Descoberta revolucionária: cálculo de risco de terramotos ignora elemento importante

Os terramotos afetam o movimento das placas tectónicas da Terra, o que por sua vez pode ter impacto em futuros terramotos, de acordo com novas investigações da Universidade de Copenhaga.

Esta nova descoberta deve ser incorporada em modelos informáticos, utilizados para avaliar o risco de terramotos, de acordo com os investigadores por detrás do estudo.

Como um puzzle gigantesco, as placas tectónicas da Terra dividem a superfície do nosso planeta em peças maiores e mais pequenas, segundo a Phys Org.

Estas peças estão em constante movimento devido à parte fluida do manto da Terra, sobre a qual navegam lentamente.

Estes movimentos provocam regularmente terramotos, alguns dos quais podem devastar cidades e custar milhares de vidas.

Em 1999, o mais forte terramoto europeu em muitos anos, atingiu a cidade de İzmit, tirando à Turquia a vida de 17.000 dos seus habitantes.

Entre investigadores e peritos sísmicos, é aceite que os terramotos são causados por um mecanismo de sentido único: à medida que as placas se movem umas contra as outras, a energia é lentamente acumulada ao longo das margens das placas, e depois subitamente libertada através de terramotos.

Isto acontece vezes sem conta ao longo de décadas — ou de séculos — com um movimento constante de deslizamento.

Mas num novo estudo, publicado a 20 de janeiro no Geophysical Journal International, investigadores da Secção de Geologia do Departamento de Geociências e Gestão de Recursos Naturais da Universidade de Copenhaga demonstram que o comportamento das placas tectónicas pode mudar na sequência de um terramoto.

Utilizando dados GPS e analisando o sismo de 1999 em İzmit, os investigadores puderam concluir que a placa continental anatólica sobre a qual a Turquia assenta mudou de direção desde o sismo. Os dados também mostram que isto influenciou a frequência dos abalos em torno da Turquia depois de 1999.

USGS / Wikipedia

Linhas de rutura nas placas tectónicas na região de İzmit. A vermelho, o epicentro do tremor de terra de 1999.

“Parece que a ligação entre o movimento da placa e a ocorrência do terramoto não é uma rua de sentido único. Os próprios tremores de terra alimentam-se, pois podem fazer com que as placas se movam de forma diferente depois”, explica o autor principal do estudo, Juan Martin De Blas.

“À medida que os movimentos das placas mudam, afeta de certa forma o padrão dos últimos terramotos. Se uma placa tectónica mudar de direção ou se mover a um ritmo diferente do que antes, tem impacto na sismicidade das suas margens com placas vizinhas”, acrescenta.

Cálculo de risco de terramotos podem melhorar

Segundo os investigadores, as novas descobertas fornecem uma base clara para a reavaliação dos modelos de risco que interpretam os dados recolhidos, a partir da monitorização dos movimentos das placas tectónicas.

Estes dados são utilizados para avaliar o risco de futuros terramotos em termos de probabilidade, tal como a meteorologia, por exemplo.

“Um aspeto importante destes modelos é que operam sob o pressuposto de que os movimentos das placas permanecem constantes. Com este estudo, podemos ver que não é o caso. Por conseguinte, os modelos podem agora ser mais evoluídos, de modo a terem em conta o mecanismo de feedback que ocorre após um terramoto, onde as placas mudam de direção e velocidade”, disse Giampiero Iaffaldano, co-autor.

A suposição de que os movimentos das placas são constantes tem sido em grande parte uma suposição “necessária”, de acordo com os investigadores, porque a monitorização dos movimentos das placas ao longo de um período de poucos anos foi outrora impossível.

Mas com o uso crescente de dispositivos GPS nos últimos 20 anos, podemos acompanhar as mudanças de movimento das placas ao longo de períodos de um ano.

Alice Carqueja, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.