Descoberta genética pode ajudar a salvar gatos com problemas cardíacos

Uma equipa de veterinários descobriu que o ADN de um gato altera a forma como este responde a um medicamento que pode salvar a sua vida em caso de cardiomiopatia hipertrófica, ou CMH, uma doença cardíaca que afeta 1 em cada 7 gatos.

A cardiomiopatia hipertrófica é composta por um conjunto de doenças cardíacas em que as paredes dos ventrículos (as duas câmaras inferiores do coração) se tornam espessas e rígidas.

Também nos gatos, a CMH faz com que os seus músculos cardíacos fiquem mais espessos. À medida que a condição piora, os felinos podem formar coágulos sanguíneos no coração que podem se desalojar e causar dor extrema, angústia e até morte súbita.



Nestes casos, o Clopidogrel é um dos medicamentos mais prescritos para prevenir coágulos sanguíneos em gatos com CMH.

Contudo, surgiu uma preocupação: “Estávamos constantemente a observar gatos que, apesar de estarem a tomar clopidogrel, ainda estavam a formar coágulos sanguíneos”, referiu o autor principal do estudo, Josh Stern.

Esta conclusão fez com que a equipa de Stern iniciasse pesquisas para identificar mutações que pareciam importantes. Os dados mostraram que quase 20% dos gatos apresentaram resistência à terapia de clopidogrel, amplamente utilizada por médicos em todo o mundo.

“Este estudo serviu para descobrir por que razão alguns gatos não respondiam como esperado à terapia com clopidogrel e acabou por nos conduzir a uma prescrição mais eficaz”, revelou Stern.

Os investigadores, escreve o EurekAlert, começaram por realizar um ensaio clínico em gatos com CMH, seno que este passava por administrar clopidogrel aos animais durante 14 dias, testando-os posteriormente.

Desta forma, a equipa conseguiu perceber se as mutações genéticas que identificaram eram responsáveis ​​pela redução da eficácia do medicamento.

“O resultado final é a capacidade de usar um teste genético simples para tomar uma decisão informada sobre qual terapia medicamentosa pode ser a melhor para prevenir coágulos sanguíneos em gatos com CMH”, disse Stern.

Embora testes como este ainda não estejam disponíveis comercialmente, os especialistas esperam que, eventualmente, os veterinários sejam capazes de testar rapidamente gatos com CMH para essas mutações, enquanto estão a tomar decisões de prescrição.

“Estamos muito entusiasmados por nos aproximarmos desta era em que a medicina personalizada ou de precisão em animais pode alcançar a medicina de precisão em humanos”, afirmou o co-autor Ronald Li.

“Assim como não podemos esperar que todos os humanos respondam à medicação da mesma maneira, também não podemos esperar que todos os gatos respondam da mesma maneira”, acrescentou.

O estudo foi publicado na revista Scientific Reports.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Buraco na camada de ozono ultrapassa o tamanho da Antártida

A dimensão do buraco na camada de ozono no hemisfério sul ultrapassou o tamanho da Antártida, continente com cerca de 14 milhões de quilómetros quadrados, anunciou hoje o serviço europeu Copernicus, de monitorização da atmosfera. “O …

Políticos e especialistas querem legalizar canábis (com impostos para prevenir o consumo)

Um grupo de 65 personalidades, entre especialistas médicos e ex-ministros, apela à legalização da canábis, considerando que é a melhor forma de prevenir o consumo desta droga, nomeadamente através dos impostos aplicados ao sector. Esta carta …

Mais 1062 casos e seis mortes por covid-19. Internamentos continuam em queda

Há actualmente 497 doentes internados, menos 30 pessoas do que no último balanço. Mais seis pessoas morreram de covid-19 nas últimas 24 horas. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais seis mortes e mais 1062 casos …

Crescimento sustentado da economia dá margem ao Governo nas negociações para OE

Governo tem a seu favor uma evolução positiva das receitas fiscais, o que lhe deverá permitir metas mais ambiciosas de redução do défice ou, em alternativa, assumir mais medidas com impacto negativo no orçamento. O crescimento …

Portugal contratou mais professores, mas salários baixaram

Em ano de pandemia, um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) mostra as diferenças que existem nas carreiras dos professores na Europa e em Portugal. O reforço do número de professores no …

Afinal, a crise no transporte marítimo mundial não vai estragar o Natal - pelo menos em Portugal

O transporte de mercadorias está a desacelerar na Ásia e o aumento dos custos está a causar uma onda preocupação na distribuição. Porém, o problema não se deverá fazer sentir na época de Natal. A falta …

Líder do Estado Islâmico no Grande Saara morto por forças francesas

O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou esta madrugada que o líder do grupo terrorista "Estado Islâmico no Grande Saara" (EIGS), Adnan Abu Walid Sahraoui, foi "neutralizado" por forças militares francesas. "Trata-se de um novo grande sucesso …

Portugal vai ser o país europeu com mais escalões de IRS

Com o desdobramento do terceiro e do sexto escalão de IRS, Portugal será, a par do Luxemburgo, o país europeu com mais níveis na tabela de taxas de imposto. As mexidas nos escalões de IRS já …

Fisco enviou 50 mil notificações de IUC indevidas e vai anulá-las

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) identificou o envio de cerca de 50 mil notificações indevidas para pagamento do IUC, que serão anuladas. A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) identificou o envio de cerca de 50 …

A dança das cadeiras de Boris está a ser interpretada como uma preparação das próximas eleições

A remodelação governamental que Boris Johnson levou a cabo esta quarta-feira está a ser lida como uma preparação para as próximas eleições, ainda que o calendário político não exija uma ida às urnas antes de …