Demitido o “bizarro” gestor hospitalar condenado pelos crimes que combatia

O ex-administrador do hospital público de Macau que, na semana passada, foi condenado no território por burla, foi agora afastado do seu cargo em Portugal, onde trabalhava para a Administração Central do Sistema de Saúde num grupo de trabalho que combate burlas hospitalares.

A saída de Rui Sá, que no último ano e meio liderava o Grupo de Trabalho de Combate às Irregularidades Praticadas nas Áreas do Medicamento e dos Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica, foi avançada pela Rádio Renascença.

Rui Sá foi condenado, em Macau, a um ano e seis meses de prisão, com pena suspensa, por burla através de receitas falsas, no valor equivalente a cerca de 16 mil euros.

À data dos acontecimentos — entre Maio de 2011 e Abril de 2012 — era administrador-geral no Centro Hospitalar Conde de São Januário, e obteve, segundo a sentença do Tribunal Judicial de Base, citada pelo jornal local Ponto Final, “fármacos avaliados em quase 16 mil euros, conseguidos através de 70 consultas, divididas entre dois pacientes e distribuídas por dois médicos em menos de um ano”.

O tribunal entendeu, no entanto, que os médicos, Rui Furtado, presidente da Associação de Médicos de Língua Portuguesa, e António Martins, “foram enganados” por Rui Sá.

O levantamento dos medicamentos — para o tratamento de insónias, Alzheimer e doenças mentais — foi feito em nome de duas pessoas que garantiram em tribunal que “nunca foram a estes médicos nem pediram ao arguido ou a alguém para lhes arranjar medicamentos, nem nunca os tomaram”.

O tribunal considerou que Rui Sá “levou o hospital a acreditar” que estas duas pessoas “eram pacientes com doenças crónicas” e “pedia aos dois médicos para prescreverem medicamentos como se fossem para estes”.

O caso foi denunciado pela Divisão de Farmácia Hospitalar, desencadeando um processo interno em Maio de 2012 que levou ao despedimento de Rui Sá por justa causa.

Após abandonar Macau, Rui Sá regressou a Portugal e foi convidado a representar a Administração Central do Sistema de Saúde num grupo de trabalho que tinha como objectivo estudar o combate a esse tipo de fraudes.

A RR questionou o Ministério da Saúde sobre esta situação, que garante ter sido “apanhado de surpresa”. Na sequência do caso, o Ministério “decidiu afastar Rui Sá”, o que terá acontecido esta quinta-feira.

Tanto o Ministério como a Administração Central do Sistema de Saúde consideram, nas palavras de uma fonte contactada pela RR, “inadmissível, ou até bizarro que Rui Sá pudesse estar envolvido na prevenção exactamente dos mesmos crimes pelos quais acaba de ser condenado”.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • Olá ANA B. Desta vez estou totalmente de acordo. No entanto deixe-me acrescentar ao seu VIGARISTAS o meu MALABARISTAS. Já agora: quando se contratam pessoas para um cargo público, não deve ser feita uma avaliação??? Tenho a impressão que que, mais uma vez, há compadrios mas . . .

RESPONDER

Centro de Cancro do Pâncreas Botton-Champalimaud

Novo Centro de Cancro do Pâncreas em Lisboa é único no mundo (e apadrinhado pelos Reis de Espanha)

Inaugura, na próxima segunda-feira, o novo Centro de Cancro do Pâncreas Botton-Champalimaud que resulta de uma parceria entre a Fundação Champalimaud e o casal espanhol Maurizio e Charlotte Botton. Os Reis de Espanha vão marcar …

Fiat, Jeep e Alfa julgadas em Lisboa por suspeita de falsearem emissões

Três fabricantes de carros são acusadas de instalar mecanismo que esconde a emissão de gases acima do limite legal. O Tribunal Central Cível de Lisboa aceitou julgar uma ação popular intentada por uma associação europeia de …

Entre sorrisos e avisos sobre a Irlanda do Norte, Biden chuta para canto acordo comercial com o Reino Unido pós-Brexit

Um possível acordo comercial, a fronteira entre as duas Irlandas, a retirada do Afeganistão e as alterações climáticas foram alguns dos temas em cima da mesa na recepção de Boris Johnson na Casa Branca. Foi um …

UEFA duplica prémios do Europeu feminino

De oito para 16 milhões de euros. Prémio monetário bem diferente do Europeu anterior. A UEFA informou nesta quinta-feira que vai ser duplicado o total do prémio monetário para as selecções participantes no próximo Europeu feminino. O …

Número de animais abatidos continua a cair nos canis portugueses

É esperada uma estabilização do número de abates, dois anos após a entrada em vigor da legislação que regula o ato. Dois últimos anos foram marcados por quedas. Em 2020, foram abatidos em nos canis portugueses …

Entre professoras e uma personal trainer, Braga é o concelho do país com mais candidatas mulheres

Cerca de 63% dos 308 concelhos de Portugal têm, pelo menos, uma mulher candidata à presidência de uma Câmara Municipal. A liderar surge Braga com cinco candidatas mulheres às eleições autárquicas de domingo. Há 194 concelhos …

Pais revoltados com professor que deu aula com máscara no queixo — e que publica vídeos obscenos online

PSP foi chamada à Secundária Eça de Queirós, na Póvoa do Varzim, porque docente — que sugeriu aos alunos que seguissem o seu canal de YouTube onde tem vídeos em cuecas e nu — deu …

Sem surpresas, Medina mantém Lisboa, mas sem maioria absoluta. Costa e Pedro Nuno juntos em ação de campanha

As sondagens apontam para uma vitória de Medina, ainda que com um resultado inferior ao de 2017. A grande surpresa na capital será a Iniciativa Liberal, partido que poderá eleger um vereador e inclinar o …

Instrumentos musicais detalham a evolução das relações da população sul-americana

Num novo estudo, os investigadores analisaram a diversidade musical em todo o continente sul-americano com uma revisão dos diferentes instrumentos encontrados nos registos arqueológicos e etnográficos. A música é tida como uma expressão intrínseca da diversidade …

Manchester United perdeu em casa (e não adiantou faltar às aulas)

Primeira derrota "interna" do United, num jogo que não contou com Cristiano Ronaldo. No duelo entre treinadores portugueses, Nuno venceu Lage. Houve encontro entre treinadores portugueses na terceira ronda da Taça da Liga inglesa. O Tottenham, …