//

De lixeiro a cirurgião: a NASA tem grandes planos para o “robonauta”

NASA

-

Ele não entra em pânico em situações de emergência, não erra por falta de sono e não sente saudades da família depois de muito tempo longe da Terra. Ele sequer precisa de ar para respirar.

O Robonauta 2, da NASA, está a ser encarado como a solução perfeita para cirurgias espaciais. O robô já está a bordo da Estação Espacial Internacional.

Pata já, a tecnologia ainda é, em muitos aspectos, rudimentar. A sua capacidade de movimentação é limitada. Ele não consegue deslocar-se em gravidade zero e sua maior vitória no espaço foi ter conseguido agarrar num pedaço flutuante de fita adesiva.

Mas a NASA tem grandes esperanças para o futuro no Projecto Robonauta. A expectativa é que no futuro o Robonauta 2 possa vir até mesmo a efectuar cirurgias nos seus colegas humanos.

“A ideia é que ele se torne o melhor cirurgião, enfermeira e médico no espaço”, disse à BBC o especialista Zsolt Garami, do hospital metodista de Houston, no Texas.

Lixeiro no espaço

Actualmente, há quatro versões diferentes do Robonauta em desenvolvimento. Uma delas está a ser desenvolvida para verificar o pulso de pacientes e dar injecções.

A alta precisão do Robonauta 2 pode trazer benefícios. O robô consegue identificar exactamente o local onde a injecção foi dada e usar o mesmo ângulo de penetração em futuras aplicações – minimizando o impacto das lesões.

Mas a curto prazo, o Robonauta 2 está a ser testado em tarefas mais banais, como a limpeza.

“O robô precisa ainda de conquistar seu espaço”, disse à BBC o líder do projeto, Ron Diftler. Até agora, o Robonauta 2 tem recebido tarefas entediantes, como monitorizar o fluxo de ar dentro da estação.

O Robonauta 2 só possui tronco, cabeça e braços. Ainda está à espera de pernas, que serão futuramente enviadas para a Estação Espacial. Com pernas, o Robonauta 2 será capaz de realizar tarefas de limpeza de superfícies.

As pernas possuem sete juntas e câmaras nos pés – com bastante mobilidade e visão do que está acontecendo. Um dia espera-se que o robô poderá realizar operações de manutenção fora da Estação Espacial.

O Robonauta 2 é controlado remotamente por técnicos da NASA, baseados na Terra. O controlador usa uma máscara e luvas de realidade virtual. Ele vê exactamente o que o robô está a ver, e controla os movimentos com os seus próprios gestos.

O robô também pode ser controlado por comandos dados por computadores.

NASA

O Robonaut 2 já está na Estação Espacial Internacional

O Robonaut 2 já está na Estação Espacial Internacional

Visão especial

A visão do robô é superior a dos humanos – ele possui cinco câmaras e consegue ver luz infravermelha. O Robonauta “pensa com o seu estômago”, já que o computador está implantado no corpo, e não na cabeça.

A mão possui uma sensibilidade especial – sensores indicam a força que está a ser aplicada a objectos, para que seja possível regular o toque.

Um desafio para aperfeiçoar a tecnologia ao ponto de ela ser possível em cirurgias é reduzir o período de tempo entre o comando dado e a execução da ordem.

Numa cirurgia, mesmo um atraso de um segundo pode afectar a forma como um corte é feito – tornando-o profundo ou curto demais.

A grande distância faz com que o sinal seja demorado. Também há o risco de pequenas interrupções nas transmissões.

No caso de uma missão para Marte, por exemplo, este período pode ser de até 30 segundos.

Uma possibilidade estudada é a de fazer que o robô seja controlado pelos astronautas que estão na estação. Outro caso possível é usar o robô em tarefas automatizadas durante a cirurgia.

O Robonauta 2 já tem a capacidade de “agir sozinho” em algumas circunstâncias. Os controladores podem simplesmente ordenar que ele pegue num objecto e o próprio robô usa o seu sistema de visão para localizar e identificar o objecto, e pegar nele.

A tecnologia do Robonauta ainda tem muito que andar. A agência espacial americana espera ver nos próximos anos esta “criança” crescer e um dia tornar-se um médico precioso a bordo.

E quem sabe, um dia talvez o Doutor seja até um holograma.

NASA

O Robonauta ainda tem muitas limitações e precisa de ser aperfeiçoado

O Robonauta ainda tem muitas limitações e precisa de ser aperfeiçoado.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.