Decisão sobre sanção a Rio adiada para maio, mês do aniversário do PSD

Em mês de aniversário do PSD e da realização do conselho nacional, a decisão sobre o processo disciplinar instaurado ao presidente e ao líder parlamentar do partido deverá ser conhecida no final de maio.

De acordo com o jornal Público, o Conselho de Jurisdição Nacional (CJN) do PSD deverá tomar uma decisão sobre o processo disciplinar instaurado a Rui Rio e a Adão Silva até à terceira semana de maio.

Recorde-se que, na semana passada, este órgão considerou que existe “matéria bastante para abertura de processo disciplinar” ao presidente do partido e ao líder parlamentar por violação de uma decisão do Congresso sobre a eutanásia.

A direção do PSD, por sua vez, acusou o presidente da Jurisdição de promover um “processo político e não jurisdicional”, que constitui uma “perseguição primária” aos principais representantes do partido.

Segundo o diário, o órgão jurisdicional está a fazer uma gestão cuidadosa do timing da decisão, porque há prazos a cumprir e estes não podem ser ultrapassados, sob pena de o processo prescrever.

Certo é que o desfecho desta polémica disciplinar, se ocorrer em maio, acontece no mês em que o partido social-democrata comemora 47 anos, mais precisamente no dia 6. Foi também neste mês que o PSD marcou o seu conselho nacional, que vai acontecer na Guarda.

Segundo avançou o semanário Expresso, Adão Silva arrisca-se a perder o mandato e Rui Rio pode ser alvo de uma “repreensão”, por ter “atenuantes pelos relevantes serviços prestados” na qualidade de líder do PSD, ex-presidente da Câmara do Porto e ex-secretário-geral.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.