Descoberta origem de quase 200 mil asteróides

Grande parte dos asteróides que se encontram no cinturão entre Marte e Júpiter são fragmentos de cinco ou seis planetas antigos, que foram dissolvidos quando o Sistema Solar estava ainda no início da sua formação. 

Estas são conclusões de um novo estudo conduzido por uma equipa de instigadores da Universidade da Florida, nos EUA, que foi publicado esta segunda-feira na revista Nature.

A investigação aponta que 85% dos 200 mil asteróides que orbitam entre Marte e Júpiter tiveram sua origem em planetesimais, ou protoplanetas, que são considerados os “precursores” dos planetas que giram em torno do Sol – e os outros 15% podem pertencer ao mesmo grupo de corpos rochosos.

Segundo Stanley Dermott, o autor principal do estudo, esta pesquisa é importante para entender a história e os materiais que formaram os asteróides, mas também para ajudar a proteger a Terra de meteoritos, ou seja, de pedaços de corpos extraterrestres como asteróides, planetas e cometas.

“Esses corpos largos orbitam próximos da Terra, então claro que estamos muito preocupados com a quantidade de corpos existentes e que tipo de material é que os forma”, explicou Dermot em declarações à agência ANSA.

“Se algum dia um destes asteróides cair na Terra – e nós queremos evitar isso – precisamos saber mais sobre a sua natureza”, acrescentou.

A pesquisa também demonstrou que o tipo de órbita de um asteróide depende das suas dimensões, sugerindo que “as diferenças vistas nos meteoritos encontrados na superfície da Terra dependem das mudanças evolutivas verificadas nestes planetas que existiram há mais de 4 mil milhões de anos”.

“Não ficarei surpreso se conseguirmos identificar as origens de todos os asteróides, não apenas os que estão no centro do cinturão de asteróides. Conhecer a evolução dos corpos que formaram o nosso Sistema Solar pode ajudar-nos a dar resposta a perguntas sobre como podem existir planetas como a Terra no universo”, concluiu Dermott.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Em 100 anos, não foram encontradas grandes diferenças entre cérebros de homens e mulheres

Em mais de 100 anos de estudos, diferentes equipas de investigadores não encontraram grandes diferenças entre cérebros de homens e mulheres. Desde o século XIX, que se procuram diferenças nos cérebros de homens e mulheres. Gustave …

Há uma galáxia semelhante à Via Láctea no Universo primitivo. É uma "arca do tesouro"

Uma equipa de astrónomos observou uma galáxia muito distante e, consequentemente, muito jovem, semelhante à Via Láctea. A galáxia está tão distante que a sua luz demorou mais de 12 mil milhões de anos a …

O trilionário asteróide Psyche pode ser o resto de um planeta que nunca se formou totalmente

Um novo estudo revela que o trilionário asteróide metálico Psyche se trata do remanescente de um núcleo planetário, que foi destruído durante a fase de acreção, o que fez com que o planeta nunca se …

Disney+ lança subscrição antecipada com desconto

A Disney+ acaba de lançar uma subscrição anual antecipada para Portugal. É possível subscrever o serviço de streaming a partir desta quinta-feira (13), por um preço reduzido. “Os fãs vão poder subscrever o Disney+ em Portugal …

Nasceu a primeira lula editada geneticamente

Uma equipa de cientistas recorreu à ferramenta de edição genética CRISPR para criar a primeira lula modificada geneticamente. Este avanço pode ajudar no estudo de doenças neurodegenerativas. As lulas são um dos animais mais inteligentes do …

O robô humanóide Pepper tem uma nova missão: garantir que toda a gente usa máscara

O robô humanóide Pepper já faz atendimento ao cliente, fornecimento de informações em estações de comboio, venda de smartphones e anotação de pedidos na Pizza Hut. Agora, tem uma nova missão de saúde pública: determinar …

Leipzig 2-1 Atlético | Alemães ganham asas e passam às “meias”

O 2.º semi-finalista desta edição da Liga dos Campeões está encontrado. Na noite desta quinta-feira em Alvalade, o Leipzig venceu o Atlético de Madrid por 2-1 e assegurou uma presença inédita nas meias-finais da prova …

EUA apreendem 1,6 milhões de euros em criptomoedas de organizações terroristas

O Departamento da Justiça dos Estados Unidos apreendeu 2 milhões de dólares (1,6 milhões de euros) em contas de criptomoedas que vários grupos, incluindo a Al-Qaida e o grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico (EI), utilizavam para …

"Janelas de Vinho". Itália ressuscita tradição do tempo da peste

Centenas de bares e restaurantes italianos "ressuscitaram" a tradição antiga das chamadas "Janelas de Vinho" durante a pandemia de covid-19, tentando assim servir os seus clientes com o mínimo contacto pessoal. A tradição remonta aos …

Um dos maiores telescópios do mundo ficou gravemente danificado devido a um cabo partido

O radiotelescópio de Arecibo, um ícone da busca para entender o Universo, sofreu graves danos como resultado do rompimento de um cabo. A causa da quebra e quanto tempo o telescópio demorará a ser consertado …