Desafiando todas as teorias, uma galáxia distante resiste ao “banquete” do seu buraco negro

Daniel Rutter / NASA

O telescópio aerotransportado SOFIA (Stratospheric Observatory for Infrared Astronomy) encontrou uma galáxia que sobrevive às forças vorazes de um quasar, continuando a “dar à luz” cerca de 100 novas estrelas do tamanho do Sol por ano.

SOFIA, um projeto conjunto da NASA e do Centro Aeroespacial Alemão, DLR, estudou uma galáxia extremamente distante, localizada a mais de 5,25 mil milhões de anos-luz de distância, chamada CQ4479. No núcleo está um tipo especial de quasar que foi recentemente descoberto, chamado “quasar frio”.

Neste tipo de quasar, o buraco negro ativo ainda se alimenta de material da sua galáxia hospedeira, mas a intensa energia do quasar não devasta todo o gás frio, por isso estrelas podem continuar a formar-se e a galáxia continua viva.

Esta é a primeira vez que os investigadores analisam detalhadamente um quasar frio, medindo diretamente o crescimento do buraco negro, a taxa de nascimento de estrelas e a quantidade de gás frio que resta para alimentar a galáxia.

“Ficámos surpreendidos ao ver outra galáxia estranha que desafia as teorias atuais”, disse Kevin Cooke, investigador de da Universidade de Kansas e principal autor do estudo, em comunicado. “Se este crescimento continuar, tanto o buraco negro como as estrelas ao seu redor triplicariam de tamanho antes de a galáxia chegar ao fim da sua vida.”

Como um dos objetos mais brilhantes e distantes do universo, os quasares ou “fontes de rádio quase-estelares” são notoriamente difíceis de observar, porque muitas vezes diminuem tudo ao seu redor.

Os quasares formam-se quando um buraco negro particularmente ativo consome grandes quantidades de material da galáxia circundante, criando fortes forças gravitacionais. À medida que mais material gira cada vez mais depressa em direção ao centro do buraco negro, o material aquece e brilha intensamente.

Um quasar produz tanta energia que muitas vezes ofusca tudo ao seu redor, cegando tentativas de observar a galáxia hospedeira. As teorias atuais preveem que a energia aqueça ou expulse o gás frio necessário para criar estrelas, interrompendo o nascimento de estrelas e causando um golpe letal no crescimento de uma galáxia.

“Isto mostra-nos que o crescimento de buracos negros ativos não detém o nascimento de estrelas instantaneamente, o que vai contra todas as previsões científicas atuais”, disse Allison Kirkpatrick, professora assistente da Universidade de Kansas. “Isto está a fazer-nos repensar as nossas teorias sobre como as galáxias evoluem.”

Agora, SOFIA revela que há um período relativamente curto em que o nascimento da estrela da galáxia pode continuar enquanto o buraco negro continua a alimentar as poderosas forças do quasar.

“SOFIA permite-nos ver nesta pequena janela de tempo onde os dois processos podem coexistir”, disse Cooke. “É o único telescópio capaz de estudar o nascimento de estrelas nesta galáxia sem ser dominado pelo quasar intensamente luminoso.”

A breve janela de crescimento de um buraco negro e uma estrela representa uma fase inicial da morte de uma galáxia, na qual a galáxia ainda não sucumbiu aos efeitos devastadores do quasar.

Esta descoberta pode explicar a forma como as galáxias massivas se formaram, apesar de o Universo ser dominado por galáxias que já não formam estrelas.

É necessária uma investigação contínua com SOFIA para descobrir se muitas outras galáxias passam por um estágio semelhante com o crescimento de estrelas e buracos negros antes de chegar ao fim das suas vidas.

Este estudo foi publicado na revista científica Astrophysical Journal.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

TAP a financiar-se sozinha já em 2022. Renegociação dos acordos arranca até abril

O ministro das Finanças, João Leão, considerou que a TAP deve conseguir financiar-se nos mercados já no próximo ano, dependendo isso da velocidade da retoma e da relação com os atuais investidores. "É importante que a …

Biden propõe estímulo de 1,9 mil milhões. Republicana promete processo de destituição após tomada de posse

O presidente eleito norte-americano Joe Biden pretende aplicar 1,9 mil milhões de dólares em medidas de aceleração da vacinação para a covid-19 e assistência financeira a indivíduos e empresas. Biden, cuja tomada de posse está marcada …

StayAway Covid só enviou 2.708 alertas de contágio. 60% já desinstalaram a app

Apenas 39% das quase três milhões de pessoas que instalaram a StayAway Covid é que a continuam a usar. A app só enviou 2.708 alertas de contágio. A StayAway Covid, a aplicação móvel criada para rastrear …

DGS define quais os cancros que não podem ficar por operar. Hospital de campanha fechado por falta de profissionais

Até ao final do mês os hospitais vão ter como foco a prestação de cuidados intensivos, podendo deixar de assegurar a atividade programada. A oncologia é uma área vital e os polos do Instituto Português …

"Vão fechar o Tozé". Mayan corta o cabelo (e alerta para dificuldades dos pequenos empresários)

O candidato presidencial Tiago Mayan Gonçalves foi esta quinta-feira cortar o cabelo a um barbeiro, no Porto, para alertar para as dificuldades decorrentes do encerramento desta atividade a partir de sexta-feira no âmbito do …

ERC cancela debates de Vitorino Silva com todos os candidatos no Porto Canal

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) cancelou os debates de Vitorino Silva com todos os candidatos presidenciais no Porto Canal, na sequência da queixa apresentada pelo PCP à Comissão Nacional de Eleições (CNE). Esta …

Bancos contestam lei da banca (mas Deco aplaude). Centeno admite ajustar medidas

O Banco de Portugal (BdP) quer alterar o Código da Atividade Bancária (CAB). Se por um lado, os bancos contestam algumas das normas, por outro, outras entidades, como a Deco, aplaudem as medidas. A consulta pública …

Mulher com covid-19 em coma e ventilada conseguiu o "milagre" de dar à luz

Em outubro de 2020, Elisângela Neves, de 31 anos, foi infetada com covid-19 quase morreu. A mulher estava grávida de 27 semanas, mas precisou de ser ventilada e ligada a uma máquina que respirou por …

Mais de 95% dos vacinados do São João apresentaram anticorpos em 15 dias

Entre 95 a 97% dos profissionais de saúde vacinados contra a covid-19 no Hospital de São João, no Porto, apresentaram, 15 dias após a primeira toma, anticorpos que conduzem à imunidade, revelou esta quinta-feira o …

É mais "um conjunto de meias medidas". Governo criticado por manter escolas e universidades abertas

As novas medidas tomadas pelo Conselho de Ministros para controlar a pandemia de covid-19 entraram esta sexta-feira em vigor. No entanto, as exceções decididas pelo Governo relativamente ao novo confinamento têm sido alvo de duras …