/

Decano dos prisioneiros do Hezbollah morto em ataque aéreo de Israel na Síria

1

The Jerusalem Post

Samir Kantar foi condenado em 1980 a cinco penas de prisão perpétua e a 47 anos adicionais por triplo assassinato em Israel.

Samir Kantar foi condenado em 1980 a cinco penas de prisão perpétua e a 47 anos adicionais por triplo assassinato em Israel.

Um alto dirigente do grupo xiita Hezbollah, Samir Kantar, foi morto durante um ataque aéreo israelita perto de Damasco, capital da Síria, anunciou este domingo a organização em comunicado.

“O decano dos prisioneiros libaneses foi morto na noite de sábado quando aviões do inimigo judeu bombardearam um edifício residencial em Jaramana”, informou o Hezbollah.

Samir Kantar tinha sido condenado a pena perpétua e passou quase três décadas na prisão em Israel, antes de ser libertado em 2008 no âmbito de uma troca de prisioneiros entre Israel e o Hezbollah libanês, organização qualificada de terrorista pelos Estados Unidos e aliada do Irã.

Na ocasião, o Estado de Israel libertou, além de Kantar, quatro combatentes do grupo xiita libanês, que lhe entregou os corpos de dois soldados israelitas capturados em 2006.

Membro da Frente de Libertação da Palestina, Kantar foi condenado em 1980 a cinco penas de prisão perpétua e a 47 anos adicionais por triplo assassinato em Israel.

Segundo a justiça israelita, em 1979, com apenas 17 anos, organizou uma operação em Nahariya, durante a qual matou um polícia, fez refém um civil, que matou, bem como a sua filha de quatro anos, à qual fracturou o crânio.

O governo de Israel celebrou a morte de Kantar e afirma que o libanês era responsável pela preparação de ataques a partir da Síria, mas não confirmou nem desmentiu a autoria do ataque.

“Não estou a confirmar nem a desmentir nada nesta questão”, disse Yoav Gallant, ministro israelita de Habitação e Construção.

“É bom que pessoas como Kantar já não façam parte do nosso mundo”, acrescentou.

ZAP / ABr / JP

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.