Dembélé esteve cinco meses de fora, regressou na terça-feira aos relvados e está novamente lesionado. Nos últimos quatro anos e meio, fez apenas 17 jogos completos pelo Barcelona.
Ousmane Dembélé chegou ao Barcelona em 2017 com um objetivo bem claro: substituir Neymar Jr., que tinha acabado de se transferir para o Paris Saint-Germain. A escolha dos catalães recaiu sobre o jovem extremo francês, na altura com 19 anos, que estava a impressionar ao serviço do Dortmund.
O jogador vindo da formação do Rennes custou ao Barcelona nada menos do que 135 milhões de euros. O Barça pagou 90 milhões na hora e, após o cumprimento de objetivos, a conta já vai em 125 milhões de euros.
A verdade é que o gaulês não tem feito render o investimento que foi feito em si — e certamente não é por falta de talento. Uma enorme suscetibilidade a lesões tem deixado o jogador 24 anos vezes sem conta fora dos relvados.
Depois de uma lesão ao serviço da seleção francesa durante o Euro 2020, que o tinha afastado cinco meses, voltou a jogar pelo Barcelona na terça-feira passada frente ao Dínamo Kiev. Dembélé saltou do banco aos 65 minutos, cumprindo os restantes 25 minutos de jogo. Esta quinta-feira, apresentou-se no treino com queixas musculares e está novamente no boletim de lesionados. Ainda não há previsões de quando possa regressar.
“Apresenta uma distensão no músculo semimembranoso do tendão da coxa esquerda. Será baixa nos próximos jogos e a sua evolução determinará a disponibilidade”, lê-se no comunicado do clube.
Injury update on Dest & Dembélé
— FC Barcelona (@FCBarcelona) November 4, 2021
Contas feitas pelo Público mostram que, desde que o francês chegou a Camp Nou, o Barcelona já disputou 239 jogos, contando com o extremo francês em apenas 119 — 76 a titular, 43 como suplente utilizado e apenas 17 jogos completos.
Em final de contrato, o jogador poderá sair da Catalunha a custo zero. Ainda assim, é esperado que Joan Laporta ofereça um novo contrato com redução de salário ao internacional francês.