De África ao rio Mira, dente de elefante encontrado por mariscador dá origem a estudo internacional

Um dente de elefante encontrado por um mariscador na foz do rio Mira, em Vila Nova de Milfontes, deu origem a um estudo publicado na revista Scientific Reports, disse à Lusa um dos autores.

A equipa de investigadores detetou semelhanças com os dentes molares de uma espécie que habitou a Península Ibérica há cerca de 30 mil anos, mas a datação por carbono-14 permitiu “dissipar as dúvidas” e concluir que se trata de um dente com origem no Oeste de África, com cerca de 230 anos, disse Carlos Neto de Carvalho, do Centro Português de Geo-História e Pré-História (CPGP).

“O estudo tem significado porque pode ter aplicação na investigação de possíveis proveniências geográficas de materiais genéticos antigos. É uma técnica que não é muito utilizada e pode vir a ser aplicada a comunidades humanas antigas e ajudar a traçar o trajeto de migrações”, contextualizou o geólogo.



Nesse sentido, depois do contacto com o Laboratório de ADN Antigo de Creta, na Grécia, foi desenvolvido um trabalho de investigação que permitiu descobrir as origens africanas do dente e o seu percurso até ser encontrado nas margens do rio Mira, no concelho de Odemira.

“Conseguimos determinar a área de onde veio o dente. Depois foi cruzar essa informação com os naufrágios ao largo da costa naquela zona e demos com um navio negreiro que transportava mercadoras entre Cabinda, França e as Caraíbas”, relatou o investigador.

Neto de Carvalho admitiu ainda que a equipa de investigadores pensava que o achado “podia ser bem mais antigo”, mas acabou por concluir que se trata de um elefante africano da floresta com “características morfológicas e genéticas muito semelhantes” às da espécie que povoou a Península Ibérica há cerca de 30 mil anos.

“Veio da bacia do Congo e, por coincidência, há um naufrágio que aconteceu naquela zona da costa dentro do intervalo de erro da datação por carbono-14 de um navio que vinha dessa zona, de Cabinda. Era de um armador francês e provavelmente, além de escravos para as colónias francesas nas Caraíbas, traria mercadorias daquela zona”, admitiu.

O estudo foi publicado em novembro pela revista Scientific Reports e enquadra-se no projeto de investigação do CPGP e da Câmara Municipal de Odemira intitulado “Registo Paleontológico dos Últimos Elefantes do Continente Europeu”, coordenado por Carlos Neto de Carvalho.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Avião de três asas pode reduzir consumo de combustível em 70%

Um novo design de avião comercial, capaz de reduzir as emissões de carbono, está a fazer furor na industria da aviação. O novo conceito foi revelado recentemente pela SE Aeronautics. O SE200 diferencia-se por ter três …

As alergias ao pólen estão a piorar (e a culpa é nossa)

As alergias ao pólen estão a piorar a nível mundial. A culpa é irremediavelmente nossa, sugerem especialistas. Cuidados excessivos com higiene e a urbanização são alguns dos culpados. A alergia é uma resposta exagerada do sistema …

Espanha 0-0 Portugal | Ensaio a fazer lembrar 2016

Portugal foi a Madrid retribuir a visita de Espanha a Lisboa, no passado mês de Outubro, em jogo de preparação para o EURO’2020… e também retribuiu o resultado. Tal como no anterior duelo ibérico, as duas …

Dez mil voluntários desistiram antes do início dos Jogos Olímpicos de Tóquio

Cerca de 10.000 dos 80.000 voluntários para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 desistiram, revelaram os organizadores, faltando apenas 50 dias para a cerimónia de abertura. A ministra dos Jogos Olímpicos japonesa, Seiko Hashimoto, descartou um …

"A Mona Lisa de Hekking". Cópia do quadro de Da Vinci vai a leilão por uma pequena fortuna

A Mona Lisa de Hekking, provavelmente a cópia mais famosa da obra de Leonardo da Vinci vai a leilão por cerca de 200 mil a 300 mil euros. A Mona Lisa, em exposição no Louvre, em …

China suspende desportos radicais após a tragédia da maratona de Gansu

A China suspendeu indefinidamente os eventos de desportos radicais, incluindo maratonas, corridas em trilha e 'wingsuit', em resposta à morte dos 21 atletas de que competiam numa prova de longa distância na província de Gansu, …

Cristina Rodrigues: "Ninguém acredita que o André Silva vai sair porque foi pai"

A deputada não-inscrita Cristina Rodrigues alega que há instabilidade dentro do PAN e diz que "ninguém acredita que o André Silva vai sair porque foi pai". O deputado e porta-voz do PAN fez, na semana passada, …

Facebook suspende conta de Donald Trump até 2023

O Facebook anunciou esta sexta-feira que suspendeu a conta do ex-Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por mais dois anos, até 2023. "Dada a gravidade das circunstâncias que levaram à suspensão das contas de Trump, acreditamos …

Governo pede "tranquilidade" e "serenidade" sobre mutação de variante com origem na Índia

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, pediu hoje "tranquilidade" e "serenidade" sobre os riscos associados a uma mutação da variante do coronavírus SARS-CoV-2 que teve origem na Índia. “A questão da …

Reator nuclear de Bill Gates e Warren Buffett vai custar mais de 800 milhões de euros

A TerraPower de Gates e a PacifiCorp de Buffett vão juntar forças para desenvolver um reator nuclear que dizem ter tecnologia mais avançada e limpa que a energia nuclear tradicional. O projeto, intitulado Natrium, deverá ser …