Deixar o carro na garagem melhora o bem-estar

macskafarok / Flickr

-

Um estudo britânico conclui que caminhar, pedalar ou até mesmo ir de autocarro para o trabalho é melhor para o bem-estar do que conduzir.

Uma investigação das universidades de East Anglia (UEA) e York observou 18 mil pessoas durante uma década, e chegou à conclusão de que deixar o carro na garagem pode ter um impacto profundo na nossa qualidade de vida.

Além dos óbvios efeitos na saúde, o estudo destaca os efeitos psicológicos da troca de meio de transporte.

Estudos anteriores já tinham apontado os benefícios de não andar de carro para quem quer controlar o peso. Quem vai trabalhar de autocarro tem, em média, menos três quilos.

Neste estudo, cientistas da Escola Médica da UEA e do Centro para Economia Sanitária da Universidade de York monitorizaram níveis de infelicidade, insónia e incapacidade de resolver problemas dos participantes.

Outros factores que afectam o bem-estar, como o salário, os filhos, mudanças de casa, trabalho ou relacionamentos, foram também levados em conta.

Quanto maior a caminhada, melhor

No grupo de 18 mil indivíduos estudados, 73% usava o automóvel para ir trabalhar, 13% ia a pé e 3% de bicicleta. Cerca de 11% usava transportes públicos.

Os que tinham viagens mais activas apresentaram níveis de bem-estar maiores do que os que conduziam ou apanhavam boleia.

Ao analisar os níveis de bem-estar de um pequeno grupo, que trocou o carro ou autocarro pela bicicleta ou caminhada, os investigadores descobriram que o grupo ficou mais feliz.

“A nossa investigação mostra que quanto mais tempo as pessoas passam dentro do carro, pior para o bem-estar psicológico. E sentem-se melhor quando fazem uma caminhada mais longa para o trabalho”, afirmou à BBC o coordenador da pesquisa, Adam Martin, da UEA.

loesenlodewijk / Flickr

-

Martin disse ainda ter ficado surpreendido com o facto de as pessoas que trocaram o carro pelo autocarro também se sentirem melhor.

“Podia-se pensar que os problemas nos transportes públicos e as multidões causam bastante stress. Mas o autocarro ou metro também proporcionam oportunidades de conversa ou leitura, e normalmente as pessoas fazem uma caminhada até à paragem ou estação de metro”, afirmou Martin.

“Parece que isso alegra as pessoas.”

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Nova Zelândia vai proteger fiorde emblemático de turismo de massas

O Governo da Nova Zelândia anunciou que vai proteger do turismo de massas a paisagem natural do icónico fiorde Milford Sound-Piopiotahi, património mundial na ilha do Sul. O turismo em Milford Sound-Piopiotahi, considerado um dos principais …

Autárquicas são ensaio para o CDS. Nas legislativas, partido pode ser o "PEV do PSD"

Com o CDS a afundar nas sondagens, as legislativas já estão no campo de visão. As autárquicas que se avizinham vão ser um ensaio para os centristas: e se uns dizem que não, os críticos …

“O cenário é caótico“. Greve do SEF provoca ajuntamentos no Aeroporto de Lisboa e Porto

A greve convocada pelo sindicato do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) a decorrer esta sexta-feira está a provocar grandes ajuntamentos nos principais aeroportos do país. A greve de inspetores e funcionários do Serviço de Estrangeiros …

TAP no fim da lista de credores em caso de insolvência da Groundforce

A tensão entre a companhia aérea e a empresa de handling voltou a colocar o cenário de insolvência em cima da mesa. Mas isso pode vir a revelar-se um "calvário" para a TAP. De acordo com …

Aumento da procura de viagens para Portugal no Reino Unido faz disparar o preço dos voos

Os preços das viagens aéreas entre o Reino Unido e Portugal disparam com o fim das restrições à vista. O aumento dos preços indica que a procura de voos por turistas britânicos está a aumentar. O …

Governo propõe juízes diferentes nas fases de inquérito e instrução

O Governo enviou uma proposta de lei enviada ao Parlamento que prevê que o magistrado que acompanha uma investigação não possa continuar a intervir no processo após a acusação. O objetivo do Governo, de acordo com …

Alemanha vai vacinar todos os jovens maiores de 12 anos até final de agosto

A Alemanha pretende vacinar contra a covid-19 todos os adolescentes maiores de 12 anos até ao fim de agosto, embora dependa da "luz verde" da Agência Europeia do Medicamento (EMA) para essa faixa etária, disse …

Para combater a pobreza, Governo vai rever Rendimento Social de Inserção

O Governo de António Costa está a preparar uma revisão do Rendimento Social de Inserção (RSI) com o objetivo de reforçar o combate à pobreza em Portugal. O Executivo vai rever as regras de atribuição …

Portugal já está a vacinar 100 mil pessoas por dia. 10% da população já tomou duas doses

Na quinta-feira, cerca de 100 mil pessoas receberam a vacina contra a covid-19, o que antecipa em uma semana esta meta definida pela task force do plano de vacinação. Cerca de 100 mil pessoas receberam a …

Açores vão ter testes gratuitos em farmácias e rastreios laborais aleatórios

Os Açores vão passar a disponibilizar testes rápidos gratuitos para o despiste da covid-19 nas farmácias, testes de saliva para a testagem massiva aos alunos e rastreios laborais aleatórios, anunciou esta quinta-feira o secretário regional …