Dentistas estudam uso de cimento no tratamento dos dentes

Em breve, o seu dentista poderá aplicar-lhe cimento nas cavidades dentárias, aquando do tratamento de uma cárie. É essa a expectativa de um grupo de investigadores que tenta desenvolver um tipo especial de cimento para o uso dentário.

Este cimento, denominado glasionome, terá potencial para se tornar num material mais eficaz para o preenchimento dentário do que o plástico que é usado actualmente.

“O cimento glasionome tem várias vantagens. Não precisa de cola para colar ao dente. E também liberta flúor que ajuda a prevenir que mais cavidades se formem”, afirma ao ScienceNordic a dentista Ana Benetti, uma investigadora do Departamento de Odontologia da Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, que está envolvida no estudo.

Outro dos factores positivos deste tipo de cimento é que não precisa de ser exposto à luz para endurecer, ao contrário do plástico que é usado hoje em dia – uma vantagem particularmente em zonas menos favorecidas, onde o uso de electricidade é quase um luxo.

O maior problema deste novo material é que se parte demasiado facilmente e os investigadores procuram agora formas de o fortalecer, para que o seu uso a longo prazo seja viável.

Actualmente, o cimento glasionome já será utilizado no preenchimento das cavidades dos dentes de leite de crianças.

A Associação dos Cirurgiões Dentários Dinamarqueses (ACDD) vê com bons olhos o desenvolvimento deste novo material dentário.

“O plástico que usamos é um bom material. Envelhece bem e é bom quando se trata de atingir a cor do dente mais adequada. Mas em termos tecnológicos, é difícil de trabalhar com ele e é muito exigente em termos de recursos. Por isso, se conseguirmos criar um material com melhores características, com o qual seja, ao mesmo tempo, mais fácil trabalhar, seremos capazes de o usar de forma muito mais abrangente”, considera o presidente da ACDD, Freddie Sloth-Lisbjerg, citado pelo ScienceNordic.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.