/

Coleção de dentes de tubarão fósseis encontrada na antiga cidade de Jerusalém

Omri Lernau

Um grupo de investigadores descobriu uma inesperada coleção de dentes fossilizados de tubarão. A coleção estava enterrada num porão na antiga cidade de Jerusalém.

Os 29 dentes foram descobertos num porão da época do Rei Salomão e foram enterrados com cerâmica e restos de comida, como é o caso de ossos de peixes.

“No início, pensamos que os dentes do tubarão eram restos de comida despejada há quase 3.000 anos”, referiu Thomas Tuetken, da Universidade de Mainz, na Alemanha.

Contudo, o especialista explicou que quando a equipa enviou um artigo para publicação “um dos revisores apontou que um dos dentes só poderia ter vindo de um tubarão do Cretáceo Superior que estava extinto há pelo menos 66 milhões de anos”.

Uma análise posterior revelou que os dentes do tubarão eram realmente fósseis e a datação radiométrica indicava que tinham cerca de 80 milhões de anos.

Os dentes fossilizados do tubarão têm origem em várias espécies diferentes, incluindo algumas do extinto grupo Squalicorax, que cresceu entre dois e cinco metros de comprimento e terá nadado nos oceanos durante a última era dos dinossauros.

O Cosmos noticia ainda que vários fósseis semelhantes foram encontrados num local a 80 quilómetros de distância, e os investigadores sugerem que alguém os transportou como parte de uma coleção, embora seja difícil confirmar esta possibilidade.

“Provavelmente, foram valiosos para alguém”, referiu Tuetken, acrescentando que a equipa não sabe “por que razão itens semelhantes foram encontrados em mais de um lugar em Israel”.

“Não há marcas de desgaste que possam indicar que foram usados como ferramentas, nem furos que indiquem que possam ter sido joias. Sabemos que existe um mercado para dentes de tubarão até hoje, por isso pode ser que tenha havido uma tendência da Idade do Ferro para recolher esses itens. Provavelmente nunca teremos a certeza”, pode ler-se no estudo.

O artigo foi publicado na revista Frontiers in Ecology and Evolution.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.