Desapareceu a actriz transexual que interrompeu peça de teatro. Pediu socorro três vezes

7

ZAP // Keyla Brasil / Facebook

Keyla Brasil interrompeu a peça “Tudo Sobre a Minha Mãe”, no Teatro São Luiz, em protesto. Mas não há sinal de Keyla desde sexta-feira.

Keyla Brasil, a actriz transexual que interrompeu uma peça de teatro em Lisboa, está desaparecida desde sexta-feira.

A performer e também activista interrompeu a peça Tudo Sobre a Minha Mãe, no Teatro São Luiz. Foi um protesto contra o facto de ser um actor cisgénero a representar uma personagem transexual.

Transfake! Desce do palco! Tenha respeito por este lugar!”, começou por gritar Keyla.

“O que está a acontecer agora é um assassinato e um apagamento das identidades travesti. Se contrataram quatro mulheres e três homens, porque é que não contrataram duas pessoas trans para fazer a personagem? Sabem porque é que eu trabalho como prostituta? Porque não temos espaço para estarmos aqui neste palco. Neste lugar sagrado”, completou, ao apontar para o palco.

A actriz olhou depois para o actor André Patrício, que representava a personagem transexual, e pediu: “Por favor, amanhã não voltes”.

E não voltou. No dia seguinte a companhia Teatro do Vão substituiu André Patrício pela actriz trans Maria João Vaz.

Entretanto, Keyla Brasil desapareceu. A Casa T, casa de acolhimento para pessoas trans estrangeiras, avisou que Keyla não é vista desde a tarde de sexta-feira.

Perto das 16 horas de sexta-feira, entrou num autocarro em Tábua, rumo a Lisboa – mas depois nunca mais foi vista, explica o jornal Expresso.

Há repetidos apelos nas redes sociais para que se divulguem informações sobre a localização e o estado da performer.

Keyla Brasil recebeu muitas ameaças de morte, desde que interrompeu a peça de teatro no São Luiz.

Neste domingo, reforço da informação na Casa T: “Assim que tivermos notícias da Keyla iremos repassar, mas por enquanto continuamos à procura dela”.

Já na segunda-feira, quando se completam quase 72 horas do seu desaparecimento,

O jornal Público reforça que Keyla Brasil está incontactável e que enviou três pedidos de socorro, a três pessoas, na tarde de sexta-feira.

A Polícia de Segurança Pública já recebeu denúncia de desaparecimento e adoptou medidas urgentes.

(artigo actualizado às 11h41 de segunda-feira, dia 30)

ZAP //

7 Comments

  1. Já mete nojo tanto politicamente correto. Então um ator qualquer não pode interpretar uma personagens transexual? Já agora, uma personagem idosa terá sempre que ser interpretada por um ator idoso? Um ator português não pode interpretar uma personagem estrangeira? Uma mulher não pode interpretar uma personagem masculina? Afinal, o que é o teatro, não é isso mesmo? Porquê desvirtuar o real e verdadeiro significado da arte de representar? Tenho pena que algo de mal tenha acontecido a esta personagem que está desaparecida, mas sinceramente, acho que deveria ter sido, em primeiro lugar, entregue às autoridades e sancionada por distúrbios e interrupção de uma peça de teatro.

    • …cada vez que for necessário representar um criminoso terão de ir buscar um a Caxias? e se for um aldrabão? à assembleia da republica? estão a apresentar ou a representar? Mas o povo bate palmas e apoia aquilo que sim fomenta a transfobia e o racismo. Espero que a pessoa esteja bem e que isto não seja só mais uma forma idiota de chamar as atenções.

  2. Aos poucos o politicamente correcto, vai-nos tirando a liberdade arduamente conquistada, o director da peça não pode escolher quem ele quer ? Não hà liberdade artisitica? Quanto papeis fantasticos foram desempenhados no cinema por actores de sexo diferente do que prepresentavam? É tempo das pessoas acaberem com esta ditadura do politicamente correcto, é tempo de gritarmos : O Rei vai nú, pois uma minoria ruidosa e estupida insiste em ver um belo fato quando na realidade não é assim. Onde vamos parar se um homem tem de ser sempre representado por um homem, ou uma mulher sempre por uma mulher, iremos ter um drogado a ter de ser representado por um drogado? um corruto por um corruptp, um assassino por um assassino ? São papeis , que haja liberdade artistica e só assim teremos filmes de qualidade, originais e que o publico gosta de ver. Porque teremos de substituir uma bom actor por um canastrão apenas por uma quota de trans, ou gays ? A vida e as opções sexuais são escolhas individuais de cada pessoa e isso não deve afectar o seu trabalho para o bem e para o mal, apenas a sua qualidade de representação. Quantos actores gays temos nas novelas a fazer papeis de galãs? ou atrizes lésbicas a fazer de sedutoras de homens ? E depois vão limitar-se a fazer papeis de acordo com a sua sexualidade ? Ridiculo .

  3. Agora qualquer um se pode intitular “actor”. E neste caso “actriz”, apesar de ser macho de nascença e de… aparência! E ele até se apresentou como “travesti”, que é o que ele realmente é, e não como transexual. Sinceramente, anda tudo louco? “Muito come o tolo e mais tolo é quem lho dá.”

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.