/

Descoberta bizarra numa praia australiana pode ser um pénis gigante de baleia

Envato Elements

humpback-whale-2021-10-17-21-34-27-utc

Baleia-Jubarte

Um enorme tentáculo cor-de-rosa foi descoberto numa praia na Austrália e atraiu especulações sobre que tipo de animal tem um pedaço a menos.

A “parte gigante de um animal” foi encontrada e filmada por Afri Gregory, uma utilizadora do TikTok e, desde então, tornou-se viral, com milhões de teorias e especulações sobre a possibilidade de ser um pénis de baleia.

“É enorme, vejam! É do tamanho da minha perna. Ew. Que nojo!” gritou Gregory enquanto gravou o vídeo numa ilha ao largo da costa perto de Townsville.

@bootscootinaf Replying to @Dave as requested guys- here is a better video. What do you think it is? #australia #northqueensland #fyp ♬ original sound – moonlight 🌙✨

Vanessa Pirotta, zoóloga da Universidade Macquarie, sublinha que não sabemos realmente o que é o metro e meio de carne desmembrada.

“Pode ser qualquer coisa, desde um componente suculento de um animal marinho qualquer, tal como um fígado de um tubarão”, afirmou, em entrevista à Newsweek.

No entanto, Pirotta admite que a sua forma, tamanho e semelhanças parecem, de facto, comparáveis a um pénis gigante de uma baleia.

Embora os esqueletos de cetáceos se tenham adaptado há muito a uma vida de flutuação no oceano, a seleção sexual agarrou-se aos seus ossos pélvicos para dar aos seus robustos músculos do pénis algo a que se ancorarem.

Isto permite ao mamíferos marinhos um maior domínio dos do seu pénis, sugerindo que existe algum tipo de vantagem reprodutiva em ter um maior grau de controlo.

Este movimento de destreza foi proposto como explicação para uma serpente marinha lendária. A tripulação do veleiro Pauline do século XIX testemunhou o que pensavam ser uma serpente marinha atacar um grupo de baleias em 1875.

Embora vislumbres de pénis de baleia possam ser uma boa hipótese, não há razão para pensar que todos os avistamentos de serpentes o são.

As baleias azuis (Balaenoptera musculus), o maior animal conhecido, também têm (naturalmente) o maior o pénis do reino animal — com uma média de cerca de 2,5 a 3 metros de comprimento.

Mas o concorrente mais provável, se um pénis é de facto o que estamos a ver naquela praia, é uma baleia jubarte (Megaptera novaeangliae), uma vez que estão atualmente nas águas australianas para procriar.

Os órgãos de acasalamento das baleias jubarte estão a ser estudados por investigadores já há vários anos, para compreenderem melhor os hábitos de acasalamento dos grandes cetáceos, segundo a Science Alert.

Em 1955, o exame dos testículos das baleias permitiu aos investigadores concluir que são reprodutores sazonais, e o comprimento do pénis de uma baleia pode ser usado como um indicador do quão sexualmente maduro é o animal.

Em 2002, investigadores filmaram 121 horas de diferentes baleias jubarte, capturando 13 casos de ereção dos animais. A partir daí, concluíram que a maioria das ereções ocorreu durante momentos de dominação masculina.

No entanto, as baleias jubarte não têm dentes, por isso um amante rejeitado não poderia ter feito um dano como aquele que se observa no vídeo.

A análise das filmagens também descobriu que os machos solitários podem estender-se enquanto cortejam as fêmeas. Assim, talvez a recente descoberta na praia australiana tenha tido origem num macho solitário, que teve a infelicidade de fazer o seu cortejo perto de um predador, como uma orca.

A menos que um investigador analise pessoalmente os restos encontrados na praia, o membro desconhecido permanecerá um mistério.

“Isto proporciona uma oportunidade para as pessoas aprenderem mais sobre a reprodução de baleias ou outros componentes suculentos de animais que possam aparecer em terra”, salientou a investigadora.

“Consigo entender porque é que há pessoas em todo o mundo interessadas nisto, mas nós simplesmente não sabemos o que é o membro carnudo“, conclui Pirotta.

Alice Carqueja, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.