Defensores da Praxe académica promovem encontro em Lisboa

Jovens a favor da Praxe académica vão promover um encontro a 22 de fevereiro, em Lisboa, no qual também se vai homenagear os seis jovens universitários que morreram há dois meses.

A iniciativa a favor da Praxe, marcada pelo Movimento a Favor da Tradição Académica, será essencialmente um encontro entre estudantes universitários e todos aqueles que apoiam e defendem a praxe académica.

A praxe académica “não pode ser o alvo de culpa pela má conduta que alguns possam ter e é isso que temos de travar e demonstrar o que realmente a praxe representa”, dizem os promotores da iniciativa, justificando: “o que nos leva a este encontro é fazer ouvir a nossa voz”.

A praxe, dizem, é um conjunto de usos e costumes que regem a vivência das tradições académicas, com regras, e uma “tradição e cultura universitária merecedora de respeito”.

A praxe académica “não tem como objetivo fazer mal ou gozar com o caloiro ou recém-chegado à Universidade”, mas sim ajudá-lo “a integrar-se no ambiente universitário, a criar amizades e a desenvolver laços de sólida camaradagem”, acrescentam.

Há dois meses, seis jovens universitários que faziam parte da Comissão Organizadora da Praxe Académica (COPA) da Universidade Lusófona morreram na zona da praia do Meco, a sul de Lisboa.

Desde aí, e enquanto ainda estão por esclarecer as circunstâncias das mortes, têm sido discutidas as práticas da Praxe havendo mesmo os que defendem o seu fim.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.