/

Desapareceram homens que investigavam fábrica de sapatos de Ivanka Trump

Kevin Lamarque / Reuters

Ivanka Trump

Um grupo de defesa de direitos cívicos denunciou que um homem que investigava condições de trabalho numa empresa chinesa que produz sapatos da marca Ivanka Trump foi detido e dois outros desapareceram.

A esposa de Hua Haifeng informou que o inspector foi acusado de vigilância ilegal, acrescentando que a polícia lhe ligou na tarde de terça-feira e, sem lhe dar qualquer detalhe, anunciou-lhe que não lhe iria ser possível ver, falar ou receber dinheiro do seu marido, que é o ganha-pão da família.

“Fiquei chocada e preocupada. Só sei que o meu marido estava a investigar uma fábrica em Ganzhou, na província de Jiangxi, e que a fábrica produz para a marca da filha do Presidente dos EUA. Acho que ele foi detido por causa disso. A polícia disse-me que o meu marido está detido por causa de atividades de monitorização ilegais”, destacou Deng Guimian à BBC.

O diretor executivo do Observatório das Condições de Trabalho na China, Li Qiang, disse que os outros dois homens também devem estar detidos pela fábrica ou pela polícia, para estarem incontactáveis.

Li Qiang explicou que fabricante chinês que produz a marca de calçado de Ivanka Trump, o Grupo Huajian, “tem estado a violar os direitos dos trabalhadores de formas que incluem horas extraordinárias à força, salários abaixo do salário mínimo legal da China, abusos verbais por superiores e a exploração de jovens em programas de estágio”.

Durante 17 anos, os inspetores têm investigado as condições de trabalho nos fornecedores de algumas das empresas mais conhecidas a nível mundial, mas Li Qiang garante que o seu trabalho nunca tinha atraído o escrutínio do aparelho de segurança chinês.

As autoridades chinesas, a administração norte-americana e Ivanka Trump ainda não reagiram à notícia.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.