Deixar o carro na garagem melhora o bem-estar

macskafarok / Flickr

-

Um estudo britânico conclui que caminhar, pedalar ou até mesmo ir de autocarro para o trabalho é melhor para o bem-estar do que conduzir.

Uma investigação das universidades de East Anglia (UEA) e York observou 18 mil pessoas durante uma década, e chegou à conclusão de que deixar o carro na garagem pode ter um impacto profundo na nossa qualidade de vida.

Além dos óbvios efeitos na saúde, o estudo destaca os efeitos psicológicos da troca de meio de transporte.

Estudos anteriores já tinham apontado os benefícios de não andar de carro para quem quer controlar o peso. Quem vai trabalhar de autocarro tem, em média, menos três quilos.

Neste estudo, cientistas da Escola Médica da UEA e do Centro para Economia Sanitária da Universidade de York monitorizaram níveis de infelicidade, insónia e incapacidade de resolver problemas dos participantes.

Outros factores que afectam o bem-estar, como o salário, os filhos, mudanças de casa, trabalho ou relacionamentos, foram também levados em conta.

Quanto maior a caminhada, melhor

No grupo de 18 mil indivíduos estudados, 73% usava o automóvel para ir trabalhar, 13% ia a pé e 3% de bicicleta. Cerca de 11% usava transportes públicos.

Os que tinham viagens mais activas apresentaram níveis de bem-estar maiores do que os que conduziam ou apanhavam boleia.

Ao analisar os níveis de bem-estar de um pequeno grupo, que trocou o carro ou autocarro pela bicicleta ou caminhada, os investigadores descobriram que o grupo ficou mais feliz.

“A nossa investigação mostra que quanto mais tempo as pessoas passam dentro do carro, pior para o bem-estar psicológico. E sentem-se melhor quando fazem uma caminhada mais longa para o trabalho”, afirmou à BBC o coordenador da pesquisa, Adam Martin, da UEA.

loesenlodewijk / Flickr

-

Martin disse ainda ter ficado surpreendido com o facto de as pessoas que trocaram o carro pelo autocarro também se sentirem melhor.

“Podia-se pensar que os problemas nos transportes públicos e as multidões causam bastante stress. Mas o autocarro ou metro também proporcionam oportunidades de conversa ou leitura, e normalmente as pessoas fazem uma caminhada até à paragem ou estação de metro”, afirmou Martin.

“Parece que isso alegra as pessoas.”

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …

Norte-americano detido depois de usar fundos da covid-19 para comprar um Lamborghini

As autoridades dos Estados Unidos detiveram um empresário que comprou um carro de luxo da marca Lamborghini com dinheiro que recebeu de programas federais para ajudar os afetados pelo novo coronavírus (covid-19). A notícia é …

FC Porto e Benfica disputam Supertaça a 23 de dezembro

O jogo da Supertaça, que vai opor o FC Porto ao Benfica e que deveria a abrir a temporada 2020/21, vai disputar-se a 23 de dezembro, anunciou, esta quarta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Em …