/

Descoberta uma fonte batismal oculta no local onde Jesus terá nascido

Arqueólogos encontraram uma fonte batismal oculta dentro de outra fonte batismal na Basílica da Natividade – um edifício Património Mundial, que se acredita ser o local de nascimento de Jesus na cidade de Belém, na Cisjordânia.

Numa conferência de imprensa no início da semana passada, Ziad al-Bandak, líder da comissão encarregada de restaurar a famosa igreja, anunciou que os arqueólogos descobriram uma pia batismal – uma bacia de água usada para batismos – oculta que data do século VI ou VII, dentro de outra pia batismal mais antiga, informou o site de notícias palestino Wafa.pn.

De acordo com al-Bandak, a fonte recém-descoberta parece ser feita do mesmo tipo de pedra que as colunas da igreja, o que significa que pode ser quase tão antiga como a própria igreja, que data do século IV.

Não há detalhes disponíveis sobre o objeto, mas al-Bandak observou que especialistas do Ministério Palestino do Turismo e Antiguidades e peritos estrangeiros foram convidados a estudar a fonte e ter uma melhor noção da história da igreja.

A Igreja da Natividade está em restauro desde 2013, e o projeto já encontrou alguns tesouros inesperados, incluindo um mosaico de anjos bizantinos descoberto por investigadores italianos em 2016.

Originalmente encomendada por volta do ano 326, a igreja fica no topo de uma gruta que é tradicionalmente considerada, desde o século II, o local de nascimento de Jesus. A igreja permanece aberta durante as obras de renovação, continuando a atrair peregrinos e turistas de todo o mundo.

A cerimónia oficial de final dos trabalhos de restauro, planeada para novembro deste ano, foi adiada para maio do próximo ano ou início de junho, para permitir a presença das três igrejas responsáveis pela Igreja da Natividade – a Igreja Artodoxa Grega, a Custódia da Terra Santa, e a Igreja Ortodoxa Arménia.

Esta descoberta contribuirá, de acordo com al-Bandak, para aumentar o conhecimento sobre a história e a importância da Igreja, que é uma parte relevante do passado e da história da Palestina, através dos diferentes períodos da história.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.