Deputado austríaco apresenta demissão após acusação de assédio sexual

Die Grünen / Wikimedia

O deputado austríaco Peter Pilz

O deputado austríaco Peter Pilz, ex-líder dos Verdes, que chegou ao Parlamento no mês passado com o seu próprio partido, anunciou este sábado que vai renunciar ao mandato por acusações de assédio sexual, apesar de rejeitar que as mesmas tenham fundamento.

Peter Pilz anunciou numa conferência de imprensa que não vai iniciar o mandato para o qual foi eleito em outubro, mas que irá apoiar “desde fora” o seu partido, a Lista Peter Pilz, que fundou em julho, depois de se separar do partido Os Verdes, do qual era co-fundador.

Segundo detalha a rede pública austríaca ORF, uma funcionária dos Verdes tinha acusado Pilz em 2016 de assédio sexual em 40 ocasiões, levando o caso a um comité interno do partido.

A direção dos Verdes confirmou que houve um caso que “cumpria as características de assédio”, mas que resultou num acordo de silêncio por desejo da mulher afetada, enquanto Pilz acusa o seu antigo partido de não ter esclarecido as acusações, que qualificou de “invenções”.

A revista austríaca Falter acrescenta mais um elemento, ao assegurar na sua edição digital deste sábado que o político tocou de forma inapropriada numa trabalhadora de outro partido durante um fórum político em 2013.

Pilz disse hoje na conferência de imprensa não se lembrar desse caso mas estar disposto a assumi-lo “se houver duas testemunhas” do incidente.

// EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Hipercarro elétrico da Aspark pulveriza recorde de aceleração

O novo hipercarro elétrico Aspark Owl vai começar a sua produção já no próximo ano e conta já com o recorde de aceleração. O carro vai dos 0 aos 100 km/h em 1,69 segundos. Depois de …

Pelé desafia Ronaldo a bater o seu recorde de 1.283 golos

O ex-futebolista internacional brasileiro Pelé desafiou esta quinta-feira o avançado português Cristiano Ronaldo a superar o seu recorde de 1.283 golos. “Espero que, com a quantidade de golos que já marcou, e foram muitos, tenha saúde …

A automatização pode acabar com 800 milhões de empregos em cerca de 15 anos

Uma análise do Bank of America Merrill Lynch revelou que cerca de 800 milhões de empregos podem desaparecer em todo o mundo até 2035. Esse resultado deve-se à diminuição do custo de automatização. Segundo noticiou o …

Portugueses que ganham até 660 euros mensais podem ficar isentos de IRS em 2020

Os portugueses que auferem até 660 euros mensais, num total de 14 meses, alcançando um máximo anual de 9.224,2 euros podem ficar isentos de IRS em 2020, avança o Jornal de Negócios. De acordo com o …

Milhares de aves encontradas mortas junto a lago na Índia. Desconhecem-se ainda as razões

No passado domingo, 2.400 pássaros - incluindo 20 espécies migratórias - foram encontrados mortos perto do Sambhar Salt Lake, na Índia. Os locais alertaram as autoridades florestais, que esperam os resultados das análises para determinar …

João Félix deve regressar aos relvados na próxima semana

O internacional português João Félix deve regressar aos relvados na próxima semana e pode mesmo vir a ser opção do Atlético de Madrid para o jogo frente ao Granada, marcado para o próximo dia 23 …

Vítimas do franquismo pedem investigação à origem das jóias que a família Franco vai leiloar

A Associação para a Recuperação da Memória Histórica (ARMH), que inclui familiares das vítimas do franquismo, pediu ao Governo espanhol que investigue a origem das jóias que a família Franco vai leiloar. De acordo com …

"Sem dúvida". Montenegro diz que era capaz de derrotar Costa

O antigo líder parlamentar do PSD Luís Montenegro, que é agora candidato à liderança do partido, afirmou, em entrevista ao jornal Público e à Rádio Renascença, que era capaz de derrotar António Costa.  "Acho que era …

Rússia quer legalizar comércio de 'diamantes de sangue' africanos

Os diamantes exportados da República Centro-Africana estão associados à corrupção, à violência, à guerra civil, a violações e assassinatos. Agora, Moscovo anunciou que quer o fim do embargo internacional, buscando legalizar na totalidade a sua …

Economia abrandou, mas ainda é possível cumprir meta de crescimento

O Produto Interno Bruto cresceu 0,3% no terceiro trimestre, face aos três meses anteriores, metade do registado no segundo trimestre, mantendo o ritmo de crescimento, de 1,9%, na comparação com o mesmo período de 2018. Segundo …