Foi descoberta em Madagáscar a orquídea mais feia do mundo

(dr) Rick Burian / RBG Kew

Gastrodia agnicellus, a “orquídea mais feia do mundo”i

As orquídeas são geralmente apreciadas pela sua beleza, mas é quase certo que esta nova espécie proveniente de Madagáscar não vai ganhar nenhum concurso.

Tal como escreve o site Live Science, não é de estranhar que esta espécie recentemente identificada tenha sido apelidada de “orquídea mais feia do mundo” pelo Jardim Botânico Real de Kew (RBG Kew), em Inglaterra, que recentemente a colocou no topo de uma lista de espécies descobertas em 2020.

Esta orquídea sem folhas, chamada Gastrodia agnicellus, cresce no subsolo durante a maior parte do seu ciclo de vida, mais concretamente na manta morta composta por material orgânico em decomposição, e é alimentada por fungos.

Em 2019, o botânico britânico Johan Hermans encontrou uma série de orquídeas desta espécie escondidas sob a folhagem numa floresta húmida de Madagáscar. No seu estudo, publicado a 5 de novembro na revista científica Curtis’s Botanical Magazine, o investigador explicou que as suas formas irregulares e oblongas sugeriam que pertencia a um grupo conhecido como “orquídeas batatas” e que as suas flores emitem um “cheiro rosa almiscarado” que se intensifica quando a temperatura está mais quente.

Além desta orquídea, investigadores e colaboradores da RBG Kew descreveram, só este ano, mais de 150 novas plantas e fungos. “Num ano tão desafiador e difícil, é emocionante ver a ciência botânica e micológica a prosperar, com uma longa lista de espécies novas e incríveis a serem documentadas pelos nossos colaboradores em todo o mundo”, disse Martin Cheek, botânico da RBG Kew e cientista sénior do departamento de Identificação e Nomenclatura.

“No entanto, a desoladora realidade que enfrentamos não pode ser subestimada: com duas em cada cinco plantas ameaçadas de extinção, é uma corrida contra o tempo para encontrar, identificar, nomear e conservar as plantas antes que desapareçam”, alertou.

  Filipa Mesquita, ZAP //

 

 

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Mais de 1,6 milhões de portugueses vivem com menos de 540 euros por mês

Mais de 1,6 milhões de portugueses vivem abaixo do limiar da pobreza, ou seja, com menos de 540 euros por mês, uma realidade que afeta famílias numerosas, mas também quem vive sozinho, idosos, crianças, estudantes …

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira

"Subida do salário mínimo é para manter", diz Siza Vieira

O ministro da Economia destaca que a trajetória do aumento do salário mínimo nacional "é para manter", assegurando que a meta é que este suba até aos 750 euros em 2023. Em entrevista ao semanário Expresso, …

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

Cabo Verde extraditou Alex Saab para os Estados Unidos

O empresário Alex Saab, considerado pelos Estados Unidos testa-de-ferro do Presidente da Venezuela deixou a ilha do Sal, este sábado, em cumprimento do pedido de extradição das autoridades norte-americanas. "Isto configura um rapto. Foi novamente raptado", …

Nove mortes e mais 465 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, este domingo, mais nove mortes e 465 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 465 novos …

O O primeiro-ministro, António Costa

Governo quer reunir com todos os partidos e solicitou ao Bloco os termos de acordo escrito

O Governo quer reunir-se com todos os partidos com quem tem negociado a viabilização do Orçamento do Estado e solicitou ao Bloco de Esquerda que envie o conteúdo e os termos do acordo escrito proposto. Estas …

No Japão, o suicídio entre crianças atingiu um número recorde

Segundo um relatório divulgado pelas autoridades japonesas, o receio de uma infeção pelo novo coronavírus foi a justificação mais invocada por crianças e jovens para faltarem às aulas durante um longo período de tempo. Durante o …

Com uma nova subida de preços na segunda-feira, portugueses correm às bombas

Com o anúncio do Governo da redução do ISP, e um possível aumento do preço dos combustíveis já na próxima semana, os portugueses estão a aproveitar o fim-de-semana para abastecer. Na sexta-feira, o Governo anunciou a …

O candidato às eleições presidenciais das Filipinas Ferdinand Marcos Jr.

Ferdinand-Duterte: Eleições filipinas podem pôr duas dinastias frente-a-frente (ou lado a lado)

Ferdinand Marcos Jr. é filho de um antigo ditador filipino. Agora é candidato às eleições presidenciais e poderá enfrentar a filha de Rodrigo Duterte, Sara, ou até aliar-se a ela. Ainda faltam mais de seis meses …

Recuperados da covid-19 vão poder tomar segunda dose se for preciso para viajar

A diretora-geral da Saúde revelou, este sábado, que os recuperados da covid-19 vão agora poder tomar uma segunda dose da vacina, caso seja preciso para poderem viajar. Esta semana, o Jornal de Notícias tinha avançado que …

Líder do PCP diz que problemas do país "não se resolvem com dramatizações"

O secretário-geral do PCP defendeu, este sábado, que os problemas do país "não se resolvem com dramatizações ou com o agigantar de dificuldades sobre o futuro", numa crítica ao Governo. Num discurso de quase 30 minutos …