Descoberta em Jerusalém moeda excepcional do tempo do imperador Nero

Shimon Gibson / UNC Charlotte

Moeda romana do tempo do Imperador Nero datada de 56 d.C. foi descoberta em Jerusalém.

Uma equipa de arqueólogos encontrou uma moeda do tempo do imperador romano Nero, durante escavações realizadas em Jerusalém. Um achado raro com quase dois mil anos que data de antes da destruição da cidade sagrada às mãos dos romanos.

Feita de ouro e com a imagem do imperador Nero no centro, esta moeda data de 56 ou 57 d.C., cerca de 13 anos antes de os romanos terem destruído Jerusalém, reporta a Universidade da Carolina do Norte (UNCs), nos EUA.

O arqueólogo Shimon Gibson, investigador da UNC que liderou as escavações, afirma trata-se de uma “moeda excepcional porque é a primeira vez que uma moeda deste tipo aparece numa escavação científica em Jerusalém“, explica.

“Moedas deste tipo só se encontram, habitualmente, em colecções privadas, onde não temos evidência clara quanto ao lugar de origem”, acrescenta Gibson.

Foi encontrada no Monte Zion, em Jerusalém, num local que se acredita ter albergado as casas dos judeus ricos do Século I.

Estes habitantes antigos do sítio seriam, provavelmente, elementos do clero, vaticinam os investigadores, que também encontraram vestígios dos quartos de uma grande mansão e de uma piscina ritual judia (mikveh).

A moeda pode ter sido perdida no meio dos saques que ocorreram quando Jerusalém foi destruída pelas legiões de soldados romanos comandadas pelo general Titus, em 70 d.C., aponta Gibson.

“É uma peça valiosa de propriedade pessoal e não teria sido deitada fora como lixo ou casualmente deixada cair. É concebível que tenha acabado fora destas estruturas no caos que aconteceu quando esta área foi destruída”, sublinha o arqueólogo.

O texto em redor da face da moeda, onde está inscrita a cara de Nero enquanto jovem imperador, diz “Nero Caesar AVG IMP“.

Na parte de trás surge uma grinalda de carvalho com as letras “EX S C” e a inscrição “PONTIF MAX TR P III“.

Nero esteve no poder entre 54 e 68 d.C. e era considerado um tirano que terá ordenado o assassinato da própria mãe e provocado o grande incêndio de 64 d.C. que devastou Roma.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Após 2 anos preso, Pedro Dias assume três homicídios e diz-se arrependido

Pedro Dias, conhecido pelos homicídios de Aguiar da Beira, manifesta-se arrependido pelos crimes por que foi condenado a 25 anos de prisão, após cumprir dois anos da pena. Um arrependimento que é também um assumir …

Orçamento da UE. Proposta agrava corte de Portugal na coesão em 2 mil milhões

A proposta do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, prevê um corte de 2 mil milhões de euros no envelope da coesão para Portugal. Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia iniciaram esta …

Russos atormentam Estados Unidos outra vez. Presidenciais são o alvo

Os serviços secretos norte-americanos estão convencidos de que os russos estão, novamente, a tentar influenciar as presidenciais daquele país. Faltam nove meses para as eleições presidenciais norte-americanas, mas já há suspeitas de que os russos estão …

Processo obscuro e pouco transparente. Expansão do Metro do Porto cria mal-estar

O alargamento do Metro do Porto está a criar mal-estar entre algumas autarquias da área Metropolitana do Porto. Os autarcas falam num processo obscuro e pouco transparente. O protocolo para consolidação da expansão da rede de …

Barcelona contrata jogador com o mercado fechado (mas Leganés não pôde fazer o mesmo)

O Barcelona foi autorizado a contratar um jogador com o mercado fechado, mas o pedido do Leganés foi rejeitado. O clube perdeu Braithwaite para o clube catalão. O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do …

Portugueses gastam 160 euros por ano na "epidemia das raspadinhas". 11 vezes mais do que os espanhóis

De acordo com um estudo recente, há cada vez mais pessoas a chegarem aos consultórios médicos com a doença do jogo patológico desencadeada pela raspadinha. Num artigo científico publicado na The Lancet, Pedro Morgado e Daniela …

Direita chega ao jogo das comissões no MB Way. PSD e Chega juntam-se ao PS

O PSD quer alargar serviços dentro das contas de baixo custo e incluir transferências via a aplicação da SIBS. O Chega quer eliminar custos nessas transações. Depois da esquerda, é a vez da direita marcar terreno …

Fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sepultura errada

Numa tentativa de prestar homenagem ao ex-basquetebolista, vários fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sua sepultura. O problema é que o têm na campa de outra pessoa. Quase um mês depois …

Precários das escolas ganham menos 170 euros por mês ao entrarem nos quadros

Nas escolas, os psicólogos que passem a efetivos através do PREVPAP passam a ganhar menos 170 euros por mês. Há outros trabalhadores na mesma situação. Os psicólogos precários que trabalham em escolas passam a ganhar menos …

Numa Liga Europa "aportuguesada", o Sporting foi o único a rugir

O Sporting foi a única equipa portuguesa a conseguir vencer nos 16-avos-de-final da Liga Europa. Benfica, FC Porto e SC Braga saíram derrotados dos seus respetivos jogos. A Liga Europa é casa dos emblemas portugueses esta …