Descoberta fortaleza milenar no Egito que “guardava” elefantes de guerra

Uma equipa de arqueólogos descobriu um fortaleza com 2300 anos que protegia um antigo porto chamado “Berenike” no Egito, na costa do Mar Vermelho.

De acordo com os arqueólogos, que fazem parte de uma expedição da Polónia, a fortaleza foi construída durante a Dinastia Ptolomaica, época em que o Egito foi governado por uma série de generais após a morte de Alexandre, o Grande. Durante esta dinastia, a construção de fortificações foi bastante considerável.

“Uma linha dupla de muralhas protegia a parte ocidental da fortaleza, enquanto uma única linha bastava para o leste e norte. Torres quadradas foram construídas nos cantos e em lugares estratégicos onde as secções das paredes se conectavam”, escreveram os arqueólogos Marek Woźniak e Joanna Rądkowska num artigo publicado no início de dezembro online na revista Antiquity.

A parte ocidental do forte, que consiste em paredes duplas, está voltada para o interior, sugerindo que os defensores estavam particularmente preocupados com um ataque vindo daquela direção, explicou Woźniak, do Centro de Arqueologia Mediterrânea da Universidade de Varsóvia, na Polónia, em declarações ao portal Live Science.

A maior e mais fortificada parte da fortaleza de Berenike é um complexo que mede cerca de 160 metros de comprimento e 80 metros de largura e consiste em “três grandes pátios e várias estruturas associadas, formando um complexo fortificado fechado com lojas e oficinas”, descreve a publicação.

Contudo, o aspeto mais impressionante da fortaleza, apontou Woźniak, é sua arquitetura “monumental, bem-feita, coberta e protegida pelas areias. É incrível”, disse o arqueólogo.

No interior da fortaleza, os arqueólogos encontraram um poço bem cortado e uma série de condutas e piscinas que recolhiam, armazenavam e distribuíam quer as águas subterrâneas como as águas da chuva. “As duas maiores piscinas podem ter uma capacidade total de mais de 17.000 litros”, escreveram. O fato da água das chuvas ter sido drenada e recolhida sugere que Berenike tinha “um clima mais húmido”, frisaram.

No lado sul da muralha, numa antiga lixeira, os arqueólogos descobriram ainda figuras de terracota, moedas e fragmentos de um crânio de elefante.

S.E. Sidebotham

Fragmentos de um crânio de elefante encontrados na fortaleza

“Curiosamente, parece que os administradores de [Berenike] consideraram que as eram fortificações desnecessárias. Algumas delas foram destruída após um período muito curto de existência”, acrescentou Woźniak, dando ainda conta que não foram encontradas evidências de qualquer ataque a Berenike.

O arqueólogo revelou ainda que os Ptolomeus construíram cidades fortificadas e fortalezas perto das fronteiras do seu reino, uma vez que estes não sabiam como é que os habitantes locais que viviam nas fronteiras reagiram à sua presença.

Ponto de comércio antigo

Segundo Woźniak, há registos históricos que indicam que Berenike fazia parte de uma cadeia de portos construída ao longo do Mar Vermelho para ajudar a fornecer elefantes de guerra ao exército dos Ptolomeus. Em 2014, a pesquisa genética revelou que os Ptolomeus importaram, provavelmente, os seus elefantes da Eritreia, na África Oriental.

Depois de Roma ter assumido o Egito em 30 a.C., o comércio expandiu-se em Berenike e o porto tornou-se num importante centro de comércio. Do primeiro ao sexto século d.C., as evidências sugerem que os laços comerciais se estenderam da Grécia e Itália ao sul da Arábia, Índia, Península Malaia, Etiópia e África Oriental, escreveram os investigadores.

PARTILHAR

RESPONDER

Bolsonaro critica "ataques injustificados" sobre a desflorestação da Amazónia

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, considerou durante a cimeira virtual do G20, que as críticas sobre o aumento da desflorestação são "ataques injustificados" e "demagógicos" que surgem de países "menos competitivos". “Eu apresento factos, dados …

Dois novos casos de legionella diagnosticados no Grande Porto

Mais duas pessoas foram diagnosticadas com legionella, esta segunda-feira, na região do Grande Porto, elevando para 87 o número de casos identificados desde o início do surto. Fonte da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte) …

Reformaram-se 1.649 professores este ano. É o valor mais alto desde 2013

Este ano, reformaram-se mais 1.649 professores em Portugal continental. É o valor mais alto dos últimos sete anos. De acordo com o Correio da Manhã, entre janeiro e dezembro deste ano, aposentaram-se 1.649 professores em Portugal …

Já foram assassinadas 30 mulheres este ano, metade por violência doméstica

O Observatório das Mulheres Assassinadas (OMA) contabilizou 30 mulheres assassinadas entre 1 de janeiro e o dia 15 de novembro, 16 das quais em contexto de relações de intimidade, um valor abaixo das 21 registadas …

Netanyahu terá visitado Arábia Saudita (e reunido com Mike Pompeo e o príncipe herdeiro em segredo)

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, terá viajado no domingo em segredo à Arábia Saudita para se encontrar com o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman, divulgaram esta segunda-feira vários meios de comunicação de Israel. De acordo …

Arguidos no processo da queda da árvore na Madeira vão a julgamento

O Tribunal da Comarca da Madeira decidiu, esta segunda-feira, após a fase de instrução, levar a julgamento os dois arguidos no caso da queda da árvore no Funchal que, em agosto de 2017, provocou a …

Ausência de máscara na via pública dá multa a pelo menos 7 pessoas por dia

Entre 28 de outubro e 16 de novembro, a GNR e a PSP aplicaram 825 coimas por incumprimento relativo ao uso de máscara, sendo que mais de 130 foram por falta dela na via pública. De …

França cria "crime de ecocídio" para punir danos graves ao ambiente

A ministra da Transição Ecológica, Barbara Pompili, e o ministro da Justiça de França, Eric Dupont-Moretti, anunciaram a criação do "crime de ecocídio", que visa prevenir e punir os danos graves ao ambiente. Ao Journal du Dimanche, explicaram …

BCE reitera que retoma económica só em 2022 (e "enfraquecida")

Para Philip Lane, economista-chefe do Banco Central Europeu, a vacina traz uma perspetiva para o final do próximo ano e para 2022, mas não para os próximos seis meses. O economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), …

Ventura notificado para apresentar defesa em processo por discriminação

A Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial (CICDR) notificou André Ventura para apresentar a sua defesa na sequência de alegadas declarações de carácter discriminatório em relação à etnia cigana no Facebook. A comissão …