Desastres naturais mataram 22 mil pessoas e afectaram 100 milhões em 2015

Narendra Shrestha / EPA

-

Sobreviventes do sismo em Kathmandu, no Nepal, recebem atendimento no hospital

Um relatório divulgado esta quinta-feira pela ONU revela que os desastres naturais afectaram 100 milhões de pessoas e mataram mais de 22,7 mil no mundo em 2015.

O documento, preparado pelo Gabinete das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres, Unisdr, realça que quase 100 milhões de pessoas foram afectadas de alguma maneira por terremotos, furacões, enchentes, entre outros, ocorridos no ano passado.

Os especialistas revelam ainda que os prejuízos económicos com os desastres atingiram o valor de 58 mil milhões de euros em 2015.

O custo médio dos estragos e danos causados pelos desastres naturais é bem maior: 123 mil milhões de euros anuais.

Os países mais afectados foram a China, os Estados Unidos, a Índia, as Filipinas e a Indonésia.

Apesar dos números e valores altos, os resultados actuais mostram uma queda em relação aos dados registados há 10 anos.

Por exemplo, o número médio de mortes anuais em desastres naturais, na última década, é de 76,4 mil.

A excepção foi o ano de 2010, em que se registaram 295 mil mortes em desastres naturais – das quais, 220 mil no terramoto do Haiti.

Segundo a ONU, essa redução geral ocorreu, em parte, pela implementação de medidas de prevenção feitas pelos diferentes países.

O relatório cita o caso do México, durante o furacão Patrícia, o maior já registado até hoje, com ventos de 346 Km por hora.

O sistema mexicano de alarme precoce permitiu atempadamente proceder à evacuação massiva da população nas áreas atingidas pela tempestade.

Em contrapartida, o ano de 2015 foi o mais quente da história – aumento causado pelas alterações climáticas e pelo El Niño, realça o director do Unisdr, Robert Glasser.

Segundo Glasser, “a tendência que mais preocupa é a duplicação dos casos de seca no mundo”.

Mais de 50 milhões de pessoas foram atingidas de alguma forma por este problema no ano passado, o que representa um aumento de 40%.

As enchentes, por seu turno, afectaram 27,5 milhões de pessoas em 2015, por comparação comas mais de 81 milhões afectadas há uma década.

R-ONU

PARTILHAR

RESPONDER

Há investigações a acidentes com comboios pendentes há mais de dez anos

A TSF avança esta terça-feira que há investigações a acidentes com comboios pendentes há mais de dez anos por causa da falta de pessoal. De acordo com a rádio, o Gabinete de Prevenção e Investigação de …

Cientistas "acordam" bactérias com 100 milhões de anos

Os micróbios e as bactérias estavam presentes em argilas enterradas no fundo do mar do oceano Pacífico e são apontados como os organismos vivos mais antigos do planeta Terra. Uma equipa de cientistas, dos Estados Unidos …

PSD e PS lesaram o Estado nos contratos dos aviões C-295 da Força Aérea

O Tribunal de Contas (TdC) concluiu que o Estado português perdeu 9,25 milhões de euros de compensação pelo incumprimento das contrapartidas na compra de 12 aviões C-295 à Airbus Defense and Space (ADS), num relatório …

Sob suspeita, Juan Carlos exila-se na República Dominicana (via Porto)

O rei emérito de Espanha, Juan Carlos, viajou este fim-de-semana para a República Dominicana, depois de decidir viver noutro país face à repercussão pública das investigações sobre os seus alegados fundos em paraísos fiscais. O destino …

É possível inativar o novo coronavírus no leite materno. Basta pasteurizá-lo

Uma equipa de cientistas da Universidade de Toronto e da Sinai Health, no Canadá, realizou uma pesquisa que comprovou que pasteurizar o leite materno inativa o vírus Sars-CoV-2. Uma nova investigação, cujo artigo científico foi recentemente …

Cientistas tornam a luz invisível visível pela primeira vez

Uma equipa de cientistas da Vrije Universiteit Brussel e de Harvard conseguiu, pela primeira vez, tornar visível a luz de campo próximo. Existem vários tipos de luz, alguns visíveis e outros invisíveis ao olho humano. Os …

Estrela morta emite cocktail de radiação nunca antes visto

Um grupo internacional de cientistas explorou o potencial do telescópio espacial de raios gama da Agência Espacial Europeia (ESA) - e outros telescópios e instrumentos - para detetar um cocktail de radiação inédita de uma …

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …