervêm no desenvolvimento do pâncreas e da sua sequenciação em amostras de 12 famílias.

Em dez dessas famílias, a malformação deveu-se a mutações genéticas que destroem a função de um elemento regulador do gene PTF1A.

Segundo os cientistas, a regulação da expressão destes genes “esteve, até agora, ocultada em zonas não codificadas do genoma, no amplo espaço do genoma que, até há pouco tempo, se conhecia como ‘ADN lixo'”.

A equipa definiu as regiões do genoma humano que intervêm na regulação da expressão de genes durante a formação do pâncreas em embriões, o que lhe permitiu demonstrar que diversas mutações numa destas regiões não codificadas do genoma, próxima do gene PTF1A, são responsáveis pelo facto de pessoas nascerem sem pâncreas.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …

Francisco Rodrigues dos Santos é o novo líder do CDS

A moção de estratégia de Francisco Rodrigues dos Santos, sob o título "Voltar a Acreditar", foi a mais votada na madrugada domingo no 28.º congresso do CDS, em Aveiro, avançaram à agência Lusa fontes partidárias. A …

Cientistas descobrem proteína capaz de imitar os efeitos do exercício físico

A proteína, chamada de Sestrin, é capaz de proporcionar benefícios musculares muito semelhantes aos da prática de exercício físico. Um grupo de cientistas da Universidade de Medicina do Michigan, nos Estados Unidos, descobriu uma proteína …

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares. A informação é avançada pela Royal British Mint, a …