Descoberta origem de quase 200 mil asteróides

Grande parte dos asteróides que se encontram no cinturão entre Marte e Júpiter são fragmentos de cinco ou seis planetas antigos, que foram dissolvidos quando o Sistema Solar estava ainda no início da sua formação. 

Estas são conclusões de um novo estudo conduzido por uma equipa de instigadores da Universidade da Florida, nos EUA, que foi publicado esta segunda-feira na revista Nature.

A investigação aponta que 85% dos 200 mil asteróides que orbitam entre Marte e Júpiter tiveram sua origem em planetesimais, ou protoplanetas, que são considerados os “precursores” dos planetas que giram em torno do Sol – e os outros 15% podem pertencer ao mesmo grupo de corpos rochosos.

Segundo Stanley Dermott, o autor principal do estudo, esta pesquisa é importante para entender a história e os materiais que formaram os asteróides, mas também para ajudar a proteger a Terra de meteoritos, ou seja, de pedaços de corpos extraterrestres como asteróides, planetas e cometas.

“Esses corpos largos orbitam próximos da Terra, então claro que estamos muito preocupados com a quantidade de corpos existentes e que tipo de material é que os forma”, explicou Dermot em declarações à agência ANSA.

“Se algum dia um destes asteróides cair na Terra – e nós queremos evitar isso – precisamos saber mais sobre a sua natureza”, acrescentou.

A pesquisa também demonstrou que o tipo de órbita de um asteróide depende das suas dimensões, sugerindo que “as diferenças vistas nos meteoritos encontrados na superfície da Terra dependem das mudanças evolutivas verificadas nestes planetas que existiram há mais de 4 mil milhões de anos”.

“Não ficarei surpreso se conseguirmos identificar as origens de todos os asteróides, não apenas os que estão no centro do cinturão de asteróides. Conhecer a evolução dos corpos que formaram o nosso Sistema Solar pode ajudar-nos a dar resposta a perguntas sobre como podem existir planetas como a Terra no universo”, concluiu Dermott.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting tenta redenção em Dortmund, FC Porto recebe carrasco Liverpool

Sporting e FC Porto têm hoje duelos de elevado grau de dificuldade na segunda jornada da Liga dos Campeões de futebol, com os ‘leões’ a viajarem até Dortmund e os ‘dragões’ a receberem o Liverpool. Na …

Sem sucesso na Europa, Olunga é o diamante de Luís Castro (e leva sete golos em dois jogos)

Com uma passagem sem sucesso pelo Girona, Michael Olunga é um marcador prolífico na Ásia, onde é treinado por Luís Castro e onde leva sete golos em dois jogos. O jogo entre o Al-Duhail e o …

Nuno Freitas demite-se da presidência da CP

Nuno Freitas irá deixar o cargo de presidente da CP a 1 de outubro, sexta-feira. O engenheiro, que terminava o mandato dentro de três meses, pediu à tutela para sair mais cedo da empresa por …

Operação Marquês. MP entrega recurso, mas Sócrates diz que o prazo "excepcionalérrimo" já acabou

O prazo para o MP avançar com o recurso acabou no dia 23, mas os procuradores entregaram os documentos esta terça-feira, nos três dias úteis adicionais que geralmente são concedidos. No entanto, a defesa de …

Chegou ao fim a "missão espinhosa coroada de sucesso" da task force

A task force responsável pelo plano de vacinação contra a covid-19 confirmou, esta terça-feira, o fim da missão no contexto da pandemia e a transição para um núcleo de coordenação. Tal como tinha sido avançado pelo …

Pizzi nunca jogou tão pouco como esta época

Nunca Pizzi jogou tão pouco como esta temporada ao serviço do SL Benfica. O médio era uma das peças mais importantes do plantel, mas tem vindo a perder relevância. "Ele não tem entrado tanto de início, …

Marcelo recusa crises políticas e defende discussão de reforma do Estado até às legislativas de 2023

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu esta segunda-feira que o país deve manter-se livre de crises políticas até 2023, mas considera difícil deixar de se fazer uma discussão sobre a reforma do …

Arqueólogos encontram o primeiro geoglifo do mundo em forma de touro

Um geoglifo em forma de touro foi encontrado num sítio arqueológico localizado no sul da Sibéria, informou o Instituto de História e Cultura Material da Academia de Ciências da Rússia. Apesar do touro ser um símbolo …

"O BE teve um mau resultado." Catarina Martins assume derrota, mas deixa aviso a Moedas

No day after, e já com a notícia consolidada da vitória de Carlos Moedas em Lisboa, Catarina Martins não hesitou em assumir a derrota do Bloco de Esquerda. Lisboa era a Câmara mais relevante para o …

Voto útil pode explicar vitória de Moedas (que precisa da esquerda para governar Lisboa)

Carlos Moedas está forçado a fazer acordos para governar a Câmara de Lisboa que tem uma maioria de esquerda de 10 vereadores contra 7 dos partidos à direita. O novo autarca da capital já disse …