/

Demitiu-se Alun Cairns, secretário de Estado do País de Gales do Reino Unido

1

Alun Cairns, secretário de Estado do País de Gales do Reino Unido, demitiu-se esta quarta-feira, depois da polémica levantada sobre alegadamente ter conhecimento de que um seu ex-assessor “sabotou” um julgamento envolvendo uma violação.

Nomeado em 2016, Alun Cairns demitiu-se esta quarta-feira do cargo de secretário de Estado do País de Gales, após uma polémica sobre, alegadamente, ter conhecimento de que um ex-assessor seu “sabotou” um julgamento envolvendo uma violação.

Cairns começou por negar saber que o candidato à assembleia dos conservadores Ross England tinha feito alegações sobre a história sexual da vítima, mas a BBC Wales descobriu que o secretário de Estado recebeu um e-mail sobre esse facto, em agosto de 2018.

Na sequência desta contradição, Alun Cairns apresentou a sua demissão. Numa carta dirigida ao primeiro-ministro, Boris Johnson, diz tratar-se de “um assunto muito delicado”. “À luz das especulações contínuas, escrevo para apresentar minha demissão como secretário de Estado do País de Gales”, afirma, citado pelo Expresso.

O ex-secretário de Estado diz ainda estar disposto a cooperar “integralmente” com a investigação que vai ser levada a cabo, estando “confiante” de que será provado não ter cometido qualquer violação da lei ou cometido qualquer “ato errado”.

Boris Johnson respondeu à missiva, afirmando estar “extremamente grato” pelo trabalho desempenhado por Cairns, “em particular” sublinhando “gratidão por todo o apoio” dado ao Governo “para garantir que honremos o compromisso com os cidadãos, deixando a União Europeia”.

ZAP //

1 Comment

  1. É apenas “Scretário de Estado do País de Gales” – sem o “Reino Unido” – basicamente é o “Primeiro-ministro” do País de Gales.
    E, tal como outros políticos, tem “pouca memória”…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.