O décimo Presidente dos EUA nasceu em 1790 e ainda tem um neto vivo

George Peter Alexander Healy / Wikimedia

John Tyler foi o décimo Presidente dos EUA.

O décimo Presidente dos EUA, John Tyler, nasceu em 1790 e ainda tem um neto vivo. Harrison Tyler tem agora 93 anos de idade.

John Tyler nasceu no dia 29 de março de 1790 e foi o décimo Presidente dos Estados Unidos da América. Defensor dos direitos dos estados, o seu legado vive até aos dias de hoje. Ainda assim, as suas ideias não são a única coisa que resiste ao teste do tempo. Um dos seus netos, Harrison Ruffin Tyler, ainda é vivo.

Como é possível que, 232 anos depois, John Tyler ainda tenha um neto vivo? O advogado e político norte-americano teve mais filhos do que qualquer outro presidente.

Tyler casou-se pela primeira vez, em 1813, com Letitia Christian, com quem teve oito filhos. Depois da sua morte, voltou a casar em 1844, tendo mais sete filhos com Julie Gardiner. Além disso, Tyler chegou a ser acusado de ter sido pai de vários filhos com as suas escravas e depois ter vendido as crianças.

Como Julie Gardiner era bem mais nova, Tyler ainda foi pai ao longo dos seus sessenta anos. Uma dessas crianças foi Lyon Gardiner Tyler Sr., nascido em 1853. Este filho teve um percurso semelhante ao seu pai, casando uma segunda vez e sendo pai já aos 75 anos de idade. Foi então que nasceu Harrison, em 1928.

Lyon Jr., irmão de Harrison, faleceu recentemente, em 2020, aos 95 anos de idade. A doença de Alzheimer, de que padecia, acabou por ditar a sua morte.

O pai de John Tyler, também chamado John, foi colega de quarto de Thomas Jefferson na Faculdade de William & Mary, em Williamsburg, Virgínia. Jefferson foi o terceiro presidente do país e o principal autor da declaração de independência dos Estados Unidos.

Harrison é descendente de Pocahontas – “como 10.000 outras pessoas”, disse William Tyler, filho de Harrison, ao The Washington Post – mas “há uma grande probabilidade de que seja a relação genética viva mais próxima de Pocahontas”.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.