Demitiu-se Alun Cairns, secretário de Estado do País de Gales do Reino Unido

Alun Cairns, secretário de Estado do País de Gales do Reino Unido, demitiu-se esta quarta-feira, depois da polémica levantada sobre alegadamente ter conhecimento de que um seu ex-assessor “sabotou” um julgamento envolvendo uma violação.

Nomeado em 2016, Alun Cairns demitiu-se esta quarta-feira do cargo de secretário de Estado do País de Gales, após uma polémica sobre, alegadamente, ter conhecimento de que um ex-assessor seu “sabotou” um julgamento envolvendo uma violação.

Cairns começou por negar saber que o candidato à assembleia dos conservadores Ross England tinha feito alegações sobre a história sexual da vítima, mas a BBC Wales descobriu que o secretário de Estado recebeu um e-mail sobre esse facto, em agosto de 2018.

Na sequência desta contradição, Alun Cairns apresentou a sua demissão. Numa carta dirigida ao primeiro-ministro, Boris Johnson, diz tratar-se de “um assunto muito delicado”. “À luz das especulações contínuas, escrevo para apresentar minha demissão como secretário de Estado do País de Gales”, afirma, citado pelo Expresso.

O ex-secretário de Estado diz ainda estar disposto a cooperar “integralmente” com a investigação que vai ser levada a cabo, estando “confiante” de que será provado não ter cometido qualquer violação da lei ou cometido qualquer “ato errado”.

Boris Johnson respondeu à missiva, afirmando estar “extremamente grato” pelo trabalho desempenhado por Cairns, “em particular” sublinhando “gratidão por todo o apoio” dado ao Governo “para garantir que honremos o compromisso com os cidadãos, deixando a União Europeia”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É apenas “Scretário de Estado do País de Gales” – sem o “Reino Unido” – basicamente é o “Primeiro-ministro” do País de Gales.
    E, tal como outros políticos, tem “pouca memória”…

RESPONDER

Marcelo pede tolerância zero contra o racismo (e pede “sentido nacional” a Governo e oposição)

O Presidente da República recomendou esta quinta-feira aos democratas “tolerância zero” e “sensatez” para combater o racismo, ao comentar as ameaças de que foram alvo três deputadas e outros sete ativistas. “Os democratas devem ser muito …

43% das escolas no mundo sem condições de higiene para reabertura segura

Mais de 40% das escolas no mundo não têm acesso a condições básicas de higiene, como água para lavar as mãos e sabão, aumentando os riscos de reabertura no contexto da pandemia de covid-19, alertam …

Mais seis mortes, 325 novos casos e 237 recuperados

Portugal regista esta quinta-fira mais seis mortes por covid-19, 325 novos casos de infeção e mais 237 pessoas dadas como recuperadas em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

"Filme fantástico". Novo livro revela cartas entre Kim Jong-un e Donald Trump

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, qualificou o seu relacionamento com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como um “filme fantástico”, segundo os editores de um livro a ser publicado, que revela a correspondência entre …

Grupo avisa Bruxelas que Portugal pode tornar-se ilha ferroviária na Europa

Um grupo de portugueses ligados ao setor ferroviário alertou a comissária europeia dos Transportes para a possibilidade de Portugal se tornar uma ilha ferroviária na Europa devido ao atraso em adotar "a bitola europeia" nas …

China encontra traços do coronavírus em asas de frango importadas do Brasil

Traços do novo coronavírus foram encontrados em asas de frango importadas do Brasil, na cidade de Shenzhen, no sul da China, noticiou, esta quinta-feira, um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). Os traços foram detetados …

Denúncia de Rui Pinto leva a congelamento de conta bancária da Doyen

Oito milhões de euros que estavam numa conta bancária do fundo de investimento Doyen foram congelados pelas autoridades portuguesas. Uma denúncia do whistleblower português Rui Pinto levou o fundo a ser investigado por suspeitas de fraude …

Preocupado com a Bielorrúsia, Macron ligou a Putin (e aproveitaram para falar da vacina russa)

O Presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou esta quarta-feira ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, "uma preocupação muito grande" quanto à situação na Bielorrússia após a reeleição do chefe de Estado autoritário bielorrusso, Alexander Lukashenko. Segundo indicou …

Obras do Hospital Militar de Belém custaram mais do triplo do valor estimado

As obras no Hospital Militar de Belém, em Lisboa, custaram mais do valor inicialmente estimado, avançou o Diário de Notícias esta quarta-feira. De acordo com o jornal, estava inicialmente previsto que a reabilitação de três …

Autópsia a Valentina revela descolamento do crânio

A autópsia a Valentina, a menina de 9 anos encontrada morta na serra D’el Rei, em Peniche, distrito de Leiria, em meados de maio, revela descolamento do crânio, avança esta quinta-feira o Correio da Manhã. …