Descoberta em Jerusalém moeda excepcional do tempo do imperador Nero

Shimon Gibson / UNC Charlotte

Moeda romana do tempo do Imperador Nero datada de 56 d.C. foi descoberta em Jerusalém.

Uma equipa de arqueólogos encontrou uma moeda do tempo do imperador romano Nero, durante escavações realizadas em Jerusalém. Um achado raro com quase dois mil anos que data de antes da destruição da cidade sagrada às mãos dos romanos.

Feita de ouro e com a imagem do imperador Nero no centro, esta moeda data de 56 ou 57 d.C., cerca de 13 anos antes de os romanos terem destruído Jerusalém, reporta a Universidade da Carolina do Norte (UNCs), nos EUA.

O arqueólogo Shimon Gibson, investigador da UNC que liderou as escavações, afirma trata-se de uma “moeda excepcional porque é a primeira vez que uma moeda deste tipo aparece numa escavação científica em Jerusalém“, explica.

“Moedas deste tipo só se encontram, habitualmente, em colecções privadas, onde não temos evidência clara quanto ao lugar de origem”, acrescenta Gibson.

Foi encontrada no Monte Zion, em Jerusalém, num local que se acredita ter albergado as casas dos judeus ricos do Século I.

Estes habitantes antigos do sítio seriam, provavelmente, elementos do clero, vaticinam os investigadores, que também encontraram vestígios dos quartos de uma grande mansão e de uma piscina ritual judia (mikveh).

A moeda pode ter sido perdida no meio dos saques que ocorreram quando Jerusalém foi destruída pelas legiões de soldados romanos comandadas pelo general Titus, em 70 d.C., aponta Gibson.

“É uma peça valiosa de propriedade pessoal e não teria sido deitada fora como lixo ou casualmente deixada cair. É concebível que tenha acabado fora destas estruturas no caos que aconteceu quando esta área foi destruída”, sublinha o arqueólogo.

O texto em redor da face da moeda, onde está inscrita a cara de Nero enquanto jovem imperador, diz “Nero Caesar AVG IMP“.

Na parte de trás surge uma grinalda de carvalho com as letras “EX S C” e a inscrição “PONTIF MAX TR P III“.

Nero esteve no poder entre 54 e 68 d.C. e era considerado um tirano que terá ordenado o assassinato da própria mãe e provocado o grande incêndio de 64 d.C. que devastou Roma.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

"Adiem a Liga dos Campeões", pede o Borussia Dortmund

Sorteio está marcado para esta quinta-feira mas Michael Zorc avisa: "Faltam requisitos legais para a fase de grupos arrancar". A fase de grupos da Liga dos Campeões vai começar, pela primeira vez, em outubro. A primeira …

Artista "ressuscita" 54 Imperadores Romanos com ajuda da Inteligência Artificial

Artista canadiano usou um ramo da Inteligência Artificial para criar retratos ultra-realistas de antigos Imperadores Romanos como, por exemplo, Calígula, Nero e Adriano. A aparência física destes antigos Imperadores Romanos foi preservada em centenas de esculturas …

Cantar pode ser uma má ideia durante a pandemia

Uma nova pesquisa revelou que cantar em grupo pode ser perigoso em termos de propagação de patógenos. Esta é só mais uma prova de que 2020 chegou para pôr um travão na diversão. A Universidade de …

Emirados Árabes Unidos anunciam missão espacial à Lua para 2024

Um alto responsável dos Emirados Árabes Unidos disse hoje que o país tenciona enviar para a Lua uma nave com um veículo não tripulado em 2024. O desejo de pisar a lua é uma ambição de …

Exército norte-americano quer ter acesso à rede de satélites da SpaceX

O exército dos Estados Unidos está de olho na Starlink, a constelação de satélites da SpaceX, cujo CEO é o multimilionário Elon Musk e que tem como objetivo levar Internet de banda larga a todos …

Portugal tem cada vez menos água disponível

Portugal tem cada vez menos água disponível e nos próximos cem anos a precipitação em certas regiões do país, como o Algarve, pode sofrer uma redução de até 30%, alertou esta terça-feira a Associação Natureza …

Tel Aviv vai ter estradas elétricas que recarregam autocarros em movimento

Tel Aviv, em Israel, está a trabalhar na criação de estradas elétricas sem fios para carregar e fornecer energia aos transportes públicos da cidade. As estradas elétricas são parte de um programa piloto liderado pelo município …

Suicídio entre militares norte-americanos aumenta 20% em época de covid-19

Os suicídios entre os militares subiram 20% este ano em comparação com o mesmo período de 2019, registando-se um aumento nos incidentes de comportamento violento à medida que as tropas lutam contra a covid-19 e …

Turista apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma. Arrisca ser condenado a prisão

Um turista foi apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma, em Itália, e arrisca ser punido com um até um ano de prisão. De acordo com o diário italiano La Repubblica, o turista, …

Função Pública. Fesap exige subida de remuneração mínima para 693 euros

A Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap) exige que a primeira posição da Tabela Remuneratória Única avance para 693,13 euros em 2021 e uma atualização do subsídio de refeição para seis euros. Estas duas medidas …