Descoberta inédita mostra todas as formigas de uma colónia a fingir que estão mortas

(dr) PIxabay

É a primeira vez que uma equipa de cientistas observa uma colónia inteira de formigas a fingir que está morta.

Um novo estudo publicado na Australian Journal of Zoology relata a descoberta inédita de uma colónia inteira de formigas a fingir que estava morta para evitar ser comida.

A descoberta foi feita por investigadores australianos que estavam a verificar gambás pigmeus e ninhos de morcegos e encontraram a colónia a fingir estar morta. As formigas estavam tão paradas que a equipa acreditou que os animais estavam mesmo todos mortos até uma das formigas se mexer.

O mimetismo foi perfeito. Quando abrimos a caixa, vimos todas estas formigas mortas… e então uma moveu-se levemente. Esse tipo de imobilidade defensiva é conhecido apenas entre algumas espécies de formigas – em indivíduos ou castas específicas – mas não sabemos de outras instâncias em que foi observada em colónias inteiras”, disse o professor associado S. “Topa” Petit num comunicado.

Várias espécies de animais, tipicamente mamíferos, usam esta estratégia para escapar aos predadores. Nos insetos, estas técnicas só costumam ser vistas em indivíduos e não em colónias inteiras.

A descoberta foi feita na Ilha dos Cangurus, que foi severamente afetada pelos grandes incêndios florestais que arrasaram a Austrália em 2019 e 2020. A equipa acredita que as formigas estão à procura de novos locais para criar ninhos após a destruição causada pelas chamas. Os cientistas repararam ainda que as formigas obstruíram as entradas dos ninhos com matéria orgânica, possivelmente como uma defesa adicional contra os predadores.

“Em algumas das caixas que tinham colónias de Polyrhachis femorata, alguns indivíduos demoraram a parar de se mexer e outros não pararam. Os gatilhos para o comportamento são difíceis de entender”, continuou Petit.

A equipa não tem a certeza sobre o que motiva este comportamento, mas acredita que a explicação mais lógica é que as forigas estavam a fingir estar mortas. Esta técnica terá mais sucesso com colónias mais pequenas, dado que há uma maior probabilidade de uma das formigas se mexer e arruinar o disfarce se a colónia for grande.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.