Descoberta fábrica clandestina de álcool ligada a Al Capone. Estava escondida numa floresta dos EUA

Uma equipa de arqueólogos da Universidade do Tennessee, nos Estados Unidos, descobriu os restos de uma aparente fábrica clandestina ligada ao lendário gangster norte-americano Al Capone, onde álcool ilegal era produzido durante um período da Lei Seca na década de 1920.

De acordo com o Charleston Post Courier, uma equipa de arqueólogos encontrou os restos de uma aparente fábrica clandestina ligada ao lendário gangster americano Al Capone, onde álcool ilegal era produzido durante um período da Lei Seca ou da Proibição na década de 1920.

No local, localizado no coração da Floresta Nacional Francis Marion, na Carolina do Sul, foram encontrados blocos de cimento, barris, uma mangueira de jardim e outros artefactos usados ​​na destilação de bebidas alcoólicas.

Além disso, os especialistas descobriram um poço de quase quatro metros, além de chapas, suprimentos de carvão e diversos elementos usados ​​para aquecer o líquido com o auxílio de um alambique.

As instalações ficam próximas da antiga casa de Benjamin Villeponteaux, cúmplice de Al Capone no negócio de contrabando de bebidas alcoólicas, que teria operado a fábrica clandestina há cerca de 100 anos.

Especialistas estimam que, depois que Villeponteaux ter sido morto num tiroteio, a fábrica continuou a operar nas mãos de contrabandistas rivais.

Durante a proibição da venda, a área, conhecida como Hell Hole Swamp, ficou famosa por ser um dos principais pontos de produção de álcool ilegal. De acordo com o relatório, o próprio Al Capone visitava com frequência as instalações a bordo de uma luxuosa limusina para supervisionar os negócios.

Al Capone, que nasceu em 1899, foi um homem de negócios e gangster que liderou um grupo criminoso que geria diversas atividades criminosas, como apostas, agiotagem, prostituição e, principalmente, comércio e contrabando de bebidas durante a era da Lei Seca, que vigorou nos Estados Unidos nas décadas de 1920 e 1930.

Durante a Lei Seca, a fabricação, transporte e venda de bebidas alcoólicas para consumo foram banidas nos Estados Unidos.

Cofundador do Chicago Outfit, é considerado por muitos como o maior gangster da história americana. Capone era conhecido no seu círculo íntimo pelo apelido de Scarface (“Cara de Cicatriz”), devido a uma cicatriz que tinha no rosto.

Apesar das suas extensas atividades criminosas, Capone conseguiu escapar das autoridades durante muitos anos. Porém, em 1931, foi preso por evasão fiscal e condenado a 11 anos de prisão. Na cadeia, a sua saúde foi-se deteriorando, especialmente devido a sífilis e, após oito anos atrás das grades, foi solto. Capone faleceu em janeiro de 1947.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Catarina Martins diz que "PS é muito permeável ao poder económico"

Apesar de afastar uma coligação pré-eleitoral com o PS em Lisboa, Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda, admite que o partido está disponível para dialogar com António Costa, mas sem "chantagens". Em entrevista ao Público …

AstraZeneca reduz risco de hospitalização de idosos. Cuba tem nova vacina (e pode envolver 3 doses)

A injeção de uma dose da vacina AstraZeneca/Oxford contra a covid-19 permite reduzir em mais de três quartos o risco de hospitalização de idosos com mais de 80 anos, conclui um estudo britânico. Os resultados, ainda …

Altice abre porta de saída a dois mil trabalhadores

O CCO da Altice Portugal anunciou o arranque, esta quinta-feira, da segunda fase do programa de rescisões voluntárias Pessoa, podendo abranger até cerca de dois mil funcionários. Em entrevista ao Diário de Notícias, João Zúquete da …

Sporting e Rúben Amorim em negociações para a renovação do contrato

O Sporting e o treinador já estão em negociações para a renovação do contrato, que deverá fazer aumentar a cláusula de rescisão dos 20 para os 30 milhões de euros. Faz esta sexta-feira um ano que …

Equipa nomeada para fiscalizar Segredo de Estado só divulgou um relatório em seis anos

O PS admitiu que o Parlamento deve ponderar a utilidade, passados seis anos sobre a sua criação, da Entidade Fiscalizadora do Segredo de Estado. Até hoje, só divulgou publicamente um relatório, o de 2017 O PS …

United pode impedir Bruno Fernandes de vir à Seleção

Klopp já disse que não vai autorizar que jogadores se apresentam à Seleção se tiverem de cumprir quarentena e Solskjaer pondera fazer o mesmo. Bruno Fernandes e Diogo Jota estão em risco. "Não faz sentido perder …

Formar e atrair professores. CNE quer (mais) verbas da “bazuca” para a educação

O Plano de Recuperação e Resiliência tem gerado alguma controvérsia devido ao planeamento dos fundos que o Governo apresentou. Agora, é a vez da CNE pedir mais verbas de modo a formar e atrair mais …

Santos Silva: "Não estamos a discutir um certificado de vacinação na UE"

O ministro dos Negócios Estrangeiros clarificou, esta quarta-feira, que o livre-trânsito digital sobre o qual a Comissão Europeia está a trabalhar "não é um certificado de vacinação no sentido próprio" que descarte a manutenção das …

Cristiano Ronaldo volta a marcar e alcança marco único

Naquele que foi o seu 600.º jogo de campeonato, Cristiano Ronaldo voltou a marcar, alcançando mais um marco único na história do futebol. A Juventus venceu o Spezia, por 3-0, com o internacional português a marcar …

Agência Europeia do Medicamento inicia análise da vacina russa Sputnik V

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) anunciou, esta quinta-feira, ter iniciado uma "análise contínua" da vacina russa contra a covid-19, para determinar a sua conformidade com os requisitos da UE em matéria de eficácia, segurança …