De Israel vêm drones capazes de limpar até os mais inacessíveis painéis solares

Sistema está assente numa estação que deverá ser colocada nas proximidades dos parques de painéis solares, de forma a acolher os drones.

Os painéis solares são uma tecnologias que permitiu aos seres humanos tirar partido da energia natural do sol e aplicá-la de acordo com as suas necessidades — sem que daí resulte algo negativo para o ambiente. No entanto, estes têm superfícies muito sensíveis e com tendência a acumular pó, resíduos e entulho, em grande parte devido à sua localização no topo dos prédios. Isto constitui uma dificuldade para quem tem que os manter limpos, sejam os seus proprietários ou empresas de limpeza.

Como tal, duas empresas israelitas — a Solar Drone, a operar área dos painéis solares , e a Airobotics, com atividade na área da robótica — desenvolveram um sistema de “drone-in-a-box”, o qual pressupõe a criação de uma estação — à prova de água — situada perto do terreno onde os painéis solares estão aplicados. Dentro dessa mesma estação — também inteligente — estará estacionado um drone que, em intervalos definidos, deverá sair, sobrevoar a área de painéis e limpá-los através de um líquido que será pulverizado.

Assim que a tarefa estiver completa, o aparelho deverá dirigir-se novamente para a estação e entrar nela até que os seus serviços sejam requisitados. Caso seja necessário, existe também uma tecnologia que permite, sem a intervenção humana, substituir a bateria usada por uma nova, recarregada. O mesmo acontece com o mini depósito de líquido usado para a limpeza, nota o News Atlas.

De acordo com a Solar Drone, a técnica deverá ser 25% mais barata do que as outras utilizadas e, ao contrário das sugeridas anteriormente, não há contacto direto entre o drone e o painel, havendo, assim, menos hipóteses de danos.

Para já, não existe, por parte de qualquer uma das empresas envolvidas, indicação de quando a tecnologia estará disponível, pelo que os curiosos e interessados terão que se basear nas imagens oficiais divulgadas para estudarem a possibilidade de adquirirem o serviço.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.